Muita gente se perguntava se haveria compradores com disposição para negociar com o dealer brasileiro.
A resposta veio agora: após 4 meses, sendo um deles com preços promocionais com descontos muito grandes, os modelos 2009 praticamente acabaram.
A comprovação vem dos números publicados pela ABRACICLO fechando o primeiro quadrimestre. No mês de Abril, a fábrica vendeu mais que os dois meses anteriores juntos e o resultado é um estoque de modelos 2009 de apenas 117 motocicletas (a metade é V-Rod).
O grande encalhe de modelos tradicionais como a Fat Boy, a DeLuxe e as Dynas praticamente acabou. Para maio o saldo de 2009 são 12 DeLuxe, 21 Fats, 25 XR 1200 e o grande mico de 2009, 59 V-Rods.
Desses números a gente pode tirar uma conclusão: as V-Rods e as XR 1200´s ainda não encontraram seu lugar na grade de fabricação e provavelmente vai ser preciso uma ajuda para serem vendidas. A XR 1200 é menos problemática (foram vendidas 47 de 72 produzidas), mas a V-Rod tem um resultado bem desanimador: apenas 2 de 93 foram vendidas. A HD continua acreditando no modelo: em 2010 já foram produzidas 34 (mais da metade da produção de 2009). Já a XR 1200 ainda não entrou em produção (mesma condição das Rockers).
Dos modelos mais tradicionais, apenas a Sportster ainda não decolou na linha de montagem (com a 883R dividindo a linha de montagem com a 883 Iron). As touring e a Heritage seguem o ritmo normal de produção, inclusive com algumas unidades 2010 já vendidas. As Fats também seguem ritmo normal, mas devem estar dividindo a linha de montagem com a novidade Fat Lo. Ao contrário das touring e Heritage, as Fats ainda não conseguiram vender nenhuma unidade 2010.
Dentro desse cenário, a Fat Boy 2010 apareceu em promoção por R$ 46.900,00 (redução de quase 10%), mas é bom se certificar que não é uma das 2009 sendo empurrada por um valor bem maior que o valor promocional (salvo se a promoção de R$ 40.900,00 já tiver acabado).
Dentro da nova política de elitização, os modelos de menor preço devem custar para aparecer. As Dynas a serem comercializadas são todas 2010 e apenas 30. Para as 883, teremos de esperar para ver o mix R/Iron nas lojas. Muitas EG Ultra Classic, muitas RK e muitas Heritages para aumentar o faturamento e o lucro da fábrica (modelos com maior margem de lucro). As Fats vão se dividir entre a tradicional e o lançamento Lo e podem contar com precinhos bons para V-Rods e XR 1200´s.
A Nightster vem sendo o único modelo com mais motos vendidas que produzidas (7 unidades a mais) que pode indicar estar sendo feito mediante encomenda ou que tivemos alguns modelos importados vendidos no meio das nacionais. Também podemos inferir o mesmo dos números da Rocker (apenas 6 produzidas em 2010 para 51 vendidas) que levam a crer que a baixa produção nesse ano foi apenas para atender alguma encomenda.
Agora vamos ver se a "popularização" forçada pelos preços promocionais vai trazer algum efeito na sinistralidade para cálculo de seguros, aumento no valor dos serviços (mesmo número de oficinas para um maior número de motos rodando) praticados nas oficinas e mesmo efeito para peças e acessórios.
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