sábado, 8 de novembro de 2008

organização do evento de Búzios

Já disse antes que o pessoal reclamou bastante da volta de Búzios, e isso foi apenas um detalhe na organização do evento de Búzios.

No geral, o evento foi bastante animado apesar do número de participantes e sobre isso fica minha primeira crítica à organização do evento pelo Grupo Izzo. Foram reservadas número idêntico de inscrições para os Chapters RJ e BH. Até aí tudo bem. A divulgação começou de forma tímida e sem muito empenho por parte do Grupo Izzo, mas mesmo assim esgotaram-se as inscrições no Chapter RJ sem que isso ocorresse em Belo Horizonte. A secretária do Chapter RJ, tendo batido sua meta de inscrições, relaxou e deixou correr, dizendo a quem procurava se inscrever que não nada podia ser feito. Na última semana, o gerente da loja RJ, nosso querido Zé Roberto, conseguiu autorização para inscrever mais dez colegas interessados que estavam na espera, e a Laura, vendedora da loja RJ, conseguiu inscrever mais dois casais direto no Chapter BH.

Ora, isso não teria acontecido se, ao completar as inscrições cariocas, o Grupo Izzo remanejasse, tal qual um estoque de peças, as vagas restantes. Resultado: o Chapter RJ levou somente 164 participantes, o Chapter BH levou 80 participantes (se tiver sido tudo isso) e sobraram pelo menos 50 vagas que poderiam ter sido completadas no RJ se tivessem sido oferecidas com mais tempo e maior divulgação. Não é a primeira vez, que atingida a meta, o Chpater RJ deixa colegas fora do evento, em Tiradentes isso também ocorreu. Dividir de forma igual em um primeiro momento é válido, mas se os organizadores quiserem garantir o sucesso do evento recomendo o remanejamento das vagas conforme a procura aumentar em determinado Chapter e diminuir em outro Chapter. Essa situação pode acontecer em qualquer Chapter, sendo mais fácil nos Chapters que estiverem mais perto do local do evento.

Outra crítica foi a forma e duração do evento. Três dias, sendo o primeiro e o último para deslocamentos deixa apenas um dia para confraternização, e esse dia deve ser aproveitado de forma a todos participarem e não somente quem se interessou em fazer o rally. Quem não fez o rally (e muitos desistiram porque era um trajeto longo e a possibilidade de chuva era grande) ficou sem ter referência que pudesse agregar e proporcionar uma confraternização entre mineiros e cariocas. Resultado disso: o jantar de confraternização serviu apenas para juntar cariocas com cariocas e mineiros com mineiras.

E uma última observação: os eventos do HOG servem para veicular a marca HD. Onde estavam as novidades do Salão da Motocicleta? Acredito que transportar três ou quatro motocicletas para ficarem expostas (por exemplo: Sportster XR 12000, Sportster Nightster, V-Rod Muscle e uma Electra 2009) e até mesmo um test drive com o modelo novo da EG para aumentar a fila de interessados no modelo 2009 que foi muito modificado, não teria uma logística tão complicada e daria aos participamentes temas para as conversas, além do rally que teve uma participação reduzida.

Tudo pode melhorar, o próximo regional será em Paraty (28 a 30/11) e vai reunir os quatros Chapters de São Paulo e o Chapter Campinas. Dependendo da programação é sugestão de bate e volta para o Chspter RJ.

Nenhum comentário: