domingo, 23 de maio de 2010

tensores das correntes do comando dos Big Twin

Um assunto que acaba meio escondido por conta da política de trocar de motocicleta em intervalos pequenos e sem atingir grandes quilometragens de uso é a folga dos tensores das correntes do comando dos Big Twin.

Existe uma recomendação da HD para troca desses tensores a cada 30000 milhas (48000 kms) que segundo mecânicos tanto de oficinas autorizadas quanto especializadas está impressa em boletim de serviço da HD. Infelizmente ainda não encontrei esse boletim publicado na internet, mas essa informação tem fundamento.

A FX da Silvana enfrentou esse problema muito antes do previsto nesse boletim, já a moto do Jardim do DSR enfrentou esse problema mais tarde e com consequencias dramáticas.

Posso enumerar mais alguns casos como a moto de dois amigos aqui do Rio: duas Heritages Customs. A HC do Rodolfo estava com 56000 kms quando abriu a tampa para inspeção e constatou folga fora de especificação e trocou os espaçadores, antes havia verificado aos 48000 kms e estava normal. Já a do Sérgio verificou a folga aos 36000 kms com resultado normal, não fez verificação aos 40000 e 48000 kms e já conta com 52000 kms sem apresentar nenhum sintoma de rolamento roncando.

A minha Fat fez revisão de 40000 kms, abriu a tampa para verificação e constatou a normalidade da folga, mas fui aconselhado a fazer essa troca preventivamente, da mesma forma que aconselharam o Celestino dos Biduzidos(que fez a troca aos 40000 e aos 80000 kms).

Essa recomendação de troca preventiva é para evitar a quebra dos rolamentos e que os detritos dessa quebra tragam resultados muito danosos à parte baixa do motor com problemas nos comandos, virabrequim e pés dos cilindros.

É um reparo que merece ser feito por mecânico habilidoso em face das folgas aceitáveis pelo projeto dos Big Twins, mas que não tem grandes mistérios já que o kit dos espaçadores é vendido pronto e a troca se dá na base do plug and play. A necessidade de experiência se dá pelo espaçador do comando que fica perto do virabrequim, necessitando que seja desmontado o comando, os cilindros e o virabrequim para ter acesso ao local do espaçador.

Existe uma solução técnica que implica na troca dos comandos de correntes por comandos de engrenagens que vem sendo propagandeada como sendo uma solução definitiva, mas se levarmos em conta o uso de cada um vamos concluir que essa solução definitiva (cerca de 60% mais cara que a simples troca dos espaçadores) é válida apenas para os "heavy-users" capazes de rodar 20000 kms/ano ou mais.

Na minha Fat essa troca, com uma previsão inicial de R$ 1.800,00 (depende do preço do kit de espaçadores), faz com que o custo de manutenção da minha moto suba de R$ 0,46/km rodado para R$ 0,50/km rodado e terá peso menor ainda na próxima troca por conta do aumento da quilometragem.

Como um motor é muito semelhante a uma fralda de bebê no que diz respeito a surpresas, isto é, somente abrindo para saber o que vai encontrar, a prevenção é a melhor política a ser adotada e, do mesmo jeito que trocamos correias dentadas nos automóveis para prevenir estrago maior, trocar os espaçadores nos intervalos recomendados.

Pretendo encomendar as peças e programar a melhor data para fazer essa troca.

Fica a sugestão de seguir a política do nosso amigo Celestino e trocar os espaçadores a cada 40000 kms, mesmo que estejam em boas condições, e a certeza de que essa necessidade de troca não é lenda urbana.

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