segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Low Rider S: buscando melhorar a ergonomia

Com o comando avançado surge o problema da postura mais relaxada, já que as pernas ficam mais esticadas e a coluna naturalmente se acomoda em uma posição mais reclinada.

O riser original é reto para deixar o guidão em uma posição esteticamente melhor com a adoção da fairing no farol.

Detalhe do riser na foto abaixo:


Detalhe do guidão compondo o estilo club bike com o fairing no farol na foto abaixo


Minha primeira tentativa foi girar o guidão para dentro a fim de ganhar uma polegada em relação à posição original: é soltar o clamp e girar o guidão, fazendo os devidos ajustes nas manetes.

O resultado pode ser visto na foto abaixo.


Eu tenho um encosto de lombar que usei na RKS. Esse encosto de lombar é fabricado pelo Erê e tem ajuste com velcro por baixo do banco.

A ideia do encosto da lombar na Low Rider S não tem muito função na lombar porque o banco original é cavado e tem bom suporte para a lombar.

Mesmo assim coloquei o encosto para ver se jogava a posição para frente, permitindo flexionar o braço em manobras de baixa velocidade quando o piloto esterça completamente a moto.

É muito simples, basta tirar o banco e prender a cinta de velcro e como o encosto estava em casa, fiz a tentativa, mesmo achando que não teria resultado prático.

Detalhe do encosto preso no banco na foto abaixo.

Como já previa, o resultado prático foi praticamente nulo. Esse encosto fica preso, mas não fica posicionado, devendo ser colocado na posição certa sempre que o piloto se mexe e com a espessura bem fina na parte que se acomoda no banco era apenas uma encheção de saco a mais na hora de sair. Além de ficar bem feio.

Foi devidamente retirado e guardado.

No momento, a solução do ajuste no guidão é a melhor sem precisar de grandes investimentos além de uma chave allen. Vou aguardar a entrega do kit cortesia HD antes de buscar um riser curvo para substituir o original, que me parece ser a melhor solução para manter guidão e banco original.

6 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pela moto nova professor Wolfmann! Lembro que essa era realmente uma de suas opções cotadas para substituir a Rks. Uma pergunta: chegou a pensar na Heritage? Ou nem pensou por ela ter uma proposta próxima à da Rks?

wolfmann disse...

Minha ideia quando vendi a RKS era comprar outra igual já com a motorizacão 114, mas a HD decidiu arrumar a tabela por conta da defasagem cambial e ficou difícil fazer isso.

A Low Rider S era uma moto com boas recomendações e apareceu a oportunidade.

A Heritage nunca foi uma das minhas preferências e normalmente nem cogito. É um modelo muito parecido com a Fat Boy, que tive durante muitos anos, e o conjunto windshield/alforge da Heritage nunca me atraiu.

Mas efetivamente foi uma compra de oportunidade. Se a mesma oferta tivesse sido feita para outro modelo (preço antigo e kit conforto) eu teria avaliado também.

No momento a HD vem fazendo promoções com a Sport Glide, Fat Boy 107 e Low Rider S (agora no preço de tabela, mas mantendo o kit conforto) com taxas de financiamento idênticas.

Nessas três opções continuaria escolhendo a Low Rider S pelas recomendações de amigos que já estão usando o modelo há mais tempo.

Prbuenos disse...

Mestre. Comprei hoje minha LR, aproveitando o bônus da consecionária. Não encontrei o comando avançado na internet. Alguma dica? Obrigado.

wolfmann disse...

Tenta a Wings Custom. Quando abrir o site, vai ser iniciado um chat e o vendedor vai te orientar para achar o comando avançado.

O meu comando é original HD, mas eu consultei a Wings antes de efetivar minha compra.

Jefferson disse...

Olá amigo, já conseguiu os comandos avançados? Não estou achando, pelo jeito vai ter q ser original HD

wolfmann disse...

Eu coloquei o orginal HD e na época a Wings Custom tinha um comando avançado, mas não estava listado no site. Era preciso entrar no chat e conversar com o vendedor para fazer a compra.

Se optar pelo comando avançado HD você terá duas opções: o comando que equipa a Fat Bob e a FXDR (p/n 50700060) que é preto, mas o pedal de freio precisa ser ajustado em torno para te dar uma posição melhor (a posição original te deixa com uma inclinação negativa - dá uma olhada na postagem que fiz sobre a revisão de 1.600 kms); ou o comando que equipa a Sport Glide (p/n 50700061) que é cromado e vai fazer um contraste com o quadro preto da Low Rider S (nada que uma pintura não resolva), mas o pedal de freio tem uma inclinação muito melhor para o uso, alem de ser mais largo.

Dá uma olhada no site da HD ou passa em algum dealer para ver os dois comandos instalados em alguma Fat Bob ou FXDR (o comando preto) ou em alguma Sport Glide (o comando cromado).