sábado, 30 de janeiro de 2021

ABRACICLO: números finais de 2020

O ano de 2020 é um ano para a HDMC Brasil esquecer: de líder de vendas no segmento premium na primeira década do século, a marca chega em terceiro lugar em vendas no segmento no final da segunda década, perdendo o segundo lugar para a Triumph em 2020.

A BMW segue liderando o segmento premium, vendendo 10.697 unidades (produziu 11.122 unidades), a Triumph vendeu 4498 unidades (produziu 3.897 unidades) e a HDMC vendeu 3419 unidades (produziu 3.395 unidades).

A BMW fecha o ano vendendo quase três vezes mais que a HDMC e mais que o dobro da Triumph, sendo o melhor ano da marca alemã operando no Brasil.

O sucesso da BMW pode ser creditado ao excelente resultado das G310, responsável por cerca de um terço das unidades produzidas e vendidas no Brasil, e no caso da Triumph o excelente resultado da Tiger puxou os resultados da marca.

Já o mau resultado da HDMC Brasil pode ser creditado a mudança de estratégia da matriz que paralisou linhas de montagem nos EUA, em virtude da COVID,e aproveitou a oportunidade para iniciar uma reestruturação da empresa no mercado global.

O top ten da HDMC em 2020 ficou assim: Fat boy em suas duas motorizações vendeu 798 unidades (produziu 793), Iron em suas duas motorizações vendeu 631 unidades (produziu 655), Fat Bob em suas duas motorizações vendeu 404 unidades (produziu 378), Road Glide em suas duas versões (Special e Limited) vendeu 323 unidades (produziu 324), Ultra Limited vendeu 297 unidades (produziu 276), Sport Glide vendeu 179 unidades (produziu 168), Heritage vendeu 145 unidades (produziu 144), Road King Special vendeu 136 unidades (produziu 130), Low Rider S vendeu 132 unidades (produziu 168) e Street Glide vendeu 96 unidades (produziu 93).

O público  desistiu da Breakout, que vendeu 82 unidades (produziu 73), da FXDR, que vendeu 74 unidades (produziu 42) e da Deluxe, que vendeu 48 unidades (produziu 54) e a HDMC Brasil tirou dois desses modelos do line up para 2021: Deluxe e FXDR.

A família CVO vendeu 72 unidadades: 42 CVO Limited e 30 Street Glide e produziu 97 unidades: 60 Limited e 37 e Street Glide.

Para 2021 não se espera mudanças na estratégia atual da HDMC e para o mercado brasileiro isso significa tentar manter o nível de vendas atual tendo uma meta de 3.000 unidades com um line up contendo apenas 11 modelos e sem a família Sportster, responsável em 2020 por cerca de um quinto das vendas.

Para tentar começar bem 2021, mesmo com a paralisação das linhas de montagem em Manaus por conta da segunda onda da COVID em Manaus, o aumento previsto para janeiro foi suspenso até a chegada das primeiras unidades 2021 nos dealers e promoções para as últimas unidades 2020 já chegaram no meu e-mail (taxa 0,78 e primeiro pagamento em abril).

E para os fãs das Sportsters, estão aparecendo algumas fotos publicados nas redes sociais pelos dealers de Irons que chegaram pela desova do estoque final.

Vamos ver quando aparecem os primeiros números de 2021 no site da ABRACICLO, que anda bem atrasado.



Um comentário:

Roque disse...

Lamentável o resultado da HDMC. Comprova que a estratégia adotada não está dando resultado. Mas não se deslumbra mudanças no rumo da nave, que continua firme em direção ao desastre. O tempo dirá.