Não cheguei a entrar na loja, estava passando rapidamente para cumprimentar os colegas que iam no passeio e todos já estavam do lado de fora aguardando a formação do trem. Não chequei a ter acesso ao documento. Pelo que observei do lado de fora, os novatos eram abordados pelos vendedores e alguns assinavam, mas a maioria se recusou a dar o apoio a essa iniciativa da HDSP.
Acredito que essa iniciativa da HDSP tenha como objetivo servir como prova de satisfação dos proprietários no processo judicial sobre o contrato em vigor com a HD USA.
No domingo almocei com o Rodolfo, diretor do Chapter RJ, e inicialmente o documento foi enviado aos diretores para, na qualidade de "representantes" dos membros do HOG, ser assinado e enviado de volta à HDSP. No HOG RJ isso não aconteceu e por conta disso foi feita a movimentação em busca de assinaturas na loja durante o café da manhã.
Afinal de contas, o que o HOG tem a ver com isso tudo? E como o HOG pode influenciar?
O HOG foi criado em 1983, com a retomada da HD pelos proprietários tradicionais da AMF. A marca encontrava-se desgastada e essa iniciativa promovida pelos proprietários de motocicletas da marca se tornou um alicerce para o reerguimento da marca.
Hoje o HOG é marca registrada da HD e deve ser um dos instrumentos de divulgação da marca mais eficientes, pois um dos grandes diferenciais na compra de uma HD é a irmandade de proprietários que recebe o novo proprietário sem qualquer restrição. Aonde você chegar de HD e existirem outras HDs, logo se forma um grupo para falar sobre assuntos ligados à marca e a motocicleta (não vem sendo diferente durante essa fase de litígio judicial entre a matriz e seu revendedor).
Mas se o HOG é marca registrada da HD e por obrigação contratual todo dealer deve manter e patrocinar a estrutura do Chapter local, os diretores e membros do Chapter não tem qualquer vínculo com esses mantenedores além da divulgação da marca.
Os diretores não são assalariados, os membros não contribuem para o Chapter (contribuem para o HOG internacional) e todo o trabalho desenvolvido para organizar e orientar passeios, treinar os novatos e contribuir para a confraternização entre os membros do HOG é voluntária.
O cargo de diretor não é fruto de eleição entre os membros do Chapter. É escolha do gerente da loja (dealer) e tem "mandato" de três meses que pode ser renovado conforme o interesse do diretor em permanecer com o ônus do cargo.
É certo também que o cargo não traz somente obrigações. Dentro do patrocínio do Chapter, o dealer dá desconto em peças usadas nas revisões (além de bancar o café da manhã dos sábados).
Esse formato liberal do HOG traz um diferencial importante em relação a outros motoclubes: não existem obrigações a serem cumpridas pelos membros para se manterem como membros ativos do HOG. Não existe punição para o membro que só aparece no HOG Rallye e não participa dos passeios e muito menos existe a imposição de ser aceito por todos os demais membros para fazer parte do HOG: basta ter uma HD (nova ou usada) para fazer parte do HOG.
Dito isso, temos essa situação entre revendedor e matriz. O HOG deve abrir mão dessa independência para apoiar algum dos lados? Qual será o destino do HOG se o dealer atual deixar de patrocinar o Chapter? O HOG Brasil vai acabar se o dealer perder a disputa judicial?
O HOG não acaba enquanto existir essa disposição de bater papo e viajar junto com outros amigos de HD, seja ele mantido ou não pela HDSP. Se existir outro dealer, esse terá a mesma obrigação que tem hoje a HDSP de manter o Chapter local e dar condições para o trabalho do HOG em divulgar a marca.
Em relação à independência do HOG em relação a isto tudo, a resposta dos diretores do Chapter RJ, enviada à HDSP e aos demais diretores de Chapters é a não concordância com o documento ou com a exigência em se filiar a um dos lados nessa pendenga jurídica.
