sábado, 10 de outubro de 2009

Salão Duas Rodas - imprensa especializada opina

No site da UOL (www.uol.com.br) já se podem ver as primeiras reportagensa sobre o Salão Duas Rodas. Na área especializada de carros - motos, já se encontram divulgadas várias fotos e reportagens sobre a abertura do salão.

No fórum do Motonline (www.motonline.com.br) já existem quatro tópicos sobre o salão: fotos dos leitores, opinião dos leitores, dúvidas dos leitores e opiniões do Motonline.

No geral a imprensa vem considerando o evento organizado, lamentando a falta de alguns modelos das japonesas que eram dados como lançamentos certos e dando pouco destaque para o IMOCX em favor da BMW (considerada principal concorrente no nicho de mercado onde se encontra a Harley Davidson).

Publico aqui os trechos já publicados no UOL (www.uol.com.br):

08/10/2009 - 18h14
BMW, Harley e outras motos 'premium' brilham no Duas Rodas
Da Infomoto
O mercado de duas rodas brasileiro é, em sua maior parte, formado por modelos de até 150 cc. Porém, os modelos "premium", de maior valor agregado e com uma boa dose de tecnologia embarcada, vêm ganhando destaque no cenário nacional.

No Salão Duas Rodas 2009, marcas como BMW, Harley-Davidson, Ducati, MV Agusta e Triumph apresentam várias novidades ao público mais elitizado, que esta a cada dia mais exigente. Confira a seguir os principais destaques, divididos por fabricante.

BMW
Apesar da crise que ainda afeta o setor de duas rodas, a marca bávara nada na contramão. Até agosto já haviam sido emplacadas mais de mil unidades suas, o que corresponde a um crescimento de 17% se comparado ao mesmo período do ano passado. Além dos números favoráveis, a BMW apresentou na feira de São Paulo a superbike S 1000RR e também oficializou seu acordo operacional com a Dafra Motos.

"Com esta parceria, a BMW coloca definitivamente o pé no Brasil. Será a primeira linha de montagem CKD [as motos chegam em partes e são montadas aqui] fora de Berlim (Alemanha)", conta Jörg Henning Dornbusch, presidente da BMW do Brasil. O fruto dessa parceria será a fabricação no país da G 650 GS, a antiga F 650 GS com motor monocilíndrico. Com sotaque alemão, motor fabricado na China pela Loncin e montada no Brasil numa linha exclusiva na planta fabril da Dafra em Manaus (AM), a moto terá preço bastante competitivo: R$ 29.800. Modelo de uso misto, a G 650 GS está equipada com motor de 652 cm3, que gera 50 cv de potência máxima. A moto terá como diferenciais o sistema de freios ABS de série, dois anos de garantia, cavalete central e pisca-alerta. No primeiro ano, a BMW tem a expectativa de vendas mil unidades do modelo "made in Brazil".

Já a S 1000RR, cuja versão de pista participa do Mundial de Superbike, chama a atenção por seu design radical e por sua tecnologia embarcada -- nova geração de freios ABS e controle de tração. A esportiva, que começa a ser comercializada no Brasil no segundo semestre de 2010, conta com o mais potente motor fabricado pela BMW, um quatro cilindros em linha, de 999 cm3, que gera 193 cv a 13.000 rpm.

HARLEY-DAVIDSON
A centenária marca americana não ficou para trás e apresentou, de uma tacada só, sete modelos: a 883 Iron, a XR 1200 X, ambas da linha Sportster; a Fat Boy Lo, a Rocker Chrome e três modelos da família CVO (modelos customizados de fábrica). Além disso, o Grupo Izzo, representante oficial da Harley no país, comunicou que a linha V-ROD também passa a ser montada no Brasil. "Com exceção da linha Screaming Eagle, 100% dos modelos comercializados aqui são montados em Manaus (AM). Isso reflete em preços mais competitivos e, conseqüentemente, crescimento da participação no mercado de motos custom e touring", afirma Paulo Izzo, presidente do Grupo, dizendo que a Harley abrirá mais duas novas revendas no próximo ano: Brasília (DF) e Goiânia (GO).

Carro-chefe da HD no Brasil, a linha Sportster -- a mais urbana e descolada da gama -- ganha novas integrantes: a 883 Iron e a XR 1200 X. Como diferenciais, as motos contam com pinturas em preto fosco, focando o público jovem. Em comparação ao modelo standard, a Fat Boy Lo também tem visual mais agressivo, traduzido pela pintura preta fosca, assento mais baixo para facilitar a vida dos pilotos de baixa estatura, além de uma posição de pilotagem mais confortável.

Já a Rocker Chrome é uma versão mais sofisticada do modelo que já era vendido no Brasil. Conta com motor de dois cilindros em V, Twin Cam 96B, de 1584 cc, que gera 76 cv de potência máxima. Para finalizar, a linha de motos Harley customizadas de fábrica (CVO): ao Brasil serão importadas apenas 18 unidades, entre os modelos Ultra, Softail Convertible e a Street Glide.



Linha 2010 da Harley-Davidson traz V-Rod brasileira e outras novidades
A Harley-Davidson traz ao Brasil sua linha 2010, apresentada no Salão Duas Rodas. As principais novidades são as novas Sportster 883 Iron e XR 1200 X, a V-Rod agora produzida no Brasil, a Fat Boy LO, a Rocker Chrome e as exclusivas versões CVO para Ultra Classic Electra Glide SE, Convertible SE e Street Glide SE.

A Sportster 883 Iron tem motor, farol e guidão com pintura preta e tampas do motor em preto acetinado. O motor Evolution tem 883 cm³, 49 cv de potência e 7,1 m.kgf de torque. Também na linha Sportster, a XR 1200 X mostra certas tendências europeias. Vem com caixa do motor preta, suspensão invertida e acabamento em preto no escapamento 2-1-2 e no guidão baixo. A tampa de combustível é em liga de alumínio. O motor Evolution tem 1.202 cm³, 91 cv e 10,2 m.kgf.

Da série Softail são as novas Fat Boy Blacklow e Rocker Chrome. A Blacklow é uma interpretação mais escura e mais baixa da Fat Boy, com detalhes em preto, tampas do motor em cromo acetinado, pedaleiras plataforma, para-lama dianteiro curto, suspensão traseira rebaixada e assento baixo. O motor Twin Cam 96B de 1.584 cm³ obtém 76 cv e 12,3 m.kgf.

Os modelos V-Rod agora são feitos no Brasil. As versões V-Rod, V-Rod Night Road Special e V-Rod Muscle têm o exclusivo motor V2 Revolution refrigerado a água de 1.250 cm³, com 122 cv e 11,7 m.kgf. A V-Rod tradicional possui motor em prata e grafite, tampas do motor cromadas, pedaleiras do piloto em posição avançada e assento biposto. A Muscle conta com motor prata, tampas polidas, guidão de alumínio, escapamentos longos em cromo acetinado, lanterna traseira de led e para-lamas redesenhados. Na Night Special vêm motor em preto fosco, tampas do motor em preto brilhante, carenagem do farol na cor da moto e guidão em aço inox. O pneu traseiro é extralargo, 240/40 R 18.

A divisão Custom Vehicle Operations (CVO) lança três novos modelos. A Convertible SE pretende ser uma moto “dois em um”, de turismo e cruzeiro. Tem malas em pele, banco para o passageiro e encosto com almofada destacáveis, para-lama traseiro comprido e rodas em alumino. A Street Glide SE vem com novas rodas de 18 pol cromadas, banco baixo com encosto do passageiro, para-lama dianteiro rebaixado e novas malas laterais. E a Ultra Classic Electra Glide SE apresenta nova pintura, banco e encosto forrados em couro exclusivo. Todos os modelos usam o motor Twin Cam 110, de 1.803 cm³, o de maior capacidade entre os V2 da marca.


Como se nota da leitura das reportagens, não passam de press release divulgados pelas marcas, sem grandes opiniões e no fórum do Motonline nada se fala sobre as HDs ou BMWs com os participantes preferindo chorar os modelos que não vieram ou falar mal das marcas made in China.

Apesar de tudo, já sabemos o que esperar para 2010 e vou continuar peneirando atrás de impressões sobre a linha HD 2010 brasileira.

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