quinta-feira, 29 de outubro de 2009

escapamentos

Escapamentos são acessórios que usualmente são colocados como parte da customização de uma HD. Normalmente os escapamentos originais costumam ser alvo de brincadeiras como "kombi pipes" e produzir som "de máquina de moer cana".

Apesar dos esforços para uma conduta politicamente correta feitos pela HD nos EUA, o lema "loud pipes saves lifes" é muito difundido.

Os escapamentos originais que são instalados nas HDs zero km tem como objetivo conseguir enquadrar os motores dentros dos padrões californianos de emissão de gases e ruído. Esses padrões são extremamente rigorosos e acabam influenciando negativamente no desempenho dos motores HDs.

Achei na internet este texto (tradução livre) e achei bem interessante para ajudar no momento da escolha do novo escapamento. Fonte: http://www.harley-performance.com .

Não custa lembrar que já correm rumores sobre as novas inspeções que serão feitas pelos Detrans para licenciamento anual, onde a emissão de ruídos pode vir a ser fator que impossibilite o licenciamento anual.

Escapamentos

Existem tantas escolhas de escapamento para Harley quanto fabricantes. Drag pipes, ponteiras, 2-1, duals escalonados, e a lista continua. Um sistema de escape é feito para cada moto, motor, estilo, configuração e imagináveis. No entanto, existe uma grande diferença entre o desempenho eo que parece "cool". Se você está pensando na compra de um novo sistema de escape Harley primeiro você deve perguntar a si mesmo algumas perguntas.

Quão importante é o desempenho comparado aos olhares que vai provocar na passagem?
Você está procurando desempenho de torque em baixa a fim de conseguir uma melhora em média ou alta?
A sua idéia de "Alta Performance" é um tema de programa de TV a cabo do tipo moto show?

Se você respondeu sim a # 3, então você provavelmente vai colocar o que parece legal em sua moto e não vai se preocupar sobre como ele é feito. Para alguém interessado em que irá melhorar o desempenho ou porque os drag pipes você tem algo para ler.

Vamos começar com o básico. Sem entrar em uma aula de física, existem três fatores que o desempenho de efeito e afinação de um sistema de escape. Pulso sônico, pulso térmico, e velocidade dos gases de escape.

Pulso Sônico. Pense nisso como uma onda de choque. Este pulso viaja através da exaustão e no final do tubo na verdade, vira e volta para a válvula de escape. A onda também irá puxar os gases de escape de volta em seu caminho e se ele chega ao abrir a válvula de escape de gases irá diluir a mistura ar / combustível na câmara de combustão. Sob as condições dessa onda os gases vão avançar e trazer certa quantidade da mistura ar / combustível de volta através da válvula de admissão para nova queima, uma ocorrência comum com drag pipes curtos.

Pulso térmico. Semelhante ao pulso sonoro, esta é uma onda criada pelo gás quente que sai da válvula de escape. O pulso térmico também inverte a direção no final da tubulação, mas, infelizmente, viaja a uma velocidade diferente, atingindo assim a câmara de combustão em um momento diferente.

Velocidade dos gases de escape. Esta é a taxa a que o gás viaja através do sistema de escape. A velocidade ideal é de 300 pés por minuto. Para a maior parte todos os motores das Harley Stock (originais, sem alterações) isso vai exigir um tubo de diâmetro de 1-3/4 "para manter 300 FPM. Maior nem sempre é melhor e um tubo maior vai retardar essa velocidade, portanto, restringindo o fluxo.

Então, o que tudo isso significa? Para melhor responder a essa pergunta, vamos olhar para alguns projetos de escape diferente e como lidar com eles a condições listadas acima.

