sexta-feira, 10 de abril de 2009

Melhorar a injeção... como fazer isso?

A injeção eletrônica continua sendo um grande mistério e sempre é assunto em qualquer encontro e uma das grandes dúvidas é sobre o equipamento a ser usado para fazer a injeção responder melhor.

Existem várias opções, das mais simples que simplesmente enriquecem a mistura ar/combustível como o Xied (que inclusive tem uma versão nacional sendo produzida: o Pig-Xied) até a mais complexa como o SERT que reprograma totalmente a injeção, passando por produtos HD (Race Fueller)e produtos não HD (Cobra F1, Intercept, Fuelpak e Power Comander).

Dependendo da necessidade e do orçamento você pode adotar esta ou aquela solução, mas continuo frisando que a única forma de reprogramar a injeção é o Race Tuner (a versão mais atual é chamada de Super Tuner), todas as demais são soluções que inibem e enganam os diversos sensores para que a injeção responda de um modo determinado.

Escolher qual o melhor modo de reconfigurar a injeção eletrônica depende muito mais do que cada um precisa do que possa ser imaginado. Todas as opções existentes no mercado funcionam bem, dentro dos seus limites, e resta saber exatamente qual a sua necessidade.

Participando do Fórum dos Biduzidos (www.biduzidos.com.br), e com a colaboração do Paulo Junqueira, consegui esse texto, com tradução livre, que mostra as diferenças entre os controladores da injeção mais conhecidos (Power Comander e o FuelPak) e o SERT:
“O SERT permite o acesso direto ao programa do ECM, criando calibrações feitas sob encomenda (mapas) para combinações específicas (apenas como os downloads de H-D somente ajustáveis). O SERT, porém inclui muitas calibrações desenvolvidas pelos técnicos da SE software e novos mapas para selecionar. Estes podem então ser modificados ou um mapa completamente novo pode ser criado se a combinação de parâmetros não combinar a descrição das peças nas calibrações fornecidas.

O SERT fornece um nível muito mais elevado de ajustar do que qualquer outro dispositivo. O combustível em cada cilindro e ponto da ignição podem independentemente ser ajustados, tendo por resultado um mapa feito sob encomenda que diminua a possibilidade de um cilindro atrapalhar o outro.

Isto significa o uso melhor dos cavalos-força com dirigibilidade mais lisa. Além, aquecer menos com o enriquecimento, velocidades inativas, limites do rev, injector a largura do pulso que pode ser mudada. Para ajudar em ajustar ou diagnóstico, o Tuner possui também uma modalidade dos dados para coletar e entradas do sensor da revisão ou outros dados. Para um ajuste fino é necessário o uso de um dinamômetro controlado por computador em tempo real - cronometre a monitoração da relação do ar/combustível.

O software do Tuner é downloaded no ECM da sua moto através do módulo do tuner e o módulo é desconectado então da moto, que deixa somente o programa do software no ECM da sua bicicleta, nenhuma equipamento permanece na motocicleta.


NOTA: Se você não calibrar este sistema com um Dinamometro, você terá a mesma calibração que você teria com o Download regular de H-D.


O Power Comander da Dynojet, modifica a largura do pulso do injector, sincronismo de ignição com a parte dianteira em porcentagem da parte traseira do combustível do deslocamento do cilindro e o enriquecimento do combustível na aceleração enquanto o dispositivo está preso em plugues no chicote de fios do ECM da fábrica. Nenhuma emenda é requerida, não faz mudanças permanentes ao ECM e a remoção retorna a moto a sua configuração precedente.

O Power Comander é um equipamento que contém o software downloadable, isso é mais fácil de ajustar no dyno mas infelizmente o módulo tende a dar defeito após aproximadamente 3 ou 4 anos.


NOTA: Se você não calibrar com dinamômetro este sistema, só deus sabe que calibração você terá.


O Fuelpack da Vance & por Hines é também um sistema de gerência “Piggy-back” do combustível projetado permitir que o piloto altere sua relação do ar/combustível, mas se você tiver qualquer coisa fora da escala normal de componentes do desempenho você terá que chamar V&H e pedir que lhe envie o melhor ajuste para a sua motocicleta e não oferece nenhum auxílio para o técnico do dyno a respeito de como calibrar os ajustes do dyno. Este é também um equipamento preso na sua moto e não mantêm os ajustes por tempo muito longo tampouco.


NOTA: Se você de calibrar com dinamometro este sistema, o deus & você sabem que calibração você terá, mas você não pode ajustá-la de qualquer maneira.


Todos os sistemas de ajuste da mistura do combustível podem atrapalhar o desempenho do motor se não ajustar corretamente com o dinamometro. Ajustar com o Dyno permite que o sistema utilize a mistura de ar/combustível em todo o RPM, sob qualquer carga.”


Portanto, mesmo a novela da injeção não termina com a adoção de um equipamento para fazer com que a injeção responda às modificações feitas na moto, será preciso calibrar o equipamento e salvar essa calibragem para ser feita sempre que necessário.

Os ajustes podem ser feitos na base da tentativa e erro, como foi com a minha moto e o mapa desenvolvido aqui no Rio pelo Álvaro, ou pode ser feito com auxílio de dinamômetro onde serão comparados os resultados obtidos com os resultados esperados para que o mapa seja corrigido para atingi-los. Essa etapa eu pretendo executar durante minha estada em São Paulo, durante ou após a realização do HOG Rally.

2 comentários:

Tássio disse...

Olá!

Você sabe me informar se posso diminuir a temperatura do motor nas pernas com o meu fuelpak?
Tenho um escapamento da V&H, então achei melhor comprar o fuelpak que é da mesma marca..

wolfmann disse...

Nunca usei os produtos da V&H, não sei te dizer como funciona, mas a teoria eu conheço: o Fuelpak é um dispositivo add-on (um módulo que vai ficar preso na moto) instalado entre os sensores e a ECU.

Esse módulo modifica as respostas dos sensores para que a ECU funcione de forma diferente da que foi programada e responda conforme uma nova programação.

O Fuelpak não chega a ter tantas possibilidades de alterar a programação original por ser um enriquecedor de mistura, trabalhando basicamente na modificação do fluxo de ar/combustível (tabela AFR programada na ECU das HDs) injetando mais combustível que o necessário conforme a programação original.

O resultado dessa modificação vai ser uma moto com melhor resposta porque a mistura terá mais gasolina na queima propiciando uma queima melhor e com isso dissipando menos calor.

Ou seja, na teoria o Fuelpak vai te ajudar a esfriar o motor da moto por ter uma queima mais eficiente.

Agora, como instala e como usar o Fuelpak só com alguém que já tenha feito isso ou com o serviço de pós-venda da V&H que você pode acessar via e-mail.