sexta-feira, 1 de março de 2013

primeiras informações para a linha 2014

2013 ainda nem começou direito e já aparecem os vazamentos com as informações sobre o que esperar para o dealer´s convention de Agosto.

Dan Morel é de Campinas, tem uma coluna no Bros&Bikers, e participa ativamente do grupo Bikers Friends no Facebook. Foi lá que ele soltou a informação em primeira mão que estou copiando na íntegra:

Senhores,

Como sempre....chega a época para especulação do que rolará na linha 2014 (a ser apresentada no dealer convention em Agosto deste ano).

Antes mesmo de rolar qualquer rumor, é tradicional a HD avisar os dealers quais modelos vão sair de linha, para que os mesmos possam trabalhar as vendas (e evitar ficar com algum engasgado em estoque).....tendo acesso a este material....adianto a todos (tudo copiado do texto original - a tradução é minha):

Discontinued in all global markets (descontinuado em todos os mercados globais)

- XR1200X
-FXS Softail Blackline
- FLHTC Electra Glide Classic
- FLTRX Road Glide Custom
- FLTRU Road Glide Ultra

Discontinued in North America Only (descontinuado apenas na Am. do Norte)

- FLHRC Road King Classic

Discontinued in International Markets Only (descontinuado apenas nos mercados internacionais)

- FLHR Road King

Segue abaixo os motivos das descontinuações de cada modelo:

XR1200X, Blackline, e Electra Glide Classic

1- Otimizar o numero de opções disponíveis para o consumidor
2- Reduzir duplicações na oferta de produtos
3- Refletir as dinâmicas do mercado
4- Reduzir a complexidade de modelos no showroom

Road Glide Models

"Planned design refreshes"....vao fazer um redesenho e também substituição de maquinário na planta de York, que já atingiu sua vida útil, haverá uma re-introdução do modelo num futuro próximo e os planos serão revelados em agosto

Road King Models

Nos anos anteriores a HD vinha monitorando as vendas da RK e foi verificado que a RK normal vende melhor no mercado americano e o inverso ocorre em relação a RK Classic no mercado internacional....desta forma, será feita a retirada da Classic do mercado americano e da "normal" dos mercados internacionais - trata-se de uma re-adequação.

O Dan já fez seus comentários na postagem e vou acrescentar os meus: a HDMC como sempre acompanhando o que vem sendo feito pelos customizadores sempre tem uma linha que entra no catálogo para satisfazer os consumidores das "customizações prontas". Foi assim com a Cross Bones, a Sportster 48, Blackline, Softail Slim, Sportster 72 e outras que ainda virão. Passa o tempo, o estilo sai da preferência, o modelo sai do catálogo. As bolas da vez são a Blackline (customização muito específica que rendeu críticas quanto à ergonomia) e a XR1200 que já rendeu os campeonatos da AMA possíveis e imagináveis rendendo aos preparadores after market alguns doláres em soluções para aumentar o desempenho, sem falar que o Evel Knivel já saiu dos highlights com a sua XR750.

A Electra Glide Classic sai para dar espaço às Ultras. Já foi uma solução adotada no mercado brasileiro e agora vai ser adotada no mercado interno e HDI. Não compensa manter uma moto sem tantos acabamentos e acessórios se pode ser vendida completa como as concorrentes.

As Road Kings não há o que comentar, o Dan já disse tudo.

E sobre a Road Glides, é um mercado muito específico que está envelhecido, vai sofrer um modernização que deve ser algo mais que um simples lift de pintura e adesivos, mudando inclusive a carenagem fixa bem comum nas esportivas.

Eu lamento pela saída da XR1200, o modelo com maior influência do estilo café racer no catálogo HDMC e sem substituto. Os demais modelos nem tanto.

4 comentários:

Bayer // Old Dog disse...

Concordo plenamente com você.

Inclusive acho que nos próximos anos teremos uma tendência maior de modelos passageiros, refletindo modismos de customização.

Anônimo disse...

engraçado dizerem que a RK Classic vende mais nos mercados internacionais que a RK sendo que no Brasil só temos a opção da RK Classic. Entre uma e outra, prefiro muito mais a RK por causa dos pneus radiais, mala rigida com chave.
Abraços, Renatinho

Anônimo disse...

Sera que a softail slim vira pro Brasil?

wolfmann disse...

Até o momento nada indica grandes mudanças no catálogo brasileiro, exceto pela nova paleta de cores.

A HDMC deve acrescentar novos modelos ao programa HD1, customização de fábrica nos EUA.

Eu torço para que ela venha para o Brasil, de preferência já incorporando o TC103B.