Short Drag Pipes
Como os pulsos sonoros e térmicos não têm tanto para viajar como em um sistema maior a onda é capaz de devolver mais rapidamente e assim que entram na câmara de combustão roubam potência do motor. Drag pipes são ajustados para maior rpm em motores de grande cilindrada onde estes pulsos podem ser superados. Alguns fabricantes de drag pipes, oferecem Shack defletores especiais para ajudar a ajustar os seus drag pipes. A exceção os Vance & Hines e Hooker semelhante aos tubos Big Radius e Troublemakers Hooker. Há também os mais Hooker Rebel Drag Pipes que têm a aparência diferenciada, mas o comprimento extra serve para compensar a reversão, fornecendo apenas a quantidade de pressão correta de retorno.

Um truque é instalar o anti-reverso ou cones de torque. Quando instalados no interior da cabeça dos tubos esses cones proporcionam o ato de repelir as ondas de pulso que voltam para o motor e alterar a velocidade que o gás que passa através da passagem mais restrita. Performance ainda vai sofrer na extremidade inferior da faixa de giros uma vez que não há capacidade para limpar os gases, com um 2-1 ou escape original Harley.

Open Pipes de Grandes Diamêtros
Apesar de não ser confrontado com os mesmos problemas como short drag pipes, uma tubulação de grande diâmetro aberto realmente restringir o fluxo onde o FPM 300 ideal não pode ser alcançado. A alternativa é a instalação de tubos de grande diâmetro, como os de Python ³ e Sansão. Instalando defletores maiores ou thunder pipes irá alterar a velocidade.

Long Straight Pipes
Tubos longos e sem chicanas caem sob a mesma categoria anterior. Removendo o defletor fará com que esses tubos soem bem alto, mas os cavalos do motor vão sofrer. Lembre-se, mais não é melhor quando se trata de diâmetro. Há drag pipes incorporando 1-3/4" cabeça e 2 "silenciosos, como aqueles feitos por Python ³, Sansão, Vance & Hines, Dyno Power, e Hooker. Todos têm excelentes ofertas em tubo reto atento para os projetos. Padrão de deslocamento da Harley Python também oferece um sistema duplo Staggered com uma cruz escondida-over, proporcionando alguns dos benefícios de um escape 2em1.

2em1
Os sistemas de exaustão que a utilização de um coletor único (2-1) são bem ajustados para torque em baixa, porém eles podem ser mais restritivas em rpm's. Este sistema coletor faz um excelente trabalho na limpeza e redução de gases de reversão ou pulsos semelhante ao de um escape original Harley com um cross-over. O "trade off" na escolha de um escape 2-1 muitas vezes é pela aparência. Alguns sistemas incluem defletores intercambiáveis para alcançar apenas o som direito e fluxo. Bub Rinehart, Vance e Hines, White Brothers, Sansão, e Thunderheaders são alguns dos sistemas de 2-1 que são bem feitas e de alto desempenho.

Duals True
Principalmente usado em Kings Road e modelos Touring ", Duals True" começam a ter popularidade para uso em Softails. O termo "Duals" refere-se a ter um tubo de escape em ambos os lados da motocicleta. Estes parecem particularmente agradável para Heritages, DeLuxes, ou Fatboys personalizadas. Certifique-se de procurar um sistema dual, que incorpora um cross-over para o melhor desempenho. Duos que não têm um cross-over tendem a ter características mais áspero ocioso ou desaceleração "pop" (o tradicional pipoco). Duals Softail podem ser encontrados de Bub / Rinehart e Sansão. Alguns dupla popular verdadeiro para os modelos FL Duals Mamba do Python, True Duallys Sansão, e de FL com sensores de O2 a Duals Bub Rinehart True com pré-instalado bungs sensor.

Ponteiras
Ponteiras são uma excelente opção desde que você mantenha seus tubos de escape originais Harley para adicionar um melhor desempenho e som. Uma vez que os tubos originais são mantidos, velocidade e torque extremidade inferior é mantida. Ponteiras irão aumentar o fluxo em comparação com as ponteiras de fábrica que são restritivas por causa de regulamentos governamentais ou restrições de som. Silenciosos Screamin 'Eagle têm sido muito populares, contudo, o mais recente SE II são mais silenciosos e mais restritivas do que as versões mais antigas. Eu sempre gostei de ponteiras de Rush, ³ Python, Bub, e Ciclo Shack. Vance Hines fazem o muito popular Oval Slip-On silenciador para FL Touring Models, juntamente com um desempenho padrão slip-on.

