sábado, 2 de outubro de 2010

FTD: cresce a possibilidade de acordo

Na semana passada a coluna leis e negócios do portal IG noticiava sobre a possibilidade de acordo entre fábrica e dealer para o último dia 24/09.

A data passou e nada foi noticiado. Hoje foi publicado na mesma coluna uma nota onde ambas as partes declaram que existe tal possibilidade (e não apenas a versão de uma das partes como foi feito inicialmente). Para maiores informações acessem: http://colunistas.ig.com.br/leisenegocios/2010/10/02/harley-davidson-e-grupo-izzo-criam-misterio-sobre-acordo/ .

O PHD Roque no seu blog já publicou sua opinião, e já deixo aqui que concordo com a interpretação dele, falando sobre o sigilo que vem marcando essa negociação ( http://wilsonroque.blogspot.com/2010/10/e-o-tal-acordo.html ) e o que se pode esperar dessa negociação.

É válido que todos entendam que a fábrica não faz caridade e se está preocupada com o mercado brasileiro e sulamericano, é uma decorrência de uma estratégia administrativa.

Se dentro dessa estratégia administrativa chegarem à conclusão que é melhor um acordo simplesmente quebrando a exclusividade e mantendo o atual dealer como um dos dealers para o mercado nacional (e parece que o Grupo Izzo se reestrutura no sentido de criar uma estrutura mais enxuta para ter melhores condições de competir pelo mercado nacional), não tenho dúvidas que isso será feito.

A maior parte dos proprietários vai entender isso como uma traição, mas "business is business" e todos vão ter de engolir o sapo ou continuar mantendo as suas HDs como sempre fizeram.

Espero que o pós-venda melhore, que as peças deixem de ser um tesouro a ser encontrado através de caminhos alternativos e que os mecânicos consigam entender um pouco mais do que os procedimentos para troca de óleo e filtros.

Vamos ver como as coisas andam e que surpresas virão (provavelmente para 2011...)

2 comentários:

Paulo Kastrup disse...

Wolfmann, acho que essa é a melhor saída.

Não vejo necessidade de excluir o grupo Izzo dos dealers, desde que haja concorrência....aí quem vai decidir para qual dealer vai levar a sua HD é o cliente, e, para manter o cliente, o grupo Izzo vai ter que melhorar o atendimento, senão vai sumir naturalmente do mercado....

wolfmann disse...

concorrência é sempre salutar e é a única solução para uma transição sem dor porque não vejo como serão atendidos os proprietários com motos em garantia ou aqueles que já compraram e ainda não receberam e/ou licenciaram se o dealer atual simplesmente fechar as portas em virtude do final do contrato sem que a fábrica tenha tido tempo hábil para estabelecer uma nova estrutura de varejo.