quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Revisão Fat e FX

Fiz revisão na Fat Boy como previsto e na FX, um pouoo adiantada por pequenos problemas que percebi enquanto andei com a moto durante a estada da Fat Boy na oficina.

As revisões foram feitas na Brazil Custom com o Adriano, muito atencioso e muito eficiente. Custo da brincadeira: R$ 740,00 para a revisão da Fat e R$ 380,00 para a revisão da FX, além de R$ 380,00 para tampas cromadas dos reservatórios de fluído de freio dianteiro e traseiro (totalmente corroídas por vazamento de fluído devido a aperto excessivo dos parafusos fazendo as juntas estourarem) e fixações dos piscas dianteiros cromadas para substituir as antigas totalmente enferrujadas e sem aperto (o pisca direito rodava em falso na contra-porca) e R$ 150,00 em uma tampa de combustível "flames" para compor o visual da FX.

Detalhes das revisões: moto parada na oficina apenas um dia (ao contrário de cinco dias na oficina autorizada), verificou itens que não haviam sido verificados até então(quando foi para o reaperto e regulagem da suspensão dianteira descobriu-se que o parafuso de fixação da mesa dianteira da Fat estava PARTIDO, com um pedaço apoiado no outro não garantindo a integridade da suspensão dianteira) e o custo da mão de obra bem abaixo do praticado pela oficina autorizada sem perda de qualidade no serviço.

Outro detalhe significativo foi o nível de óleo da FX: faltava um litro para completar o nível do óleo do motor sem que houvesse qualquer indício de vazamento ou motivo para esse consumo excessivo. As suposições para este fato são várias e como são só suposições não adianta tecer comentários a esse respeito.

Na revisão da Fat foram trocados os lubrificantes do motor, caixa de marchas (primária) e suspensão dianteira (bengalas). Foi trocado também o fluído de freio, tampas dos reservatórios de fluído de freio, reaperto, limpeza e regulagem de freio, acelerador e embreagem. Detalhe foi a observação do Adriano dizendo que as pastilhas traseiras (estão com 16000 km rodados) estão no final, mas ainda rodam mais um pouco e se recusou a condená-las para trocá-las sob argumento de ainda duram mais um pouco. Na comparação com a oficina autorizada que recomendou a troca dessas mesmas pastilhas quando foi feita a revisão de 8000 km, condenando-as mesmo com um resto de vida útil, percebe-se a lisura da oficina independente. Velas haviam sido trocadas antes e estou esperando cabos novos que não chegaram de São Paulo. O resultado final foi uma moto mais macia, com engates melhores e freios com acionamento mais progressivo. A suspensão dianteira está mais firme e recomendo a troca do lubrificante em períodos menores para motos que trafegam muito na cidade ou em pisos muito esburacados (sempre se pode encontrar um parafuso quebrado).

A questão do afinamento da injeção permanece em aberto vez que no Rio de Janeiro não encontrei técnico capaz de fazer regulagem (faltam maiores informações sobre o independente da BMW que faz os bicos por fora mexendo nas injeções de marcas diversas). A minha intenção é levar a São Paulo para afinar na HD Pimenta como já postei antes. Se depois da afinação a moto render o que espero o projeto comando de válvulas vai ser encostado, se ocorrer o contrário vou continuá-lo.

Na revisão da FX (feita aos 19000 km) não havia nada problemático. Foram substituídas as pastilhas traseiras desgastadas pelo tempo (vitrificaram e estavam se desmanchando sem dar o devido atrito para parar a motocicleta) e foram substituídos lubrificantes de motor e caixa. A sangria do fluído de freio ficou para a próxima revisão já que não lembro se foi feita ou não.

Como foi a Silvana que pegou a moto na oficina ainda não andei com a moto, mas de acordo com ela, a moto está ótima e reclamou um pouco dos engates (a alavanca da caixa de marchas foi limpa e regulada, já que estava prendendo um pouco). Pretendo confirmar essa impressão.

Concluindo, a Brazil Custom não deve nada à oficina da HD RJ em termos de serviço, pelo contrário: para quem tem pressa ou não quer ir a Barra por morar fora da Barra da Tijuca, a Brazil Custom é opção excelente. O único pecado da Brazil Custom é não resolver problemas ligados à injeção, mas isso a autorizada também não consegue.

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