Em conclusão, as ponteiras são muitas vezes a opção mais econômica, enquanto que tubos mais longos e 2-1 coletores são os melhores desempenhos globais em um sistema de escape Harley. Drag pipes longos e de grande diâmetro tem som "cool", mas está definitivamente ligado para motores maiores, dando assim uma grande quantidade de torque faixa inferior de giros, onde os pilotos sentem mais a necessidade diária de energia. Enquanto o método old-school de perfurar um buraco nas ponteiras irá produzir barulho do seu escape para acordar os vizinhos, esta jamais pode se comparar a um sistema de escape bem afinado.

Ao instalar um novo sistema de escape não se esqueça de ajustar seu carburador. Se a sua moto é um modelo EFI você vai precisar tê-lo remapeado para compensar os gases de escape sem retornos e evitar o “pop”. O sintonizador mais comum de remapeamento para injeção de combustível é o Power Commander, mas existem outras opções como o SERT da Screamin’ Eagle.

7 comentários:

B@K@N@ disse...

wolfman
sou de sampa e estou periodicamente no rio....como eu poderia remapear minha ROAD KING (2009) ?

wolfmann disse...

B@K@N@, para você remapear a sua motocicleta você vai necessitar de algum acessório para acessar a ECU da sua moto.
As autorizadas HDs possuem um equipamento master que acessa a ECU, mas não realizam esse serviço por não disporem de mapas específicos para as diversas modificações que podem ser feitas nas HDs.
Eu uso o SERT na minha FAT e eu mesmo alterei o mapa que está hoje controlando a ECU da minha moto.
Oficinas especializadas em São Paulo fazem esse serviço, inclusive com uso de dinamômetro, desde que você já tenha o acessório para comunicar com a ECU.
Aqui no Rio, o PHD Drago está fazendo esse serviço usando o Power Comander e em São Paulo a MB Pimenta também faz esse serviço usando o SERT.
As opções para remapear a sua moto são as mais diversas e a escolha depende exclusivamente do que você pretende.
A HD oferece o SERT, a Dynojet oferece o Power Commander, a V&H oferece o FuelPak e entre as soluções brasileiras, a que vem obtendo melhores resultados são os Xieds feitos pelo Artur do fórum HD.
Resta saber exatamente o que você pretende ao remapear a sua RK.

Ramon Schneider disse...

Parabéns pelos comentários e informações em seu blog. Extremamente objetivas e úteis pra um neófito no mundo Harley

Adquiri uma FatBoy nova, para usar como segunda moto, pois utilizo uma R1200GSA para viagens.

A HD tem sua mítica e faz parte de um ciclo de experiência em minha vida motociclística, afinal, sempre falei mal dela hehehehe.

Continue com seus posts que tens um leitor assíduo.

Abraços

Ramon

Ricardo Rasc disse...

qual a descarga mais esporrenta, som bem Harley para eu comprar e instalar no Brasil na XL 1200 Sportster Custom 2013.
Vamos falando!!!

wolfmann disse...

A mais característica é a Vance&Hines shortshots staggered.

Escapamento curto, onde o pulso sônico é sentido com muita força.

Ricardo Rasc disse...

beleza meu amigo, mas onde posso comprar esta descarga . Ela é 2X2 ou 2X1?
Obrigado

wolfmann disse...

Ela é 2x2 e se estiver no Rio, faça uma cotação na Brazil Custom (www.brazilcustom.com.br) que te dão cotação instalados.

Se for de outro estado, sugiro conversar com outros colegas.

Se decidir importar diretamente para colocar sozinho ou com ajuda, faça cotação com o Levi da LCS motor parts (lcsmotorparts.com) ou com o Nando da Seven Custom (www.sevencustoncycles.com), ambos tem empresa de importação em Miami e gozam de boa reputação entre os proprietários de HD.