Acho relevante a divulgação do documento enviado aos diretores e mais relevante ainda a posição tomada pelos diretores do Chapter RJ. Seguem íntegras de ambos documentos. Primeiro o documento enviado pela HDSP (sob o manto do HOG Brasil) aos diretores (e no sábado na loja HD RJ em busca de assinaturas):
Chapter Brasil.
Eu_____________________________________________________,portador do RG_______________________, Diretor do HOG Chapter _________________________________, gostaria de esclarecer que a HDSP através das atividades sociais promovidas pelo HOG logrou incentivar a participação dos clientes e dos associados no pleno desenvolvimento da marca Harley-Davidson no Brasil.
Como membro do HOG, me orgulha muito em trabalhar de forma comunitária para o crescimento da marca e para a satisfação dos associados, resultando conseqüentemente no aumento das vendas, fazendo da marca H-D no Brasil um desejo de consumo e principalmente, transformando a vida de muitos clientes.
Assim sendo, a HDSP nunca mediu esforços para que esse processo de satisfação dos clientes nos motivasse a continuar no HOG e lutar junto a ela pela plena satisfação dos proprietários de H-D que por nós aqui são representados.
__________________________, _________ de Abril de 2010.
_________________________________
Ass.
É preciso notar que o último parágrafo do documento é uma demonstração explícita de apoio ao dealer e não representa em hipótese alguma a real situação dos proprietários de HD no Brasil, deixados à própria sorte para resolver os problemas de entrega/licenciamento e garantia das motos vendidas pelo dealer local.
Esse documento deveria ser entregue ao gerente da loja ou enviado por fax e visava demonstrar "a quem possa interessar a seriedade e confiabilidade das ações" (extraído do e-mail enviado pelo José Tadeo - diretor do HOG Brasil e funcionário da HDSP)
A resposta dos diretores do Chapter RJ explicitando a não concordância com a iniciativa:
Prezado José Taddeo.
Nós diretores do HOG RIO temos a honra e o orgulho de coordenar o grupo de proprietários de Harley-Davidson no Rio de Janeiro, fazendo um trabalho comunitário de socialização com nossos associados, promovendo passeios bate&volta e bate&fica, festas de confraternização, consequentemente divulgando a marca Harley-Davidson e gerando satisfação para os proprietários dessa notória marca.
Não obstante, não concordamos com a associação deste trabalho comunitário desenvolvido no HOG RIO, com qualquer política de vendas ou pós-vendas da HDSP (Grupo Izzo), que trancende em muito as atribuições desta diretoria, motivo pelo qual não estaremos assinando a referida carta.
Outrossim, continuamos empenhando nossos esforços para contribuir de forma positiva para a continuidade do sucesso dos Chapters e do HOG Brasil.
Saudações.
Atenciosamente,
Diretoria HOG RIO
Francisco Ferraz, Rodolfo Ferreira, Rogério Barros
Não posso falar pelos demais Chapters, mas aqui no Rio o HOG continua independente e tratando dos assuntos pertinentes aos interesses de seus membros: um serviço de pós-venda de melhor nível que possa fazer jus à tradição da marca, divulgar a marca e manter a unidade e camaradagem entre os proprietários das motocicletas da marca.
E continuará assim seja qual for o desfecho da ação judicial, que na minha opinião só pode ter um desfecho: quebra do contrato e abrindo a concorrência dentro do mercado brasileiro.
16 comentários:
Adelino, muito boa a posição dos diretores do HOG Rio....espero que os outros Chapters tomem a mesma posição.
Grande Wolfmann,
Um grande VIVA aos CARIOCAS ! Isso sim é atitude. Por conta do PROCESSO junto ao MINISTÉRIO PÚBLICO, circulou algo assim aqui no CHAPTER PORTO ALEGRE. Porém a diferença esta na postura dos diretores do RIO em relação aos de PORTO ALEGRE, que atenderam a solicitação da época juntamente com alguns clientes. A DIRETORIA daqui "serve" aos propósitos da LOJA, não aos da marca. REI
Comprei uma moto Harley-Davidson 0km em 2008 e não recebi absolutamente nenhum contato do HOG. Um ano depois o HOG dos USA mandou um boleto para "renovação" da assinatura. Até hoje não sei assinatura de que.
