sexta-feira, 1 de março de 2013

e a Fat passou na vistoria anual

Licenciei a Fat para 2013 e dessa vez fizeram o teste de emissão de gases poluentes.

O teste para motocicletas é feito apenas na marcha lenta e a Fat teve 2,1% de emissão de CO (máximo de 4,5%) e diluição de emissão em 2,2 (máximo de 2,5), sendo aprovada sem qualquer restrição.

Isso tudo com filtro e escape esportivos. A medição de ruído continua não sendo feita.

O remapeamento para a adequação aos parâmetros não originais mostra que além de melhorar o desempenho, não cobra em emissão de gases. Sem falar que a revisão que seria feita antes dessa vistoria acabou sendo adiada e a moto foi para o posto do Detran sem qualquer tipo de modificação para passar na vistoria, ou seja, foi vistoriada como anda durante todo o ano.

Se a moto passou com louvor, o mesmo não se pode falar do serviço do Detran: a vistoria é agendada à partir das 7h00, o posto abriu (com uma fila de quase 100m de carros) às 7h40. A entrada foi feita à passo de cágado e somente a presteza dos funcionários encarregados pela vistoria conseguiu fazer com que tivesse  o documento na mão às 8h45 (minha vistoria estava agendada para 7h15), porque os funcionários encarregados da impressão do documento 2013 também não estavam muito preocupados em esvaziar o posto.

Entre mortos e feridos, a Fat está pronta para 2013.

2 comentários:

Tovar disse...

wolfmann,
se entendi, os escapes estão sem catalisador, é isso ?

wolfmann disse...

Ela é 2006 e usa as ponteiras SE II.

O revestimento acústico (lã de vidro) já deve estar bem queimado e até onde eu lembro, essas ponteiras não tem catalisador e nem sonda de O2, não admitindo que você coloque a AFR em cloosed loop para fazer o Smart Tune com o SEST (aliás, nem sequer é o SEST, é a versão anterior, ainda produzida pelos fabricantes do Master Tune: SERT).

Sempre li relatos que as motos remapeadas acabavam sendo mais poluentes por conta da mistura mais rica, mas esse teste (primeira vez que fizeram isso em sete anos) mostra que é possível manter a moto dentro dos limites sem ser com a regulagem stock.