terça-feira, 20 de outubro de 2009

o que vem a ser Stage I, II e III dos kits de performance SE

Já falei sobre performance, mas achei este texto na internet em inglês e fiz uma tradução livre e estou disponibilizando para os colegas. Trata do Stage I, Stage II e Stage III dos kits de performance da Screaming Eagle. A fonte é o site Harley Performance (http://www.harley-performance.com).

Como faço para obter mais poder para fora da minha Harley?
"Como obter mais potência" é uma questão da mais frequentes recebidas sobre como melhorar o desempenho de uma Harley. Algumas pessoas estão procurando mais "get up and go" (respostas mais rápidas)dos motores de suas ações, enquanto outros estão procurando números mais elevados em dyno (dinamômetro).

Para aqueles que têm um motor original (stock) ou levemente modificado, a resposta é Fase 1 ou um kit para ser mais exato.

Você provavelmente já ouviu expressões como Fase 1, Fase 2, etc. Um upgrade Fase 1 consiste no seguinte:

Filtro de ar mais livre.
Escape mais livre.
Carburador modificado ou EFI remapeado.
Upgrade de ignição (se necessário *).

Se você quiser, pode fazer este upgrade todo em um momento no entanto, eu recomendo ir na ordem listada acima.

Filtro de ar mais livre. Este é o passo mais simples para realizar upgrade para a maioria dos proprietários de Harley. Dependendo do seu orçamento este varia de mudar o filtro de ar para um K & N ou outro elemento, a instalação de conjuntos de maior efeito purificador de ar como Forcewinders e Hyperchargers. No mínimo, você precisa deixar a respiração do motor, alterando o filtro de ar original mais limpo. Você não tem que gastar uma fortuna, mas buscar algo que se encaixa a sua moto também. Se o seu plano é manter a aparência do seu conjunto de capa actual opte pelo Screamin 'Eagle ou Arlen Ness Big Sucker "conjuntos. Estes permitem que você use sua capa do filtro, mas a diferença sobre o filtro original é surpreendente.

Escape mais livre. Tal como acontece com o filtro de ar mais livre essa atualização pode ser simples ou extrema. Muitos optam por manter os seus tubos originais e ir com ponteiras. Estes são fáceis de instalar, mantém um olhar de ações, e acrescenta muita performance. Popular Slip-On modelos incluem Eagle HD Screamin 'II Ciclo Shack, Bubs e Khrome Werks para citar alguns. Meus favoritos são os do Khrome Werks e Python, mas os outros são tão bons. Se o seu orçamento é apertado pode tentar comprar usado como no Ebay. Lá você vai encontrar muitos modelos de pessoas que está atualizando para sistemas de exaustão total ou outro sabor do mês. Eu encontrei as melhores ofertas em slip-on cachecóis no Ebay que às vezes eram menos de metade do que custaria o item novo. Para ler mais sobre os sistemas de escape que confira a Harley Desempenho de escape.

Carburador modificado ou EFI remapeado. Uma vez que seu motor está respirando ele vai precisar fazer um trabalho melhor em fornecer uma mistura de combustíveis estável. Seu carburador ou EFI terá de ser corrigido para compensar a forma como o motor respira diferente. Nos modelos carburados isso significa mudança de giglagem. Esta é uma operação simples. Vários kits estão disponíveis para recalibrar o carburador, incluindo aqueles oferecidos pela Dynojet, Yost e, no Stage 1 Carb Kit oferecido aqui. Modelos EFI são outra história. Modelos com injeção de combustível usam um mapa pré-programado para instruir quanto combustível é para ser entregue. Desde que você tenha alterado a forma como a respiração do motor, essas instruções podem não fornecer a mistura adequada de combustível estável em todas as condições. Se não houver o remapeamento, sua moto ainda vai rodar, mas a única maneira que você vai tirar o máximo proveito de sua moto EFI é que ele seja remapeado por uma loja qualificada. Há maneiras simples de fazer isso mesmo usando dispositivos como o Power Commander, que serão detalhados em um artigo futuro.

Upgrade de ingnição *. Coloquei um "*" próximo a esse último item, pois em determinadas circunstâncias, você pode ir sem essa atualização, e ainda realizar um estágio 1 atualização. Particularmente com modelos Twin Cam, que já utilizam um único ponto de ignição. Ignições Aftermarket TC88 oferecer maior rev limites e as curvas de avanço alterado, mas a menos que você pretenda atingir 6.200 RPM (você não deve de qualquer maneira!), então a ignição deve receber um upgrade. Evo e os modelos anteriores tem ponto váriavel de ignições e pode realmente beneficiar a atualização fogo único. Muito popular Dynatek de ignição DYNA 2000 foi anteriormente comentado (ver o artigo, Single-Fire ignição) e é um upgrade excelente desempenho para os motores de Evo.

Isso é realmente o núcleo de realizar um estágio 1 atualização. O próximo passo é Fase 2, que inclui um upgrade no comando de válvulas, e Fase 3 (e 4 º e seguintes) prevê o aumento de cabeçote, cilindros de grande diâmetro e kits stroker. Os futuros artigos e resenhas estão em obras para falar mais sobre essas fases e upgrades.

Enjoy the Ride!

Um comentário:

Fernando Furlan - Professor de Histologia e Patologia Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso disse...

Boa Noite Wolfmann.... Sei que é um post bem velhinho.... Mas vivo recorrendo a vc para tirar duvidas.... Mto obrigado pelos posts..... Me ajudou ate a escolher a motoca com seu post sobre as softail.... Depois de mto tempo lendo e vendo videos comprei minha fat.... Valeu mesmo....

Abraços

Fernando Furlan