domingo, 23 de novembro de 2008

Linha Touring 2009

A linha Touring foi bastante modificada (quadro, motor, eletrônica e escapamento). O acelerador "fly-by-wire" e o abs já vem dos modelos 2008.

Como essas motos ainda não chegaram ao mercado brasileiro, e pouco se comenta sobre defeitos nos novos modelos, algumas pessoas estão muito interessadas nelas, mas se sentem pouco a vontade sem saber se essas motos vão ter algum "calo".

Tomando por base os modelos 2008, existe um defeito que começa a aparecer, principalmente nos aceleradores "fly-by-wire".

Alguns colegas e um grande amigo se queixam que o acelerador fica preso, não deixando a rotação diminuir de 2500 rpm tornando um inferno, tanto pelo calor quanto pela dificuldade em controlar a moto, dirigir as EGs no transito. Na estrada esse defeito não atrapalha.

E como uma coisa puxa a outra, o Bugno dos Biduzidos (www.biduzidos.com.br) acaba de relatar um problema com a borboleta que controla a saída dos gases (não abria e causa superaquecimento no cilindro traseiro). Como essa borboleta é controlada eletronicamente pela injeção, cresce a lista de problemas nas Touring.

O caso do Bugno parece ter sido um defeito mecânico, que as revisões do Izzo não haviam atestado (precisou de um diagnóstico do Pimenta para descobrir o problema) e foi resolvido em garantia.

O caso dos aceleradores é mais preocupante, uma vez que o acelerador eletrônico não tem cabos e apenas envia os sinais de acelerar e desacelerar (o cabo do retorno das injetadas) para a injeção. Dessa forma, a possibilidade de um defeito eletrônico crônico cresce.

Um defeito crônico e uma rede autorizada despreparada costumam ser fatais para a fama do modelo. Exemplificando o despreparo das oficinas autorizadas: o Marcelo (grande amigo e dono de uma EG que fez a primeira revisão há menos de dez dias) reclamou o defeito, e a PRIMEIRA COISA QUE O MECÂNICO FEZ FOI VIRAR O GUIDÃO PARA ESTICAR UM CABO QUE NÃO EXISTE! Ora, se eles que deveriam conhecer profundamente a moto não sabem que não existe cabo, imagine as atrocidades que serão feitas para tentar sanar o defeito apresentado.

O gerente da loja do Rio autorizou toda a troca do conjunto de acelerador em garantia antes mesmo de atestar defeito nesse conjunto, mas o defeito permaneceu. Logo após a revisão, o Marcelo foi a São Paulo, e na JK e no Pimenta também não descobriram a causa do defeito.

A próxima solução nessa brincadeira de mexer até acertar (digna dos bons mechânicos que temos) será trocar toda a ECU que controla a eletrônica da moto, incluindo a injeção e abs. Se esse defeito crônico for algo que atinja uma série de ECUs, um recall será necessário e urgente (imaginem uma falha no abs durante uma frenagem de emergência: risco de vida para o piloto e garupa), até mesmo porque esse defeito já foi apontado por Harleyros norte-americanos (o próprio Marcelo passou por isso com uma moto alugada para o evento dos 105 anos da HD)denotando que o defeito não é parte de um lote usado apenas nas motos fabricadas para o mercado nacional.

4 comentários:

Anônimo disse...

Adelino , o que acontece se desligar , ou seja , travar a borboleta aberta escapamento de minha HD Heritage Softail Classic 2008 .

wolfmann disse...

A borboleta funciona em conjunto com a injeção e normalmente quem troca o escapamento original por outro não Harley Davidson (leia-se Screaming Eagle) acaba tendo uma leitura de erro no velocímetro (a luz da injeção fica acesa).
Existem alguns macetes para evitar essa mensagem de erro e o mais comum é plugar o interruptor para que o sistema entenda que está tudo bem.

Em termos mecânicos, sua moto vai ficar com o escapamento aberto (não significa que vá ficar mais barulhento pois a flauta e a lã de vidro do abafador permanecerão) todo o tempo o que vai levar a um consumo maior sem grandes ganhos de performance. A saída de gases vai ser mais rápida e com isso a queima pode apresentar excessos por isso vai consumir mais, além de alterar a pressão na câmara do pistão e isso pode causar algum problema mecânico a longo prazo.

Para manter a borboleta aberta é melhor trocar o escapamento e remapear a injeção para a nova situação.

Anônimo disse...

O velocimetro eletrônico de uma HD Fatboy 2004 esta com defeito pois só faz avançar, até chegar ao limite do relogio. Como moro em Fortaleza CE, não existe mecânico para isto gostaria de alguma informação sua:
É problema do velocìmetro, conserto sua troca.
Ou problema de confuguração, eletrônico, tem que ser resetado e reprogramado?

wolfmann disse...

Não conheço nenhum procedimento que possa resetar o velocímetro, mas acho que não exista esse procedimento como forma de garantir que o odômetro não seja adulterado. Reprogramar é possível, mas não conheço o procedimento.
Vários colegas entraram com reclamações no Izzo relatando problemas de infiltração de agua no velocímetro, mas esse problema é novo.
Uma solução é investir em um novo velocímetro. Para manter a quilometragem já registrada no odômetro basta enviar foto para a autorizada onde você comprar o novo velocímetro que o odômetro já virá resgistrando esse valor, já que será programado para tal pela autorizada.