terça-feira, 18 de novembro de 2008

comparativo entre dispositivos para controlar a injeção eletrônica

Este artigo compara os diversos dispositivos existentes no mercado para reconfigurar a injeção eletrônica. Infelizmente não tenho a fonte, pois encontrei com o dispositivo de busca do Google (www.google.com.br). Desculpem os erros de português pois o artigo foi traduzido automaticamente.

"Harley-Davidson injeção eletrônica de combustível, tuning Aids

escritor: D. William Denish


Harley ECM

Harley-Davidson introduziu injeção eletrônica de combustível (EFI) para sua linha de produtos em 1995. Desde então, a fábrica tem seguido uma evolução lenta mas firme em direção a equipar com mais e mais modelos EFI. Começando em 2007, todos os modelos Harley são enviados com EFI, incluindo Sportys pela primeira vez. O impulso para a migração para o EFI é para satisfazer as mais exigentes normas de emissões federais destinados a ter efeito na Califórnia em 2006 e em 2008 para os demais 49 estados. EFI combustível reduz as emissões, porque tem medidores de combustível com mais precisão do que um carburador. Oferece também para pilotos de rua um melhor arranque a frio ou quente, crisper aceleração sob variadas condições operacionais, e mais suave correndo em altitudes elevadas.

No entanto, como aconteceu com a maioria das coisas na vida, não há almoço grátis. EFI é mais complexa do que carburadores e, muitas vezes, exige um aumento dos custos para um melhor desempenho (peças e tuning). De fato, muitos construtores de motores estão constantemente procurando o Santo Graal - o perfeito mapa EFI para o melhor desempenho do motor em combinação com as restrições impostas. Por estas razões, alguns fabricantes oferecem mapas EFI personalizados de combinações específicas de partes/peças de melhor desempenho. No entanto, para uma configuração personalizada, se desviam ligeiramente a partir da combinação exata peças ou tentam paramêtros similares entre as várias peças/partes do EFI para obter tuning arriscado. Por essas razões, é útil saber algumas noções básicas sobre injeção eletrônica de combustível e algumas das ajudas disponíveis para o tuning.


Vamos dar uma olhada em algumas das EFI tuning disponíveis.
EFI sistemas podem ser divididos em três grandes categorias:
* Descarga de mapas (chamados de ECM calibração)
* Add-on módulos
* Mapa de base reprogrammers (um add-on módulo poderá ser ou não utilizado)

Mapas para Download

Harley-Davidson e vários fabricantes de partes aftermarket performance oferecem download mapas concebidos para uma combinação específica de partes do sistema de alimentação. Harley tem vários "ECM calibragem" e tem várias calibrações para diversos Screamin 'Eagle Fase I Fase II e kits de performance. Harley's ECM recalibrações são projetados especificamente para os motores equipados com sistemas EFI Harley-fornecidos (ou Delphi, Magneti Marelli). Basicamente, você compra o mapa de calibragem em um concessionário Harley e, em seguida, importa esse mapar para a ECM. Além disso, alguns fabricantes de peças aftermarket EFI oferecem mapas para download a partir de seus sites específicos para combinações que envolvam suas peças.

Um mapa genérico ECM recalibração ou descarregável é o menor método do custo para uma afinação EFI equipadas com modificações no motor para melhorar o desempenho. O que você tem que manter em mente, porém, é que o seu motor deve coincidir com a combinação desempenho modificações dirigida pelo mapa para download e, mesmo assim, há exceções. Se não for possível localizar um mapa que sintoniza o seu motor corretamente, você deve pensar em usar um add-on qualquer dispositivo ou um mapa de base Reprogrammer para obter o bom tuning.

Add-on módulos

Um add-on módulo é uma unidade que é utilizada em combinação com o motor de ações da ECM. A maioria dos add-on utilizam módulos com potenciômetro baseados em dispositivos que não requerem um computador para o reajuste. Alguns incluem um ou mais mapas base para certos motor / escape modificações no sistema.

Um add-on módulo conecta o ECM e injetores de combustível e modifica o ECM antes da saída de sinais, os sinais chegarem ao CDI. Estas unidades são ajustados, utilizando uma chave de fenda para ajustar os potenciómetros, ou "panelas", que ajustam rpm transição pontos (e não a capacidade de aumentar o limite rev) ea mistura ar / combustível.


Dispositivos que utilizam potenciómetros geralmente são baseados em mecanismos de carga, na medida em que adicionam mais combustível com o acelerador todo aberto do que na marcha lenta. Alguns módulos add-on só podem instruir o injetores de combustível para empobrecer ou enriquecer a mistura ar / combustível, enquanto outros podem direcionar os injetores para adicionar ambos (enriquecer) e remover (empobrecer) de combustível. A capacidade de modificar a mistura ar / combustível dentro de certos limites pode ser importante para uma boa afinação. Pot-based dispositivos são relativamente de baixo custo, mas tem certas limitações quanto à gama de desempenho motor de modificações que podem sintonizar.

Dependendo da marca do módulo, add-on dispositivos incluir até quatro panelas, que permitem definir entre um e três intervalos de rpm para a mistura ar / combustível. Basicamente, você define os intervalos de transição dos pontos e depois ajusta o ar / combustível dentro desses limites. Potenciómetro com base em dispositivos incluem o Cobra FI2000, Dynatek FI Controller, Harley-Davidson SE Pro EFI Race Fueler, Kryakyn Wild Things FI Controller, Rev Digital Fuel Tech Optimizer (DFO), e da Total EFI Fuel Systems Control Module.

Vários dispositivos estão actualmente a ser concebidos a receber atualizações para o sistema digital onde a regulação é reduzida a três botões, um modo a ser escolhido, e mais e menos capacidade de regulagens.

O Vance & Hines Fuelpak é mais um add-on dispositivo que conecta em série entre o ECU e injetores. Em vez de utilizar uma chave de fenda para a adaptação, você entra em 18 números diferentes "modos", utilizando o display e os botões no dispositivo. Vance & Hines inclui um conjunto de números para o seu modelo e ano de Harley, sistema de escape, e qualquer atualização de ECM que você entrar no Fuelpak usando os botões e visor. O Vance & Hines Fuelpak inclui a capacidade de adicionar ou reduzir a quantidade de combustível.

O Dynojet Power Commander é mais um add-on dispositivo que conecta em série entre o ECU e injetores de combustível, mas ele difere da post-base baseada add-ons, pois é um mapa de base módulo que permite a reprogramação de mapas de combustível. Este módulo fica preso na motocicleta e interfere diretamente no mapa de injeção tal como o Harley-Davidson Screaming Eagle Race Tuner, com a diferença que este não fica preso na motocicleta.

5 comentários:

torcato abreu disse...

boa tarde tenho uma preocupacao na minha moto Harley Davidson wide glide 2012 ta bloqueiada ta pedir o pin to a inserir 12345 nao ta abrir peco uma solucao to aflito

wolfmann disse...

Se você fez o procedimento descrito no manual e usou a senha padrão e mesmo assim a moto está bloqueada é sinal que a senha padrão foi modificada.

Nesse caso só resta levar a moto na oficina autorizada para que seja destravado o Security Sistem e você possa reprogramar uma nova senha.

Rodolfo Carvalho Fonseca disse...

Boa noite amigo! Tenho uma HD 883R 2012, sendo que andei lendo uma matéria que vc colocou sobre realizar diagnósticos na moto. Eu fiz esse diagnóstico, e apareceu b1006, erro este que vc comentou que seria um curto na ignição se não me engano. Minha moto só tem o alarme original de fabrica instalado e não tem mais nenhum outro acessório elétrico ou dispositivo extra instalado que justifique esse erro. O único problema que estou tendo é com minha bateria, a qual não está mais segurando carga por muito tempo, e estou tendo que realizar recargas até a chegada da bateria nova, que já está a caminho. Outra observação que fiz, e que não tinha apresentado antes, é que durante o funcionamento da motocicleta, estando em movimento, ela tipo perde a carga de energia, e reparei que a moto dá uma pequena e rápida travada, reduzindo a velocidade e o ponteiro do velocímetro cai repentinamente para o 40 ou 30, e quando restabelece volta para o marcador da velocidade em que eu estou. Esse problema que relatei, e esse erro b1006 diagnosticado pode estar relacionado a minha bateria velha, ou seria um problema mesmo de curto na ignição, ou em outro sistema elétrico da moto?

wolfmann disse...

Rodolfo, seu culpado provável é a bateria ou o sistema de carga (estator/regulador).

Se a bateria já está condenada (não segura carga) vale a pena investir em uma nova, e aliado a isso fazer testes no seu regulador de voltagem (pode ser o culpado pela bateria não segurar carga).

Rodolfo Carvalho Fonseca disse...

Obrigado! Vou trocar a bateria da moto, que já está a caminho! Valeu a dica! Vou pedir ao meu mecânica que faça um teste no regulador de voltagem para saber se está tudo ok! Seu blog e sua ajuda são de grande valor para os que são apaixonados por essas motos, e para aqueles que, como eu, não sabem identificar e solucionar os problemas que aparecem! Vc está de parabéns!