Vicente, todo proprietário de HD zero km é automaticamente registrado no HOG Internacional, com direito a receber um patch, um pin e 4 revistas em um ano.
Se interessar, o proprietário pode manter seu registro como membro do HOG internacional por cerca de 50 doláres/ano.
E para participar do HOG, você não precisa estar registrado, basta aparecer nos cafés da manhã e sair com o grupo para o passeio.
Reinaldo, os diretores do nosso Chapter simplesmente estão mantendo a coerência. Acompanhei os problemas que ocorreram no Chapter Porto Alegre e cada um deve dar respostas à sua consciência.
São notórios os problemas com o pós-venda e garantia e o mais correto dentro desse cenário é a quebra do contrato e abertura do mercado a novos revendedores visando salvaguardar a marca.
Negar isso é tentar tapar o sol com a peneira. A busca de um acordo que possa dar chance de novos revendedores, mantendo o atual revendedor dentro do grupo de revendedores me parece a solução mais viável e inteligente. Deixar que o mercado consumidor decida o destino da HDSP é mais do que justo.
O HOG não faz parte do Grupo Izzo, por mais que trabalhe em prol da divulgação da marca HD. O HOG é parte da tradição HD e como tal deve ser protegido e não ser tratado como massa de manobra por qualquer uma das partes.
Razões de fato e de direito existem para que a rescisão seja decidida na justiça e a existência do HOG não é uma dessas razões.
Sei que outros diretores dos demais Chapters se comunicaram com os diretores do Chapter RJ, mas não sei quais foram as decisões tomadas. Espero que o Chapter RJ sirva de exemplo para os demais Chapters não pelo mérito da decisão tomada, mas sim pela necessidade de se manter a indepedência do HOG.
Wolfman, foi isso o que ouvi falar, mas esse "automaticamente" não aconteceu, ou seja, nada de patch ou pin. Não que eu quisesse esses brindezinhos depois do atraso na liberação da documentação para o emplacamento, mas é mais um exemplo da falta de seriedade e respeito que caracterizou esse negócio. Ando de moto há muitos anos, já comprei várias (de outras marcas) e nunca tive tamanha decepção. Talvez por isso é que fui iludido tão facilmente.
Vicente, houve algum problema com o seu registro. Provavelmente endereço errado enviado pelo dealer brasileiro.
Infelizmente o canal com o HOG internacional é telefone ou carta, mas bastaria reclamar que eles provavelmente resolveriam o problema.
Vários colegas tiveram alguns problemas com o HOG internacional que foram devidamente resolvidos durante viagens aos eventos americanos nos hospitality center do HOG.
Infelizmente não posso te ajudar além dessas informações. Lamentável o ocorrido.
Parece que o Grupo Izzo está atirando para todos os lados, numa tentativa inútil, na minha opinião, de evitar o inevitável. A H-D já decidiu que vai romper o contrato de exclusividade com o Grupo Izzo e não voltará atrás. O Grupo Izzo pode, até, postergar este desfecho por alguns meses. Mas vai perder a exclusividade e pode, até, perder a concessão de vender a marca no país.
Wolfmann,
Este POST apareceu no BLOG do ROQUE ? Será ?
Anônimo disse...
Boa Tarde
Queria informar que o Grupo Izzo desistiu da ação para poder vender outras marcas de Motocicleta,e a Harley pediu reconsideração do despacho do Exmo Juiz,em sua descisão,juntando aos autos quase 1500 documentos,entre còpias de Notas Fiscais,E-mails de clientes,reclamações(por escrito) e mais uma sèrie de denuncias.
Vamos aguardar a descisão do magistrado.
Abraços
Reinaldo, tudo que a gente pode fazer é especular. O acesso ao site do TJ SP é bastante complicado e muitas vezes está fora do ar, mas na última consulta que fiz (20/04) pude perceber que os advogados do Grupo Izzo estavam interpondo novo recurso para procrastinar o andamento do processo.
A questão de desistir de prosseguir com o recurso do Agravo é meramente estratégica, visto que o principal resultado já foi atingido (a manutenção do contrato em vigor) e não haveria forma de anular a decisão que proíbe a venda de outras marcas pela HDSP (deve ser obrigação contratual pois a tese para a rescisão do contrato é falta no cumprimento do dever contratual pela HDSP).
Além disso, o Grupo Izzo já se preparava para criar nova empresa para revender as demais marcas em Fevereiro deste ano, acatando a decisão antes mesmo de ser proferida.
O novo recurso interposto tem mais base para prosperar nas instâncias superiores, uma vez que argui o valor atribuído para a causa pela HD. O valor da causa é base para pagamento de custas e honorários advocatícios. Quanto mais alto o valor atribuído maiores serão as custas e honorários. Existem várias jurisprudências a esse respeito e essa discussão pode ser levada mais facilmente a Brasília.
O processo já atinge um volume enorme (mais de 4000 páginas pelas referências das decisões publicadas) e devem existir ainda várias razões para a interposição de recursos.
Se o processo seguir o ritmo atual, o contrato vai terminar antes de uma decisão judicial.
A possibilidade da situação atual, com o revendedor em estágio pré-falimentar e a fábrica fazendo operação tartaruga para atrapalhar o revendedor deve persistir até um acordo extra-judicial que possa extinguir a ação inicial.
ATENÇÃO CUIDADO COM NOVA EMPRESA DO GRUPO IZZO CHAMADA DE LPAP.
ACREDITEM,MAS È VERDADE,VÃO MUDAR O NOME E CONTINUAR COM A REVENDA.
não é o melhor lugar para postar, mas acho que será coerente com o último comentário: ao criar uma nova empresa para revender o Grupo Izzo estará abrindo mão da exclusividade.
Pelos fatos que são de conhecimento público, a exclusividade é obrigação contratual no contrato pactuado entre a HDSP (Grupo Izzo) e HD matriz, não podendo ser extendida a outras empresas, salvo aditivo contratual. E não acredito que a HD matriz celebre esse aditivo com a HDSP.
No entanto, já tenho notícias de motos 2009 sendo revendidas como motos zero Km (e devem ser mesmo)por pequenos lojistas em São Paulo. A loja Só Veículos na av. Europa tinha cinco Fat Boys e duas V-Rods a venda por preço pouco superior aos preços praticados nas promoções.
Ótimo post wolf!
Deveria ser obrigatória a leitura por todo novo PHD, pois trata sobre como uma tradição não pode ser confundida com negócios.
Abs,
Krazy Kaze.
Olá
Curitiba,tambem tem hoje,anuncio de Fat boy,Heritage e Dyna zero km,na Fàtima motos,com financiamento e juros de 0,99%.
será que estão distribuindo mo0tos por lojas?
Ou estas já estáo comprando?
Vou averiguar e coloco novamente segunda feira
Abraços
O ideal não seria encaminhar estas informações para os advogados da HD-USA ? E quanto a esta noca empresa do grupo izzo de que se esta falando ?
Grande Wolfmann,
Acabei de entra no site da Fatima Motorcycles de Curitiba, e confere o post do ANÔNIMO, anuncios de diversos modelos H-D, a exemplo: FatBoy COR: Preta ANO: 2009KM: 0KM PREÇO: R$ 51.900,00 TAXA DE 0,99% COM 50% DE ENTRADA E O RESTANTE EM 24X DE R$ 1.260,00 *Moto zero km, pronta entregal !!
Segue o referido site:
http://www.fatimamotos.com.br/website.htm
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