Com o início da temporada de eventos e encontros, não custa voltar a falar em segurança na pilotagem das motocicletas. Postei isso no motonline (www.motonline.com.br) e estou publicando aqui também.
Segurança em motocicleta depende muito mais do piloto do que do veículo.
O piloto precisa conhecer bem a motocicleta, sua performance e sua resposta aos reflexos do piloto.
O piloto precisa estar atento, muito atento, para antecipar o que se aproxima. Com o tempo, você acaba desenvolvendo um sentido de "proximidade" que te permite usar muito mais facilmente a visão periférica. Muita gente chama de intuição, talento ou sei lá o que, mas é fruto de treino. Confie no instinto quando o cérebro mandar desviar ou parar... algo o alertou.
Outra coisa é avaliar o que se aproxima e como se aproxima e agir mesmo sem saber o motivo. A indecisão é fatal em duas rodas... é chão!
Aprimorar sua técnica. Quanto mais você agir instintivamente, menor o tempo de resposta e para que isso aconteça você precisa treinar manobras de baixa velocidade, frenagens de emergência e desvios intuitivos. Não é talento ou audácia. É treino! Perder algum tempo para descobrir como a moto vai se comportar te dá segurança para fazer quando for necessário.
Garupa: muitos não conseguem andar solo o tempo todo. Oriente ao garupa que te alerte no momento de subir e descer da moto... a maior parte dos tombos acontece nesse momento. Outro alerta importante é que o garupa faz parte da pilotagem... não dá para dormir, distrair ouvindo Ipod ou pensar em como é bonito aquele passáro na estrada por mais que você tenha uma touring com aquele sofá para o garupa.
Manutenção da moto é outro ponto que a turma "esquece" quando o bolso aperta... a moto bem conservada diminui bastante o percentual da "má sorte".
Equipamento de segurança não é camiseta da moda ou aquele terno que você usa para ir ao fórum. Ande equipado! Capacete de boa qualidade custa caro mas diminui bastante a chance de você passar o resto da vida pensando em como seria bom ter gasto um cascalho a mais no capacete. Botas, casaco e luvas são importantes, mesmo nos dias em que o calor aperta. Muitas vezes quis sair sem eles, mas faz parte da disciplina usá-los.
Não esquecer de uma coisa: alcool e outros agentes químicos mascaram suas limitações e te dão uma dose extra de audácia. Tente manter seus sentidos o mais próximo da realidade mesmo quando a atração do passeio for aquela cachaça envelhecida que vão te oferecer de prova na visita a cachaçaria em Tiradentes.
Viajar em grupo exige respeito às regras e respeito aos colegas. Achar que nada vai acontecer porque você anda em grupo é acreditar em conto de fadas. O grupo aumenta a segurança do motociclista na devida proporção que ele aceita e respeita as regras para andar em um trem de motos. Se você não gosta, não se sente a vontade ou é um "rebelde sem causa" não exponha seus amigos a riscos desnecessários. Saia do trem e se encontre com os amigos no destino.
Eu evito viagens noturnas por questão pessoal, mas se gosta de viajar a noite é sempre bom lembrar que na estrada não existe iluminação pública e os obstáculos surgem de repente.
Chuva acrescenta uma condição especial à pilotagem: a moto depende do equilíbrio e a pista molhada altera profundamente as condições de equilíbrio. Uma pista suja pode ser equivalente a uma pista molhada, portanto cuidado com mudança de cor no asfalto, pistas muito usadas por caminhões e pedágios.
Respeitar a sinalização e os limites também ajuda a diminuir o risco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário