sexta-feira, 23 de abril de 2010

modelos 2010

Enquanto isso tudo não termina, quem quer uma HD 2010 vai precisar fazer o pagamento a vista e antecipado.

O relacionamento do dealer com a fábrica continua azedo e com os bancos é pior ainda. Não existe opção de financiamento por falta de financeiras interessadas em negociar com o dealer brasileiro.

Desse jeito, a única forma de adquirir as (poucas) motocicletas 2010 no mercado brasileiro é fazendo o pagamento a vista, não sendo sequer permitido o parcelamento de uma parte no AMEX pois a HDSP depende do pagamento da motocicleta para ir até Manaus comprar a moto.

Essa situação vive um cabo de guerra entre o dealer e a fábrica onde quem perde é o consumidor.

As promoções estão ficando limitadas aos modelos encalhados e os modelos 2010 parecem que serão comercializados com a tabela cheia (aqueles valores absurdos das etiquetas penduradas nas motocicletas dentro do salão).

Como a HD só pode vender para o Grupo Izzo por conta do contrato, vem diminuindo o ritmo da produção para minimizar os prejuízos nesse período. Por sua vez, o Grupo Izzo parece não ter caixa para fazer um estoque próprio e confia na exclusividade para operar com o estoque da fábrica e dessa forma age como um vendedor aceitando encomendas mediante pagamento antecipado.

Traduzindo: se ficar o bicho come e se correr o bicho pega... o consumidor, já tão mal tratado dentro do universo HD (problemas na entrega/licenciamento/garantia/falta de peças), agora vai financiar o capital de giro do dealer sem ter a ajuda das financeiras que não emprestam mais dinheiro tendo uma HD como garantia do contrato.

Hoje em dia, só consegue um financiamento para comprar uma HD quem não precisa de financiamento porque o contrato será baseado em outras garantias diferentes da motocicleta como é a praxe no mercado de veículos.

Um comentário:

Volnei Marx disse...

Adelino, o problema que após esta guerra jurídica HD USA/IZZO, você comprando avista e pagando e tendo que aguardar...se neste espaço de tempo a Izzo explode (Falir)ou a HD USA, retoma a marca e vai comercializar diretamente, quem garante que irei receber a moto que estava esperando e paga?

Volnei Marx
twitter.com/VolneiMarx