sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Low Rider S: troca das ponteiras




Depois de tantos anos de "escapamentos sonoros", a exceção foi a CVO, estava decidido a fazer a troca das ponteiras da LRS. 

As opções de escape completo não me atraem pela necessidade de ajustes do mapa de injeção, mas cheguei a ver algumas opções.

Mais uma vez fiz a compra na Motobox (www.motoboxbrasil.com.br) depois de fazer algumas pesquisas na web.

A Motobox tinha para pronta entrega duas ponteiras Vance&Hines, duas ponteiras Cobra e um escapamento completo Vance&Hines. Abrindo cada uma das opções pode ser visto um vídeo ou audio do produto e dei uma olhada em vídeos publicados no YouTube.

O escape completo era o Short Shots e descartei por ser um escape curto. Escapes curtos são os que mais exigem ajustes do mapa de injeção não só para compensar o encurtamento do caminho da saída de gases, mas para corrigir back fires e manter a compressão de projeto nos pistões.

Descartei os Cobras pelo visual da saída das ponteiras e a escolha ficou restrita aos Vance&Hines.

Os modelos à disposição era a Eliminator 300, irmã da Eliminator 400 que usei na RKS, e a Twin Slash.

A Eliminator é uma ponteira com sonoridade mais fechada enquanto a Twin Slash tem sonoridade mais aberta, com diferença de preço entre ambas de R$250,00, que paga o frete para o Rio.

Já tinha usado a Eliminator. Moto nova, vamos experimentar ponteira nova: comprei a Twin Slash.

Preço no site de R$3.799,00 com frete para o Rio de R$ 130,00 totalizando R$3.929,00 parcelados em seis vezes.

Ao contrário da Eliminator, que vem pintada em preto rugoso, a Twin Slash é cromada com capa preta como a ponteira original da LRS.

Montagem plug'n'play feita na garagem de casa com um pouco de WD40 para soltar as originais e paciência para encaixar as novas ponteiras e o resultado pode ser visto nas fotos que estão no início da postagem.

Pela sonoridade mais aberta, tem abafadores menos restritos que os abafadores da Eliminator e parecem mais leves (provavelmente pelos abafadores menos restritos). São efetivamente mais leves que as ponteiras originais.

Na primeira volta com as novas ponteiras já deu para perceber a moto mais solta por ter um escapamento mais restrito, com algum decel poping quando solta o acelerador, mas sem perda de torque ou atrapalhar o rendimento da moto.

A moto agora exige algum cuidado para não incomodar a vizinhança e ao passar em zonas residenciais porque a sonoridade aumentou bastante.

Como comparação o ruído está mais alto que as Screaming Eagles II que usava na Fat Boy, que foram os escapes mais ruidosos que usei, lembrando muito os escapes Short Shots da própria Vance&Hines.

Agora é rodar para avaliar o resultado.

Nenhum comentário: