segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Códigos de erros nas HDs

As Hds tem um pequeno processador que faz diagnóstico e mantém um log de erros que acontecem cada vez que a moto está ligada. Qualquer coisa referente a moto, desde uma lâmpada queimada até um travamento de pistão fica registrado nesse log.

Para se ter acesso ao log é preciso ligar a moto com o botão do odômetro precionado, o velocímetro vai parecer que enlouqueceu (todas as luzes vão piscar e o ponteiro vai até a velocidade máxima e volta) e no odômetro vão aparecer letras, que a cada toque mostram o log referente aquele ítem.

Segue literatura técnica (em inglês) que traz os códigos de erros mais comuns, sendo que em alguns ítens aparecem códigos que somente com o manual de manutenção do modelo podem ser decifrados. A fonte é o Fórum do www.biduzidos.com.br

"quote:
--------------------------------------------------------------------------------
Originally posted by Rômulo

04-08 HD DTC Codes and Activation

These will also work on the 07 & 08 bikes. There are additional codes for the 08 bikes not listed here but will be when they become available.

The IM (instrument module) is capable of displaying DTC's (diagnostic trouble codes).
Speedometer Self Diagnostics: The speedometer is capable of displaying and clearing speedometer, tachometer, TSM/TSSM and ICM/ECM Diagnostic Trouble Codes (DTC).

1- Turn Ignition switch to OFF & Run/Stop switch is to Run. Gire a chave da ignição para o OFF se ela estiver ligada

2- Push odometer reset button in & hold. Aperte o botão de reset do odômetro e segure

3- Turn ignition switch to Ignition and release odometer reset button. Background lighting sould illuminate, speedometer needle should sweep its full range and indicator lamps (battery, security, low fuel, check engine and cruise) should illuminate. The word “diag” should then appear. Gire a chave da ignição para a posição ON. As luzes se acenderão e será iniciado o diagnóstico da motocicleta. A palavra diag aparecerá.

4 - Push the odometer reset button once and you will see the selection menu "PSSPt" with the first P flashing. Aperte o bodão de reset do odômetro e você verá o menu de seleção PSSPtb, com o primeiro P piscando.

5 - Each letter represents an area of the diagnostics module. The module that is flashing is the one you are going to check. To move from one letter (module) to the next, you push the odometer reset button one time. (from P to S to SP to t and back to P, etc.)
P = ECM/ICM (Electronic Control Module [EFI] / Ignition Control Module [Carbureted])
S = TSM/TSSM (Turn Signal/ Turn Signal Security Module)
SP = speedometer
T = tachometer

6 - To get the DTC within an area of diagnostics, push and hold the odometer reset button in for 5 seconds and release. If there are any DTC’s the code will be displayed or the word “none” will appear if there are no DTC’s. Push the odometer reset button again to view additional codes if they exist. Para acessar a área de diagnóstico, aperte e segure ´por 5 segundos o botão de reset. Se tiver algum código de erro, aparecerá no display ou se não tiver erro, a palavra none aparecerá. Aperte o botão de reset do odômetro para ver se existem códigos de erro adicionais.

7 - Record the codes.

8 - If DTC’s are not to be cleared, Press and release the odometer reset button. Part number of module will be displayed.
NOTE: To determine if a code is current or historic, clear the displayed code by pushing in and holding the odometer reset button ( longer than 5 seconds) until 'clear' comes up. Release the odometer reset button. Turn OFF the ignition switch. Run your bike and shut it down then recheck the DTC’s again by repeating steps 1 to 9. If the code is current it will reappear.

9 – Press and release the odometer reset button to continue to the next module.

10 – Turn Ignition switch to OFF.

On models not equipped with a tachometer "No Rsp" will appear when the tachometer identifier is selected.

"No Rsp" will also appear if the run/off switch is in the off position when doing this procedure.

--------------------------

DTC FAULT CONDITION MODULE

"BUS Er" Serial data bus shorted/low/open/high
B0563 Battery Voltage High TSM/TSSM
B1004 Fuel Level Sending Unit Low Instruments
B1005 Fuel Level Sending Unit High/Open Instruments
B1006 Accessory Line Overvoltage Instruments
B1007 Ignition Line Overvoltage Instruments
B1008 Reset Switch Closed Instruments
B1122 Right turn output fault
B1131 Alarm Output Low TSM/TSSM
B1132 Alarm Output High TSM/TSSM
B1134 Starter Output High TSM/TSSM
B1135 Accelerometer Fault TSM/TSSM
B1141 Ignition switch open/low
B1151 Sidecar BAS Low TSM/TSSM
B1152 Sidecar BAS High TSM/TSSM
B1153 Sidecar BAS Out of Range TSM/TSSM
P0106 MAP Sensor Rate of Range Error Carb
P0107 Map Sensor Failed Open/Low Carb
P0107 Map Sensor Open/Low EFI
P0108 Map Sensor Failed High Carb
P0108 Map Sensor High EFI
P0112 IAT Sensor Voltage Low EFI
P0113 IAT Sensor Voltage Open/High EFI
P0117 ET Sensor Voltage Low EFI
P0118 ET Sensor Voltage Open/High EFI
P0122 TP Sensor Open/Low EFI
P0123 TP Sensor High EFI
P0131 Front 02 sensor low (lean)
P0132 Engine running rich
P0134 Front 02 sensor open/not responding
P0151 Rear 02 sensor low (lean)
P0152 Rear 02 sensor high (rich)
P0154 Rear 02 sensor open/not responding
P0261 Front Injector Open/Low EFI
P0262 Front Injector High EFI
P0263 Rear Injector Open/Low EFI
P0264 Rear Injector High EFI
P0373 CKP Sensor Intermittent Carb
P0373 CKP Sensor Intermittent EFI
P0374 CKP Sensor Not Detected Carb
P0374 CKP Sensor Synch Error EFI
P0501 VSS Low Carb
P0501 VSS Low EFI
P0502 VSS High/Open Carb
P0502 VSS High/Open EFI
P0505 Loss of Idle Sped Control EFI
P0562 Battery Voltage Low Carb
P0562 Battery Voltage Low EFI
P0563 Battery Voltage High Carb
P0563 Battery Voltage High EFI
P0602 Calibration Memory Error Carb
P0603 EEPROM Failure Carb
P0603 ECM EEPROM Error EFI
P0604 RAM Failure Carb
P0605 Program Memory Error Carb
P0605 ECM Flash Error EFI
P0607 Converter Error Carb
P0661 Intake solenoid low/open
P0662 Intake solenoid high/shorted
P1001 System Relay Coil Open/Low EFI
P1002 System relay Coil High/Shorted EFI
P1003 System relay Contacts Open EFI
P1004 System Relay Contacts Closed EFI
P1009 Incorrect Password Carb
P1009 Incorrect Password EFI
P1010 Missing Password Carb
P1010 Missing Password EFI
P1351 Front Ignition Open/Low Carb
P1351 Front Ignition Open/Low EFI
P1352 Front Ignition Coil High/Shorted Carb
P1352 Front Ignition Coil High/Shorted EFI
P1353 Front Cylinder No Combustion EFI
P1354 Rear Ignition Coil Open/Low Carb
P1354 Rear Ignition Coil Open/Low EFI
P1355 Rear Ignition Coil High/Shorted Carb
P1355 Rear Ignition Coil High/Shorted EFI
P1356 Rear Cylinder No Combustion EFI
P1357 Intermittent Secondary Front EFI
P1358 Intermittent Secondary Rear EFI
U1016 Loss of ICM/ECM Serial Data Instruments
U1016 Loss of ECM Serial Data, Vehicle Speed, Vehicle Inhibit Motion or Powertrain Security Status TSM/TSSM
U1064 Loss of TSM/TSSM Serial Data Carb
U1064 Loss of TSM/TSSM Serial Data EFI
U1064 Loss of TSM/TSSM Serial Data Instruments
U1097 Loss of Speedometer Serial data Carb
U1097 Loss of Speedometer Serial data EFI
U1097 Loss of Speedometer Serial data TSM/TSSM
U1255 Missing Message at Speedometer EFI
U1255 Serial Data Error/Missing Message EFI
U1255 Serial Data Error/Missing Message Instruments
U1255 Serial Data Error/Missing Message TSM/TSSM
U1300 Serial Data Low Carb
U1300 Serial Data Low EFI
U1300 Serial Data Low Instruments
U1300 Serial Data Low TSM/TSSM
U1301 Serial Data Open/High Carb
U1301 Serial Data Open/High EFI
U1301 Serial Data Open/High Instruments
U1301 Serial Data Open/High TSM/TSSM


2006 models with 02 sensors (Dynas)

P0131 Front 02 sensor lean for any length of time
P0151 Rear 02 sensor lean for any length of time
Above codes can also be set if 02 sensor fails.


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AFR – Air Fuel Ratio

ATS – Air Temperature Sensor

BAS – Bank Angle Sensor

CCM – Cruise Control Module

CKP – Crank Position Sensor. The CKP generates an “AC signal” which is sent to the ECM where it is used to reference engine position (TDC) and speed. Home position established by taking readings off the 22 teeth on the alternator rotor.

DTC – Diagnostic Trouble Codes

ECM – Electronic Control Module. (The Computer) Computes the spark advance for proper ignition timing and fuel control based on sensor inputs (from CKP, MAP & TP sensors) and controls the low-voltage circuits for the ignition coils and injectors. The dwell time for the ignition coil is also calculated in the microprocessor and is dependent upon battery voltage. The programmed dwell feature gives adequate spark at all speeds.

ECT – Engine Coolant Temperature. Sensor also controls the cooling fan relay that provides 12 Vdc to the fans.

EFI – Electronic Fuel Injection

EFP – Electronic Fuel Pump

ET – Engine Temperature sensor

FI – Fuel Injectors

FPR – Fuel Pressure regulator

IAC – Idle Air Control actuator

IAT – Intake Air Temperature sensor

ISS – Ion Sensing System…detonation detection

MAP – manifold Absolute Pressure sensor. The MAP sensor monitors the intake manifold pressure (vacuum) and sends the information to the ECM. The EMC then adjusts the spark and fuel-timing advance curves for optimum performance.

TP – Throttle Position Sensor

TSM/TSSM (Turn Signal/ Turn Signal Security Module)

VE – Volume Efficiency

VSS – Vehicle Speed Sensor. Used as an input for idle speed control

Updated 9/1/07

Rômulo
Belo Horizonte - MG "


Uma anotação de código de erro durante o uso da moto, normalmente é sinalizada com o velocímetro enlouquecido que muitas vezes não notamos. Vale a pena conhecer esse recurso para uma saber se vale a pena levar a moto na oficina.

Apenas para completar, existem outras duas postagens com códigos de erros referentes às Tourings anteriores à 2004 (ECU Magneti Marelli) e modelos posteriores à 2010 com a nova linha de comunicação de seis vias (can bus).

Se não encontrar o erro nessa lista, tente pesquisar em

http://wolfmann-hd.blogspot.com.br/2012/09/codigos-de-erro-hd-anterior-2004.html

http://wolfmann-hd.blogspot.com.br/2014/11/codigo-erro-hd-2010-em-diante.html

http://wolfmann-hd.blogspot.com.br/2016/05/can-bus-e-os-novos-erros-dtc.html

348 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 348 de 348
wolfmann disse...

Beck, meu palpite é falha no módulo do ABS. Já li e tenho vários colegas se queixando que o ABS vem falhando nas Electras 2008 (primeiro ano do ABS na HD).

A falha no ABS pode estar travando a roda e impedindo que a moto acelere.

Unknown disse...

Boa noite!

Parabéns pelo Blog. Ele é uma ótima opção de consulta e aprendizado.

Tenho uma V rod muscle 2013 e está aparecendo o Log de erro P1357 e P1358. Você poderia me ajudar a solucionar ou me dar uma diretrizes do que possa ser?

Obrigado Argôlo

wolfmann disse...

Argôlo, eu ainda não vi nada sobre esses erros, mas fazendo uma pesquisa na web li alguns relatos dessa falha (que não é exclusividade das VRSC).

As causas apontadas para gerar esse erro é falha na centelha da vela, que estaria acontecendo de forma intermitente, ou seja, gerando falha na queima do mistura na câmara. Pode ser algo muito sensível ou pode ser algo que realmente esteja atrapalhando.

Suponho que não seja sensível ou você não estaria correndo atrás do problema.

Problema de centelha de vela está relacionado com a vela, os cabos, os plugs que ligam o cabo à vela e a bobina, e a bobina propriamente dita.

Você tem anotação de problema tanto no cilindro dianteira (P1357) quanto no traseiro (P1358) e por isso não acredito em velas ou cabos, mas sim uma falha na bobina.

Eu começaria pelo simples: apague as msgs e troque as velas de lugar (traseiro com dianteiro). Isso pode ser feito sem grande ajuda.

Em seguida vale a pena arrumar outros cabos emprestados para ver se o defeito está nos cabos ou plugs.

Ultrapassadas essas etapas, e o erro continuar, só resta testar a bobina.

Abraço.

Anônimo disse...

Boa noite
Tenho uma hoad king 2008
Troquei a bateria dela
Do nada ela desligada começou a ascender as luzes do painel e farol
Muito loco
O q pode ser

wolfmann disse...

Sem ver o log de erros fica muito difícil dar um palpite, mas como o defeito começou a ocorrer após a troca da bateria verifique o aterramento e se os cabos estão bem presos.

Mais do que isso vai ser adivinhação.

Abraço.

Diego disse...

Amigo, o code b1155 indica Neutral Switch short-to-ground, ou Neutral Switch short-to-battery. O neutro está funcionando, acendendo normalmente o led no painel, bem como a não tem dado problema de marcha engatada. A bateria da moto foi trocada por tempo (4 anos, fim de vida útil), será que pode ser erro em leitura? vou resetar o log e ver se persiste. Assustei pois não há, aparentemente, nada errado! Grato

Unknown disse...

Prezado Wolfmann, parabéns pelo blog!!!
Tenho uma DYNA Custom 2011 e ontem ao pegar estrada tudo ocorria normalmente até que começou a chover e de repente a luz do óleo começou a piscar e as vezes ficava acesa porém com uma luminosidade mais fraca, parei imediatamente para verificar o nível de óleo e tudo normal, sem vazamentos inclusive.Como estava muita chuva e de noite, arrisquei e voltei para casa com ela assim mesmo( mais ou menos 60km).Hoje ao ligar, a luz apaga assim que o motor pega.Os códigos de erros gerados são referente ao escape (V&H) P0151 e P1475, percebi tambem que dentro do mostrador das luzes esta úmido, indicando entrada de agua da chuva, será que foi isso?Obrigado!!!

wolfmann disse...

Diego, falhas no circuito acarretam as mensagens de erro e no seu caso pode ter sido causado pela carga baixa da bateria antes de ser trocada, deixando no log uma mensagem que não corresponde a atual situação.

Melhor solução é a que você apontou: zerar o log e verificar se haverá nova mensagem porque, a princípio, não existe motivo para esse erro.

Abraço.

wolfmann disse...

André, como você mesmo já verificou, nada indica que exista um problema de lubrificação ou na bomba de óleo senão a luz indicando o problema não teria deixado de acender.

Os instrumentos da HD são um calo para os proprietários, eu mesmo precisei trocar meu velocímetro porque simplesmente não conseguia mais ler o odômetro ou as mensagens de erro do log porque o painel de LCD estava trincado.

Zere o log de erro (os erros referentes ao escape vão voltar) e verifique se aparece alguma coisa.

Sem vazamento ou superaquecimento do motor, não acredito que exista falha no motor, mas sim no painel de instrumentos que pode ter algum contato oxidado pela umidade e acendido a luz espia do óleo.

Abraço.

Unknown disse...

Muito obrigado Wolfmann, agora a luz de óleo não acende mais, acho que queimou.Esse erro deveria aparecer nos códigos de erros né?Obrigado mais uma vez!!

wolfmann disse...

Deveria aparecer um erro no seu log, na seção SP. Estranho não ter aparecido.

Erick SN disse...

Prezado! Ao realizar o diagnóstico apareceram os erros B 1008 e B 1155. Sabe me dizer o que eles indicam?

wolfmann disse...

Erick, B1008 mostra que existe um curto no circuito do odômetro e o B1155 é curto no switch do neutro.

Seu painel de led está apagado? Parece que você tem um curto nos instrumentos e as luzes espia, odômetro e luzes do velocímetro estão sofrendo as consequências.

Sugiro uma limpeza nos contatos velocímetro. Se não resolver, verifique o switch do neutro (está nos sensor de neutro em cima da caixa da primária).

Abraço.

Unknown disse...

Olá, parabens pelo blog.

Estou com um modulo de um amigo o part number é 68921-07. Está com problemas na seta, pois as mesmas não funcionam. Você poderia me informar onde posso encontrar o esquema de ligação desse modulo?

wolfmann disse...

Renato, problema com TSSM pode não ser ligação elétrica. Eu encontrei várias imagens, junto com relatos de problemas na versão 01 desse módulo (a do seu amigo já é a versão 07) por oxidação de contatos e consequente queima do módulo.

Não sei o histórico do problema, mas tente um limpa contato e refaça as ligações como as ligações do módulo do outro punho.

Outro detalhe é que esse módulo pode precisar ser reconhecido pela ECM para o perfeito funcionamento e para isso pode ser necessário uma programação a ser feira cano dealer, caso raro em peça nova, mas recorrente em peças usadas.

E por fim, o problema também pode ter causa no BCM, que controla o movimento da moto e dispara os pescas junto com o alarme, mas acredito que não seja o caso porque você relata problema apenas com os pescas é um problema no BCM iria ativar o imobilizador do alarme e a moto não iria ligar.

A pesquisa que fiz foi "electric diagram Harley 68921" . Verifique em imagens que você encontra o diagrama, infelizmente o programa do blog não permite imagens nos conentários.

Abraço.

Anônimo disse...

Bom dia . Tenho dyna fxd 2009 e aparece os seguintes cód de erros p0134. E p0502.

Marcelo disse...

boa tarde amigos. estou com uma fat boy 2012 onde ao ligar a marcha lenta sobe até os 4500 giros e após alguns segundos estabiliza proximo aos 1000 giros. o que pode ser?

wolfmann disse...

As HDs normalmente fazem isso quando estão frias, elevando o giro para atingir temperatura de serviço e ir normalizando.

Apesar disso, acho que a marca de 4500 rpm é alta para atingir a temperatura de serviço e merece ser investigado.

Rode o diagnóstico e anote os erros.

Anônimo disse...

boa noite wolfmann tenho uma dyna fxdc 2011 ela está as vezes com uma certa dificuldade pra ligarda uns estouros e toda vez q pega apaga normalmente a luz da injeção e depois ela acende novamento por uns 5 segundos e apaga novamente quando reduzo as marchas ela vem na rotacao normal e depois meio q da uma aceleração sozinha peguei os codigos no paianel PSSPEb Pn68925-07 e tbm 67204-09 oque pode ser? obrigado

wolfmann disse...

Essas msgs não representam códigos de erro: são as seções a serem examinadas e os part numbers do mapa de injeção e ECU.

Refaça o diagnóstico, mas segure o botão quando tiver a msg PSSPEb, vai receber ou uma msg "none"ou um código de erro em cada seção.

Sem ver os códigos, pelos sintomas eu arrisco um palpite de sistema de alimentação sujo: filtro sujo, mangueira interna entupida ou até mesmo combustível adulterado.

Abraço

Thiago disse...

Hofmann,
tenho uma Iron 883 2012, e ela ficou parada por uns 2 meses sem ligar. A bateria descarregou e utilizei um carregador para dar uma carga na bateria, porém quando tento dar partida nela, assim que coloco a chave na posição ON as setas piscam alternadamente por um tempo depois apagam. Aperto o RUN porém não da sinal nenhum, nem indicio de ignição. Será que a bateria foi pro saco?
Obs: fiz o teste de diagnostico e acusou erro P0131 e P0151, mas creio que deve ser porque eu troquei o escapamento dela.

Obrigado...

wolfmann disse...

Os erros são devidos à troca do escapamento.

Sobre a moto não estar dando partida, a causa mais provável é a bateria, mas pode ser apenas um aterramento.

Verifique as ligações da bateria, se os bornes estão corretamente apertados e se algum cabo não está encostando no quadro.

Abraço.

Biagio disse...

Wolfmann,

Tenho uma Night Rod 2012 muito pouco rodada, dei uma carga lenta na bateria e alguns dias após ele começou a apresentar o seguinte defeito:
Side stand abaixado e moto em ponto morto, deu partida ela pega e morre logo em seguida me apresentando a mensagem side stand, eu apenas levanto side stand e moto pega normalmente. É um defeito, ou desconfigurou alguma coisa?

Obrigado e parabéns pelo Blog,

Biagio F.

wolfmann disse...

Não é defeito. Você pode ter reparado somente após a carga na bateria, mas as motos após 2006 não rodam com o descanso (jiffy stand) aberto.

A operação normal e esperada pelo sistema é ligar a moto com o descanso aberto e a moto apoiada nele, o piloto colocar a moto em pé, recolher o descanso e engatar a marcha para sair rodando.

Se você recolher o descanso antes de dar partida ou recolher o descanso com a moto funcionando antes de engatar a marcha, acontece o funcionamento esperado e a moto funciona normalmente.

Se você liga a moto, dá partida e engata a marcha com o descanso aberto, o sistema de segurança entende que você esqueceu de recolher o descanso, representando um risco à pilotagem, e apaga o motor enviando a mensagem "side stand" para que você recolha o descanso, dê partida novamente, engate a marcha e saia rodando. Note que alguns modelos não permitem sequer que a moto dê partida, mesmo se o descanso estiver recolhido, com marcha engatada sem a embreagem acionada, também como forma de segurança para evitar que o tranco inesperado da moto sendo acionada com marcha engata derrube o piloto e a moto.

É normal e visa a segurança do piloto.

Abraço.

Unknown disse...

Bom Dia
Tenho uma Heritage 2008 e quando ela esquenta muito, exemplo andando no centro da cidade ela muda o som do motor e escapamento como se estivesse falhando.(Som abafado) Geralmente quando está subimdo uma marcha, aparece esse problema quando troco de marcha volta ao normal.
As vezes não volta ao normal só quando esfria.]
Poderia me ajudar?
Obrigado

Toddy disse...

Wolfmann,
Parabéns pelo blog! Muito útil!!

Unknown disse...

Olá Wolfmann,tenho uma HD Fat Boy 2007 e aparece o código de PSSPT,é algo grave?a luz da amarela que simboliza um motorzinho depois de dar partida apaga e depois acende e não apaga mais.Isso não acontece com frequência.Abraços.

wolfmann disse...

Reinaldo, se fosse uma moto mais recente eu diria que você está com o parade mode setado, mas na 2008 só se você tivesse feito isso com o SEPST.

Sugiro que você rode o diagnóstico para que possamos buscar um caminho para achar o problema.

wolfmann disse...

Claudemir, o código PSSPT não é um código de erro. São as seções referentes aos vários módulos: P refere-se ao Powertrain, S refere-se a Signal, SP refere-se a Speedometer e T refere-se a Tachometer.

Para determinar os erros existentes, assim que essa msg aparece, segure o botão do odômetro e cada inicial de seção vai piscar, novo toque traz um erro do log ou em caso de não haver erro aparece a msg "none". Ao final aparece uma msg com o part number do módulo que armazenou o erro, passando a seção seguinte.

A luz espia amarela que você se refere (o motorzinho) aparece assim que você liga a moto e o botão do corta-corrente está na posição "run". Isso significa que a bomba de gasolina está pressurizando o sistema e assim que apagar, a moto está pronta para dar partida.

Se a luz espia da injeção acende eventualmente, indica que você tem um problema a ser resolvido. Esse problema gera um erro na seçao P (Powertrain) e pode ser desde uma falha no injetor até um sensor enviando um pulso gerado de forma errada.

Rode o diagnóstico e anote os erros para que possamos determinar um caminho para achar o problema.

Unknown disse...

Ola,se puder me ajudar,tenho uma fat boy 2007 PSSPT,fiz verificação no painel e apareceram norSP,nonE e o código Pn68921-0,o que pode ser isso? estou preocupado man.Abraços

wolfmann disse...

Claudemir, a msg "norsp" significa que não houve resposta da ECU na seção que você consultou. provavelmente você rodou o diagnóstico com o corta corrente na posição "off". Deixe na posição "run" e rode o diagnóstico novamente.

A msg "none" indica que não existe erros no log, ou seja, está tudo funcionando corretamente.

A msg "pn999999" está indicando o part number do módulo que gerou o log. Também é normal.

Abraço.

Unknown disse...

Boa tarde! Wolfmann me dá uma luz!! Tenho uma fatbob 2014 e recentemente fiz uma viagem de 200km e percebi a moto toda estranha, meio xoxa, aquela luz vermelha do painel acesa por um tempão. Rodei o diagnóstico de erros e apresentou esses:

ECM
P1353
P1356
(Pn 001187-01)

BCM
B2137
(Pn 69994-12A)

Tem ideia do que pode ser tudo isso e como resolver? Rodo pouquíssimo com a moto, apenas em fds e olhe lá. O que mais me assusta é que a garantia expirou faz 1 mês.

Valeu!!

wolfmann disse...

Vamos por partes: o código B2137 refere-se a problema no seu farol baixo, provavelmente em curto ou lâmpada queimada (dá uma olhada no blog porque postei uma nova lista de erros referente aos erros que são monitorados pelo CAN BUS, caso da sua moto), portanto coisa fácil de resolver.

Já os códigos P1353 e P1356 indicam falha na combustão em ambos os cilindros (53 indica o cilindro dianteiro e 56 indica o cilindro traseiro). Provável culpado deve ser o combustível, mas vale a pena verificar cabos de vela e vela para eliminar problemas de centelhamento.

Cabos no lugar, velas em condição de uso, coloque um combustível de qualidade, de preferência pódium ou premium, para limpar o sistema.

Se o problema for mesmo o combustível, deve notar diferença logo nos primeiros quilometros. O aconselhável seria esgotar o tanque e substituir todo o combustível.

Não acredito em falha de módulo ou sensores, mas vale a pena uma limpeza no sensor da borboleta.

Abraço.

Unknown disse...

Olá , gostei muito do blog
Minha Road King 2012 iniciou não acionando mais a buzina
Depois deixou de funcionar a luz do piloto e setas , ou seja dos botões de seta pra baixo, e a luz do aba não acende mais . Alguma dica do que deve estar acontecendo ? Um abraço Milton

wolfmann disse...

Milton, meu palpite é falha no módulo de punho.

É um defeito recorrente por oxidação dos contatos e com a tecnologia CAN BUS, os instrumentos são os primeiros a darem defeito.

O mais grave será defeito no corta-corrente que vai impedir de ligar a moto.

Abraço.

Unknown disse...

Wolfmann, bom dia.
Preciso de um auxilio, minha RK 2007 está com ponteiro de velocidade oscilando quando estou com a moto parada em ponto morto, conforme fica mais quente o motor mais oscila chegando a marcar 40km/h. Até o momento não deu mensagem de erro. Poderia me auxiliar por onde começar para tentar eliminar isso?
Já pensei em ser regulador de voltagem, sensor de velocidade mas acho melhor partir investigando para não ter custos desnecessários.
Obrigado,

wolfmann disse...

Valdir, o culpado provável é o sensor de velocidade, embora não tenha assinalado erro no log.

Comece pelo simples: retire-o, limpe-o e jogue limpa contatos nas duas extremidades do fio. Verifique também se o fio não está cortado ou encostando na carcaça do motor ou quadro, causando o aterramento.

Aproveite e verifique os contatos da bateria, que costumam sofrer bastante com a vibração das RKs.

abraço.

Unknown disse...

Ola Wolfmann
O log eu não cheguei a "puxar" e tbm no painel não informou nada.
Eu já limpei os contatos da bateria mas irei seguir sua orientação do sensor e aproveitar para limpar o conector que sai do velocimetro (fica embaixo do painel do tanque).
O log eu não cheguei a "puxar" e tbm no painel não informou nada.

Ate mais...
Obrigado,

Unknown disse...

fala fabio, bom dia, vi que estava com o mesmo problema que eu estou, como arrumou? abraços

Alemão disse...

Boa noite tudo bem apareceu a luz de bateria acendeu e apagou e os códigos P=CLEAr Pn 32897 - 046 End S=nonE Pn 68920 - 01d SP = nonE Pn 67041 - 04 =no r 5P estou preocupado.

wolfmann disse...

Alemão, o log de erro não mostra nenhum erro, apenas os part numbers dos módulos referentes às seções do log.

Unknown disse...

Wolfmann, boa tarde. Td bem:

Preciso de uma ajuda sua, as luzes de injeção e bateria estão acesas direto qdo estou pilotando, fui na concessionaria e tiraram diagnostico e apresentou carga baixa de bateria e no restante nem um outro. Contudo, vc tem alguma dica no que posso fazer para vericar, por exemplo tirar o codigo de erro da RK2007 para certificar se é isso mesmo.
Obrigado,

wolfmann disse...

Valdir, o log de erros permanece na memória até que seja limpo. Se os erros voltarem a acontecer, voltam a ser registrados.

Para limpar os erros, basta acessar o diagnóstico e quando o erro for mostrado no odômetro, manter o botão de reset do odômetro pressionado até que apareça a msg "clear".

Você mesmo pode rodar o diagnóstico sem ajuda do computador do dealer: com o corta-corrente em "run", antes de ligar a ignição, pressione o botão de reset do odômetro, vire a chave e o ponteiro do velocímetro varrerá todo o campo, acenderão as luzes do velocímetro e a primeira msg a ser vista é "PSSP" mostrando cada seção do diagnóstico.

Para navegar pelas seções, use o botão de reset do odômetro e vá lendo as msgs.

abraço.

Anônimo disse...

Wolfmann
Eu tirei esse código do log, 0562....onde posso saber sobre esse código.

Obrigado

wolfmann disse...

Esse deve ser o P0562, batery voltage low. Se estiver correto, comece pelo simples: verifique o aperto dos polos da bateria e a voltagem. Dê uma carga lenta para ver se recupera a bateria.

Se a bateria realmente não segurar mais carga, é trocá-la.

Abraço

Valdir disse...

Wolfmann, bom dia.
feedback do erro P0562. Eu verifiquei e tudo e percebi que o estator não está passando energia. Desmontei e o estator estava "torrado", queimou tudo e agora levei o regulador para avaliar também. Eu troquei o estator faz dois anos na concessionaria HD, coloquei uma nova e achei muito estranho ter acontecido novamente.
Contudo, gostaria de saber se tem alguma recomendação para evitar ou aumentar a vida útil do estator e retificador? Eu sempre faço revisões e verifico reapertos dos cabos e conectores porém já é a segunda HD que tenho que apresenta esse problema e nessa atual com pouco tempo de troca da peça..
Até mais...

wolfmann disse...

Não tem muito o que fazer além do que já faz.

Acredito que estamos falando de uma moto pós 2011 e equipada com o TC96. Se for, esse sistema elétrico é uma adaptação de projeto para adotar a tecnologia CAN BUS, que nos EUA já nasceu no TC103 e com um sistema elétrico projetado para essa tecnologia.

Essa adaptação é o calo das motos mais novas, basta ver a quantidade de relatos reclamando sempre da mesma coisa.

Aliado a isso temos a qualidade do estator, provavelmente chinês e provavelmente sem o controle de qualidade exigido no mercado americano.

Unknown disse...

Olá Wolfmann
referente ao estator, minha moto é uma RK2007 e não se enquadra nessa adaptação porém acho que a qualidade dos estator que a concessionaria HD me vendeu é de se duvidar. Atualmente tudo está sendo fabricado na ásia mas acredito que peças HD do mercado americano tem uma exigencia melhor e vindo para o BR estão sendo de má qualidade.
Contudo vou remanufaturar porque ja me disseram que até fica melhor que original.
Obrigado pelo retorno e atenção!

Unknown disse...

Boa noite tenho uma Fatboy 12/13 e a luz vermelha do painel fica acesa e aparece os seguintes códigos ECM P1632
BCM B2161 alguém pode me ajudar!!!!!

wolfmann disse...

Leandro, salvo engano já te deixei recado em um grupo de FB, mas vamos lá:

Erro B2161 indica problema no circuito da luz de freio, provavelmente queimada. Troque.

Erro P1632 é aviso que o odômetro está setado para marcar em milhas ao invés de quilômetros.

Na mensagem que deixei no FB cheguei a perguntar se havia trocado o velocímetro, mas não houve resposta.

Agora, pesquisando mais um pouco (estou com o computador e não com o cel), vi que pode se tratar de um reset por baixa voltagem na bateria. Verifique a bateria e preste atenção ao odômetro para ver se está setado realmente em milhas ao invés de quilômetros.

Anônimo disse...

Bom dia , ME chamo Denis , tenho uma Iron 883 2012, recentemente percebi que o fusivel da bateria estava queimando constantemente, fiz a analise de pane e apareceram os seguintes codigos, U 1064, U 1097, U 1016, B1006, B1007 , saberia me informar o tamanho da minha dor de cabeça? rsrs desde ja muito obrigado

lpnoia disse...

Bom dia sr, parabéns pelo blog, me chamo Leandro, veja como pode me ajudar, tenho uma 883iron 2010 e quando estou antando com ela a luz da bateria e injeção acendem e permanecem acesas por um bom tempo, as vezes se apagam e acendem novamente, outras vezes se mantem acesas até eu chegar ao meu destino, não interfere em nada na condução da moto, motor permanece funcionando perfeitamente. O que pode ser isso?

wolfmann disse...

Denis os erros U1016 (perda de comunicação com a ECM), U1064 (perda de comunicação com o módulo TSM/TSSM) e U1097 (perda de comunicação com o velocímetro) são menos importantes, mas servem para o diagnóstico mais completo por conta dos erros de curto na linha de acessorios (B1006) e ignição (B1007).

Não sei se instalou algum acessório (o erro B1006 leva a crer que tenha feito isso), mas ele está dando curto no circuito de acessório e ignição, provavelmente queimando o fusível da bateria.

Quando a bateria sai do circuito (fusível queimado) começam as perdas de comunicação que geram os erros seção U.

Verifique o circuito da linha de acessório e ignição.

wolfmann disse...

Leandro, sua moto está te avisando que a bateria está com carga baixa, seja por ela estar cansada ou seja por ela estar mal conectada.

Verifique a carga da sua bateria com um voltímetro e as conexões dos cabos da bateria.

Uma carga lenta pode prolongar a vida da sua bateria.

Unknown disse...

Olá. Em uma viagem de 400km com muita chuva, minha Dyna Switchback 2012 com escape vance hines, filtro de ar esportivo com supercharger, lâmpadas super brancas, lanterna traseira de led, apresentou problemas. Ela morreu comigo a 100km/h e o painel todo começou a piscar sem parar. Só voltou a funcionar depois de alguns minutos parado no acostamento. Alguns km a frente ainda com muita chuva apagou de novo e o painel novamente piscando TODO. Dessa vez ela voltava funcionar o motor somente apoiada no descanso lateral. Era retirar o descanso para arrancar que ela morria e piscava tudo novamente. Mais estranho ainda é que após alguns minutos novamente ela voltou aí normal e segui por alguns km mais até acontecer tudo novamente: pisca painel, morre motor e ligar somente apoiada no descanso. Esperei alguns minutos na chuva e novamente ela volta aí normal. Depois de mais alguns km, novamente tudo acontece. Dessa vez mesmo após alguns minutos NADA de voltar a funcionar. Somente ligando apoiada no descanso, o painel piscando tudo sem parar etc... Já havia pedido Reboque quando depois de uns 30min resolvi tentar já que estava a 5km de casa. Ela pegou normalmente sem piscar nada e consegui chegar em casa. Na semana seguinte levei na oficina e acharam o sensor de descanso super danificado no imã e foi trocado por um novo. Segundo o mecânico era esse o problema!!! Minha dúvida é: se for só o sensor do descanso, pq ela voltava a funcionar depois de ficar parada e desligada por alguns minutos??? Se fosse só o sensor não seria um problema definitivo??? O fato de ficar parada e voltar ao normal está ligado ao senso??? Pode ser água puxada pelo hypercharger???
Apareceram o seguintes erros:
P0661
P0641
P0651
P1632
B2113
B2121
B2161
B2131
B2133
B2138

Bolfarini disse...

Prezado Wofmana . Vejo que entende bastante e tem ajudado muitos despretenciosamente. Cumprimento-o por isso. Se puder, mais uma vez, para mim e agradecendo antecipadamente, solicitaria sua ajuda para o seguinte: Minha Dyna 2009 Super Glide Custom parou de funcionar o velocímetro. Fiz o teste conforme indica no post e não encontrei erros, a não ser na primeira letra P onde aparece P0501, com erro VSS low EFI. tenho instalado escape Vance&Hines shortshots, filtro de ar intake screeming eagle e mapa SuperTuner TTS (Paulinho Henn). Poderia me ajudar?

wolfmann disse...

Marcelo, os erros com a letra B estão relacionados com o BCM e este usa o sensor de descanso para iniciar a verificação de movimento.

Já os erros com a letra P estão relacionados com a injeção e nos levam a suspeitar da sua bobina pois marcaram voltagem baixa e erro na bobina.

Sobre a sua pergunta: sim, pode estar relacionado com o sensor de descanso, mas eu verificaria a bobina pois você enfrentou muita chuva e pode ter alguma oxidação.

wolfmann disse...

Bolfarini, esse erro está relacionado com o sensor de velocidade e não está relacionado com o escape.

O sensor de velocidade mede a velocidade e envia o sinal para ECM, que por sua vez envia o sinal para o velocímetro (a HD não tem cabo de velocímetro). Corrigindo o problema no sensor de velocidade, o velocímetro deve voltar a funcionar.

Sugiro uma limpeza no sensor antes de pensar em trocar o sensor.

Bolfarini disse...

Prezado Wolfmann! Agradeço muitíssimo seu pronto atendimento. Vou fazer o que recomendou, ou seja, limpeza do sensor de velocidade e contatos. Assim que providenciar, retorno com as informações.
Ernani Cesar Bolfarini
Registro-SP
(13)99786-9202

Unknown disse...

Obrigado meu amigo. Suas informações foram muito úteis mesmo. Uma novidade é que depois que troquei o sensor do descanso a moto ficou top até agora, rodados uns 100km pós troca de sensor.
Mas os seguintes erros persistem: B2161 e P0661. Os dois podem ser, lanterna traseira em LED com alguns LEDs de iluminação da placa queimado(B2161) e filtro de ar esportivo(P0661)???
Mesmo após zerar os erros esses dois voltam logo após rodar na moto.
Obrigado novamente.
Att

wolfmann disse...

Marcelo, o erro P0661 está relacionado com a borboleta de entrada de ar no filtro original. Se você trocou filtro e back plate sem ter acionado a função ACR via remapeamento, o erro vai aparecer sempre. Se manteve o back plate original, trocando apenas o elemento, a borboleta deve estar desligada na tomada.

Sobre o erro B2161, indica luz de freio queimada. Se sua lanterna de led não é original e a luz de freio está acendendo normalmente, o problema é a voltagem diferente do led para lâmpada convencional que a lanterna não HD não vai corrigir e o erro vai aparecer mesmo sem defeito.

abraço.

Leandro corrente disse...

Bom dia, Wolfmann. Tenho uma heritage 2006, e ela apresenta falha na combustão, com backfires. A moto está equipada com filtro esportivo, escape esportivo e velas de iridium.ja a comprei assim. fiz o teste do sistema e não apresenta nenhum log de erro. Será que as falhas são decorrentes somente dos acessórios que não foram recalibrados na ecu? Ela aparentemente está com mistura pobre. O que faço,ja que gostaria de ficar com ela com os acessórios. Um redline resolveria o problema? Obrigado. Leandrocorrente@hotmail.com

wolfmann disse...

Leandro, minha Fat sempre teve back fire na desacelaração e a solução seria diminuir o tempo de injeção na tabela decel do SERT.

Já o seu problema parece diferente, pois você anotou falha na queima e consequente back fire pela expulsão de mistura com combustível não queimado. Se for esse o cenário talvez uma simples verificação da folga do eletrodo das velas (existe uma espaço correto para que a centelha seja gerada no momento correto) resolva o seu problema.

Aproveite e veja a coloração da vela: se estiver muito branca, com certeza você está com a mistura muito pobre e vale a pena um enriquecedor com o Redline. O correto é que as velas estejam com uma coloração "café com leite".

abraço

Anônimo disse...

Wolfmann, meu nome é Alan e tenho uma 883 Iron que parou de funcionar o velocímetro e não marca mais a quilometragem rodada no odômetro. Eu todo com ela e quilometragem permanece inalterada. Além disso a luz de injeção ascende de forma intermitente e em alguns momentos a moto morre em marcha lenta. Ao fazer o diagnóstico, foram listados os seguintes erros: P0501, P0502 e P0505. Pode me ajudar e me dar uma orientação sobre o que pode ser e uma provável solução? Desde já agradeço a atenção.

wolfmann disse...

Alan, o diagnóstico indica problema no sensor de velocidade (P0501 e P0502) e perda de comunicação com o sensor do acelerador (P0505).

Limpe os sensores (estão no coletor de admissão, por trás do filtro de ar) e limpe o log. Rode um pouco e veja se volta registrar os mesmos erros, nesse caso acredito que seja um problema em um ou nos dois sensores.

Unknown disse...

Ola...o cruise control da minha rk parou, liga a led vermelho no painel mas nao aciona...ja puxei logs de erro e nao tem nada. Outra duvida, as vezes minha moto liga muito acelerada, tbm sem log de erros. Alguma dica Wolff?

Matheus Carvalho disse...

Nao sei se alguem ainda responde o blog, mas vamos la
Minha 883r 09 esta com os seguintes problemas
*as x quando ligo de manha ela engasga e da side stand, desligo e ligo de novo, tudo normal.
*Hoje liguei e sai e vi que o velocimetro nao estava funcionando
*acende luz de injeção alguns segundos depois de ser injetado o combustivel
*perda de rotação na lenta
*painel acusa p0505
Li na net que podem estar causando todos esses problemas:
*sensor de descanso sujo
*bateria fraca (mas nao ascende luz de bateria)
*IAC estragado/mal contato (ele interfere no velocimetro?)
*fios de bateria bambos
Uma ajuda pra um leigo , por favor

wolfmann disse...

Valdir, o led indica pane elétrica. Se o log não anota erros, não dá para chutar, mas um possível culpado é o módulo de punho.

Ligar acelerada, mas voltando à rotação normal na sequencia, é normal.

wolfmann disse...

Matheus, você mesmo já achou os prováveis culpados. É testar e descartar até achar a causa do problema.


Comece pelo simples: dá uma olhada no aperto dos cabos da bateria.

Unknown disse...

Bom dia , tenho uma 883 IRON ano 2011.
Ela não está ligando , aquele barulho q a injeção faz quando acionamos a chave , uma espécie de "leitura" q faz , nao faz mais. O motor de partida gira o motor mas é como se a injeção não estivesse funcionando. Sabemos q é algum problema eletrônico, Mas está difícil solucionar pois moramos no interior de Goiás e aqui não tem concessionária.
Ela apresenta no painel os códigos p1001 p1002 p1003 p0263 p0264

Já trocamos relé, bateria , cabos ,etc e nada de funcionar.
Por favor , me ajudem

wolfmann disse...

Jace, você tem dois caminhos: já verificou os bicos de injeção? As vezes estão com vazão diminuída ou a tomada está quebrada (aconteceu na minha Fat).

Outro caminho é verificar o aterramento da moto: um problema de aterramento modifica as leituras dos sensores e o sistema não inicia.

Abraço

Unknown disse...

Wolf...td bem?..
Tenho uma RK Classic 2007. Em quatro anos que sou dono deu problema duas vezes no estator, na primeira vez coloquei estator original e queimou em menos de um ano inclusive o retifcador foi junto e coloquei retificado que venho queimar novamwnte depois de um anp. Contudi, gostaria de saber se tem cobhemento de algo sobre pata que eu tente achar a causa. Ja verifiquei se tem curto na parte elétrica e esta tudo ok...obrigad

wolfmann disse...

Valdir, eu nunca li nada sobre defeito reincidente na parte de regulador/estator, ainda mais nas motos anteriores a 2008 que eram tinham reguladores bem problemáticos.

O estator gera energia com a moto rodando, o regulador serve para enviar energia para a moto e recarregar a bateria.

A lógica indica que o defeito inicia no regulador, quando este passa a exigir do estator uma geração de energia acima da sua capacidade. Outro detalhe que costuma sobrecarregar é aterramento falho. Tenta verificar se a bateria/estator/regulador estão com o aterramento sem problemas.

Unknown disse...

Prezado, estou tentando acessar o cód de erro da minha sportster xl 883 c precisando o botão do odômetro e posição on da ignição nas sem sucesso. Troquei a lâmpada do farol por led e agora. Moto não liga e a rede Key está acesa. Alguma sugestão? Grato

wolfmann disse...

Bruno a lâmpada de led tem voltagem mais baixa e deve estar dando erro de lâmpada queimada.

Para acessar o log de erros você segura o botão do odômetro, deixa o corta corrente na posição Run e vira a chave, nessa ordem.

Unknown disse...

Amigo fiz o teste na minha 883 2004 carburada no S apareceu pn68920-01c e na SP pn67041-04, vc pode me ajudar o que pode ser? Obrigado

wolfmann disse...

Fique tranquilo, sua moto não tem erro no log. Essas mensagens são os part numbers das centrais que geram os códigos de erros, quando existem.

Unknown disse...

Minha moto é uma Road King Classic 2004, e apareceu o código de erro P1358, e não reseta, o que será que está acntecendo?

wolfmann disse...

Dionísio, o erro P1358 (Intermittent Secondary Rear EFI) é um erro que nunca apareceu para mim.

Fiz uma pesquisa na web e achei que esse erro está relacionado à bobina, indicando que o segundo pulso originado na bobina está sendo feito de forma intermitente acarretando falha na queima no cilindro traseiro.

A confirmar esse diagnóstico, sugiro que você verifique a vela do cilindro traseiro (se está bem rosqueada e se apresenta sinais de desgaste no eletrodo assim como a coloração do eletrodo) e o cabo de vela do cilindro traseiro (se está bem encaixado na vela e na bobina, se apresenta alguma oxidação ou desgaste no plug de contato).

Quanto a não resetar, acredito que seja por não resolver a causa do erro, dessa forma você reseta o erro e ele volta a ser registrado, ou você não está segurando o botão do odômetro até aparecer a mensagem clear no odômetro indicando que o log foi limpo.

Unknown disse...

Boa tarde Wolfamann, o marcador de combustível da minha RK 07 esta esquisito rss. O ponteiro marca normal andando, ao parar no farol o ponteiro desce e cm ao acelerar volta ao normal e em lenta desce ponteiro. Ja verifiquei tds conexões, cxs fuziveis, contatos e não tem cod. de erros. Ja acorreu isso e sabe que pode ser?

Unknown disse...

Amigo bom dia! minha moto uma Heritage Custom FLST 2008 apresentou problema nos piscas esquerdos, foi revisada toda a parte elétrica da moto incluindo fiação, tomadas e soquetes, porém os piscas esquerdos continuam acionando, entrei para verificar o PN da Central TSM, porém me deparei com dois códigos, PN 68925-07 e PN 68921-07, tendo em vista que a motocicleta, não tem, alarme, sirene e nem forbe de fábrica, somente chave, agora vem duas perguntas que preciso de sua ajuda, qual a diferença entre esses dois PNs? Pois encontrei os dois para comprar e estou em questão de comprar e acabar não fazendo a reposição, grato por ora!

wolfmann disse...

Valdir, tudo indica um problema na sua boia do tanque, mas só abrindo para verificar se está presa ou com algum problema.

wolfmann disse...

Waltinho, o pn 68925-07 é referente a central mais recente que se comunica com o módulo do alarme.

O pn 68921-07 é referente apenas a central TSM, sem qualquer ligação com o alarme.

Acredito que o módulo correto é 68921-07, mas você pode confirmar retirando o módulo defeituoso e verificando o pn inscrito nele.

Guilherme disse...

Oi bom dia preciso de uma ajuda! Minha 883r ao sair de casa apagou tudo! Depois de alguns minutos ela voltou ao normal oq pode ter acontecido! Parabens pelo blog show de bola

wolfmann disse...

Guilherme, dá uma olhada nos cabos da bateria e verifica se estão bem apertados.

Unknown disse...

Boa tarde, tenho uma HD XR 1200 - 2011, recentemente foi feita uma revisão completa com troca do filtro de Ar, cabos do acelerador, mangueiras da pressão do óleo e limpeza do sistema de admissão. Após uns 10 dias, andando na Marginal Pinheiros em SP ela quase desligou, ficou falhando mas continuou.
Após isso ascendeu a luz da EFI e no dia seguinte a moto fica falhando logo pela manhã quando está fria, depois ela segura normal, mas com a luz acessa. Abasteço sempre no mesmo Posto de Gasolina, coloquei um aditivo e continuei rodando, mas ainda está falhando quando fria.
No seu Blog vi como rodar o teste de diagnostico, limpei todos os erros mas o P0107 persiste.
Minha pergunta é isso pode ter sido causado pela limpeza que foi feita, deixando o sensor MAP com mal contato?
Quando desligo a moto, ela faz um barulho de puxada de ar bem forte, como se a borboleta sempre ficasse aberta, além disso a moto passou a consumir bem mais de 18,5km/l para 15km/l.
Obrigado, Igor Rodrigues

wolfmann disse...

Igor, o sensor MAP controla a pressão no coletor de admissão, sendo responsável pela entrada do volume de ar correspondente ao combustível injetado.

Uma falha na leitura ou um problema com esse sensor pode causar esse aumento de consumo e as falhas na aceleração.

Outro fator que pode influenciar o funcionamento é uma entrada falsa de ar.

Quando você fala que trocou o filtro de ar não explicita se foi somente o elemento ou se trocou o back plate (o suporte do filtro de ar que segura todo o conjunto filtro/tampa).

Meu palpite é um problema na montagem feita quando trocou o filtro de ar, deixando o sensor MAP mal encaixado, sujo ou até mesmo sem fazer contato.

Aproveite e veja se as juntas do coletor estão em bom estado para verificar se não existe uma entrada de ar falsa pela junta.

Unknown disse...

Boa noite, agradeço muito a resposta, e parabéns pelo seu Blog.

A troca do filtro foi feita na mecânica que mexe na Moto, não acompanhei de perto, sei que o filtro foi comprado diretamente na Harley.

Vou levar a moto novamente lá. Grato, Igor Rodrigues

Unknown disse...

Bom dia! Tenho uma 883 ano 2013, e apareceu esse erro P0131! Pode me informar qual é? Obrigado

Anônimo disse...

Por favor poderia me explicar o que significa o código de erro U1064 - Road King 2013

ricardo aguiar disse...

boa noite, minha hd é uma vrod 2013 e hj fui ligar ela e apareceu no painel uma cod bus er e ela liga 2 segundos e nao segura, o que pode esta havendo

wolfmann disse...

P0131 O2 sensor low/engine lean (front)

Esse erro é causado por problema na sonda O2 do escape, a sonda lambda, do cilindro dianteiro.

Tente trocar com a sonda lambda do cilindro traseiro: deve aparecer um erro P0151 reportando problema na sonda lambda do cilindro traseiro. Esse procedimento confirma o problema na sonda lambda. Tente limpar e recolocar. Se não resolver só trocando.

wolfmann disse...

referente ao comentário feito sobre a RK 2013, o erro em questão refere-se ao TSM/TSSM

U1064 Loss Of TSM/TSSM Serial Data

Houve um problema de conexão entre o módulgo TSSM e a ECU.

Comece vendo o sensor de descanso e o BCM nos punhos.

wolfmann disse...

Ricardo, bus err é uma mensagem de erro de comunicação entre a ECU e os demais sensores.

Verifique as ligações da ECU, fusíveis e carga na bateria

Unknown disse...

Então Wolfmann...
A 883 está até hoje com este problema , pois moramos no interior de Goiás e não há assistencia aqui por perto.
Conseguimos fazer ela funcionar jumpeando um relê dela , o qual faz ela ficar com a bomba de combustivel acionada direto... se tirar o jumper ela não irá fazer aquele barulho de leitura da bomba de combustivel ao acionar a chave...
Os códigos de erro q ela apresenta são:
P0107
P0261
P0263
P1002
P1502
Vale ressaltar que todo esse problema surgiu com ela apresentando umas falhas ao acionar o "Run"
e tambem a bateria q estava cansada e certo dia minha namorada saiu e a bateria descarregou e foi necessário dar uma carga rápida na bateria ( estava em um posto de combustivel a noite) então foi necessário... depois disso funcionamos ela e trouxemos pra casa , no outro dia nada de leitura da bomba de combustível e luz da injeção acesa direto.
Att.

wolfmann disse...

Jace, desculpe a demora na resposta e espero que já tenha resolvido seu problema, mas se não resolveu vamos lá:
P0107 é problema no sensor MAP, que controla a pressão no coletor e serve para ajustar o ponto da ignição
P0261 e P0263 é problema nos injetores
P1002 é problema na Bobina
P1502 é problema no sensor de descanso.

Eu diria que os problemas estão interligados, com exceção do problema no sensor do descanso.

Um problema no sensor MAP vai atrapalhar tanto a bobina quanto os injetores e pode ser a causa dos problemas nos injetores e na bobina por estar indicando pressão errada no coletor ou até mesmo não indicar pressão que não permitiria o combustível ser injetado (pode ser também um dos vilões no problema da bomba de gasolina) e não permitiria centelha na vela (bobina não estaria disparando).

O problema no sensor de descanso desliga a moto ou impede a moto de ligar, o que você estaria relacionando com o botão run. Esse sensor indica ao sistema de injeção que a moto está preparada para rodar e se estiver aberto vai impedir a moto de ligar por entender que o descanso está aberto.

Limpe o sensor MAP e o sensor de descanso e vamos ver como a moto se comporta.

Unknown disse...

Bom dia Wolfmann.
A minha moto é uma iron 2014/2015 com abs, ela ascende a luz de injeção e fica falhando, só que ela não faz isso sempre, já mudei de combustível e ela continua com o problema.
Fiz o passo a passo para ver os códigos que ela apresentou no painel e saíram esses:
Po 122
Po 132
Po 152
Po 262

B 1153
B 2161.
Sim... Ela esta fazendo menos de 11km por litro.
O que será?
Vc pode me dar um rumo para que eu saiba o que fazer!
Obrigado

wolfmann disse...

Vamos pelo fácil: B2161 indica lâmpada de freio queimada.

Agora os mais complicados: B1153 indica problema no módulo do punho direito (erro interno nesse módulo) e como o módulo é blindado normalmente é necessário fazer a troca (que custa caro...).

Os erros P0132 e P0152 indicam mistura rica, o que justifica o seu consumo alto. Não sei se você fez algum remapeamento ou se usa algum dispositivo para enriquecer a mistura como o Redline, mas se fez algo do gênero será preciso refazer o remapeamento ou achar uma regulagem melhor no Redline para empobrecer a mistura.

Por outro lado, o erro P0122 indica problema no sensor de temperatura e uma temperatura mais fria faz com que a injeção injete mais combustível para compensar a temperatura e manter a moto com funcionamento regular. Retire e limpe o sensor.

Outra motivo (e provavelmente é o motivo da luz da injeção acesa no painel e as falhas) é o erro P0262 indicando problema no injetor do cilindro dianteiro. A descrição do erro indica um curto o que leva a pensar que não seja um entupimento, mas sim um problema na tomada do injetor. Verifique a tomada porque eu já tive um erro desses na minha antiga Fat e a solução, depois de muitas tentativas, foi refazer a ligação elétrica do fio partido na tomada.

Unknown disse...

Eaw mano blz tenho uma HD 883 XL 2008, e aparece os seguintes erros PO134, PO 108, PO 152, PO261 E PO 263, poderiq me ajudar?

wolfmann disse...

P0134 indica erro no sensor de O2 (sonda lambda), P0108 indica problema no sensor MAP, P0152 indica mistura rica e P0261 e P0263 indica problema no injetor dianteiro.

Resumo da ópera: ou o sensor MAP está com defeito ou a sonda landa queimou.

São dois defeitos recorrentes em que usa enriquecedores e se o motor não apresenta falhas, pode rodar sem grandes preocupações.

Já se a moto está falhando, comece pelo simples: retire e limpe o sensor O2 e o sensor MAP.

O cenário pior é uma falha no bico injetor: verifique as ligações elétricas, não acredito em sujeira, mas pode inverter os bicos para verificar se a falha passa a ser indicada no bico injetor traseiro.

rtsflavio disse...

Opa! Estou com uma 883 2007 e estou com os seguintes códigos: P0151 P0152 P0154 e P0505. A moto mesmo quente fica acelerada e só normaliza quando paro a moto completamente. Já troquei o tps e não obtive melhora, bateria, fusíveis etc estão limpos e foi tudo apertado. Já fiz uma limpeza no IAC e nada. Já retirei a sonda traseira e limpei, aí os sintomas pararam durante uns 20 minutos e depois voltaram, mas não apareceu o código de sensor O2 desativado. Já desliguei a sonda traseira e continuou igual. Estou sem ideias de onde procurar o problema. Agradeço se puder me ajudar.

rtsflavio disse...

Atualizando... Testei a moto com a sonda de um amigo que estava funcionando. Sumiram os códigos 0151 0152 e 0154, mas a moto continua acelerada andando e só normaliza quando paro completamente o movimento. Dessa vez deu o P0505 sozinho. Sensor tps trocado, IAC limpo, cabos regulados, nenhuma entrada falsa de ar, sondas funcionando... Por onde procuro problema agora?

carlos disse...

Bom dia, qual a lista de codigos de erros para projeto rushmore?Tenho uma rk 2015.

wolfmann disse...

Carlos use o link mais atual que está nesta postagem:http://wolfmann-hd.blogspot.com/2016/05/can-bus-e-os-novos-erros-dtc.html

wolfmann disse...

Flavio, desculpa a demora. Como você mesmo comprovou, você tinha um problema na sonda O2 (sonda lambda).

O erro P0505 refere-se ao sensor de velocidade e como você já fez uma revisão bastante completa na parte elétrica sugiro verificar a tomada do sensor de velocidade e fazer um teste com outro sensor de velocidade para verificar se o problema não está nele.

Edilton Garcia de Paula disse...

Boa Tarde Wolfmann...
Inicialmente parabeniza-lo pela sua dedicação em expor e ajudar àqueles que possuem Harleys. Possuo uma Fat Boy 2012, por descuido, não retirei o fusível da bateria, onde ficou alguns dias sem rodar, esta por fim zerou. Retirei a bateria, dei carga lenta, coloquei de volta, porém, ela acendeu a luz do sistema elétrico, fiz a varredura deu erro b2136, não consegui fazer a limpeza (clear), aparece um codigo no final, porem não aparece "none". Será que danifiquei o regulador de voltagem ?....ou o estator, caso seja, como posso reparar?
Atenciosamente.
Edilton

wolfmann disse...

Edilton, essa listagem de erros aparece com mais frequencia na pesquisa do Google, mas depois da adoção do CAN BUS em 2011 (o link está no final desta postagem) acabou ficando desatualizada e te deu um susto.

Quando a luz de pane elétrica acende normalmente é algo bem simples como uma lâmpada queimada ou fio quebrado. A luz acende para você checar o log de erros e verificar a causa geradora do erro, coisa que você fez.

O erro B2136 é lâmpada de farol queimada. Dá uma olhada no seu farol que a lâmpada do baixo deve estar queimada.

Para zerar o log de erro você deve manter pressionado o botão do odômetro ou trip até aparecer a mensagem clear. Nesse momento o log vai estar zerado.

abraço

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog, muito esclarecedor e o camarada muito prestativo. Eu confesso que não sou muito ligado a esses termos tecnicos, porem, quando precisamos de ajuda, nada melhor que uma pessoa honesta para nos ajudar. digo pois morrer nas mãos de alguns mecânicos oportunistas é foda. Não vou fazer perguntas, pois lendo seu blog consegui encontrar um problema semelhante ao meu, que no caso, o erro 0151, cuja resposta serviu para mim também. valeu e nos encontraremos em algum canto do Brasil. Abraço.

Renato Rocha - Motociclista disse...

Boa noite amigo, a minha 883 iron 2011 apresentou uma falha totalmente diferente das recorrentes aqui, ao virar a chave antes de dar a partida a luz de bateria não acendia mais, minha suspeita foi de queima de lâmpada no painel, fiz o procedimento de verificar as falhas da central, afinal, todas as lâmpadas acendem no início do teste e ao fazê-lo a lâmpada acendeu normalmente, então a mesma não estava queimada, então liquei a moto para verificar se a moto estava carregando normalmente e ao testar estava tudo normal, tensão de funcionamento de 13,8 volts com a moto ligada e bateria com a moto desligada gerando 12,6 volts. Em automóveis sei que existe um terminal que sai do alternador e vai para a luz do painel fazendo essa comunicação a acendendo antes da partida, no caso da moto, essa luz sai de onde? Pois temos o regulador e o estator separadamente, ou melhor, existe outro dispositivo que programa o acendimento dessa lâmpada? Ficaria muito grato no esclarecimento dessa dúvida.

Alexandre disse...

Boa tarde Wolfmann,
Primeiro parabéns pelas informações postadas aqui.
Em relação a um código de erro que dá na HD quando coloco um filtro de ar esportivo, vc comentou em colocar fazer um jump com um resistor.
Sabe me informar a capacidade de resistência do resistor que coloco lá. Coloquei um, apagou a luz da injeção mas logo na sequência ele não funcionou mais.
Obrigado pelo retorno!

Renato Rocha - Motociclista disse...

Existe um aplicativo que instalei no Android que tem o nome "códigos de erros das Harleys", todos os códigos estão lá com tradução em português. Recomendo testar. Diagnostiquei facimente uma falha em minha moto.

wolfmann disse...

Alexandre, não tenho essa informação sobre o resistor. Na minha Fat eu apaguei esse erro fazendo o remapeamento com o SERT.

wolfmann disse...

Renato, não teve nenhum erro quando rodou o diagnóstico?

Pmatheus disse...

Buenas!
Fiz a leitura de códigos de erro. Possuo uma FXDC 2012. Apareceu SPDO Y .
Alguém me auxilia a respeito?!
Grato!

wolfmann disse...

Essa mensagem indica que existe um código de erro na seção correspondente ao velocímetro e instrumentos. Faça o procedimento novamente e ao surgir essa mensagem, mantenha o botão apertado para entrar na seção spdo e verificar o erro.

Como sua moto já utiliza a tecnologia CAN BUS, sugiro que você consulte a lista de erros que publiquei sob o título “CAN BUS e a nova lista de erros” pois está mais atualizada e já traz os erros referentes ao CAN BUS.

Unknown disse...

Tenho uma pergunta o q é Pn 31905-11, pois a fat 2011, só funciona o cilindro traseiro e diz q é bobina, mas testei em 3 fat e tirei de outra e testei nela e continua

wolfmann disse...

Pelo tempo que deixou o comentário, acredito que já tenha uma resposta, mas essa mensagem indica o part number do módulo que deixou o erro registrado, não é uma peça a ser trocada.

Unknown disse...

Tenho uma dyna 2008 o ecm queimou comprei um novo de pn32534-11 instalei na HD mais após 5 meses a moto parou um cilindro eles condenaram o ecm novo porém vi em alguns blog que esse modulo tem configuração para corta um cilindro só que no ano da minha moto não teria esse recurso seria possível esse ser o defeito ??? Me indica alguém no RJ

Unknown disse...

Tenho vários amigos que esse defeito estava relacionado a folga no rolamento traseiro e tem que trocar os dois lados junto pois tem alguns mecânicos trocando só um lado !!!

wolfmann disse...

em relação ao EIMTS, o modo que "desliga" o cilindro traseiro, essa função só pode ser habilitada em modelos Softail e Dyna através do scaner do dealer e se não foi programado no momento do download do firmware na ECM nova, não há chance de ser programado posteriormente, exceto se usar o scaner do dealer.

Falha na ignição ou queima da mistura em um dos cilindros pode ser falta de centelha ou falta de combustível.

Verifica o log de erro para poder saber exatamente o que testar. A ECM defeituosa, pela segunda vez, indica falha elétrica.

Eu indico sempre o mecânico que cuida da minha moto, mas acho que ele não tem como diagnosticar problemas no firmware da ECM. O nome dele é Adriano Godinho, tem oficina na Mena Barreto 131.

Unknown disse...

Estou com o erro B1151 na minha Fat Boy 2011 e a seta dianteira direita não pisca. O que pode ser? Será que o módulo BCM ferrou? Ou pode ser algum problema elétrico?

wolfmann disse...

B1151 RHCM Turn Signal Bulb Out. Queimou a lâmpada, troque.

Rogerio disse...

p1632
B2161
u0141
Amigo sabe dizer o que significa? Modelo Dyna Switchback 2012. O painel dela não dá aquele giro completo quando faz o diagnóstico.

wolfmann disse...

P1632 está relacionado com o odômetro, provavelmente relacionado com esse sintoma que já aparece no momento do diagnóstico. Eu nunca vi um problema desses e talvez seja um motivo para troca do velocímetro. Está marcando a velocidade de forma correta? Se estiver é melhor deixar quieto.

B2161 indica lâmpada de freio queimada. Verifica e troque se estiver realmente queimada.

U0141 indica problema de comunicação entre o módulo do punho esquerdo e a ECU. Pode ter sido uma falha eventual. Se os botões do punho esquerdo estão funcionando normalmente, limpe o log de erros e rode normalmente, fazendo uma nova verificação para ver se o erro volta a aparecer.

Se voltar a aparecer pode ser motivo para a troca dessa placa (que não é barata). Avalie se o uso da moto permanece normal antes decidir pela troca.

Unknown disse...

A luz da injeção da minha moto ultra foi de limites 2017 e na leitura apreceu o numero P0522 se alguem puder me ajudar a saber sobre este erro n achei na lista

wolfmann disse...

consegui a descrição do erro no site da Garagem Henn: P0522 Engine Oil Pressure Sensor/Switch Circuit Low Voltage

Pela descrição você tem algum problema na cebolinha do óleo (sensor da pressão de óleo) que pode ser causado por um curto ou por falta de óleo no motor.

Comece pelo simples e verifique o nível do óleo do motor.

Mauricio Camargo disse...

Wolfmann, primeiramente parabéns pelo blog, o encontrei devido a um problema que surgiu na minha Sportsters 1200 2017, com 3.500km. Estou em viagem e abasteci em um posto BR de gasolina comum. Mto bem após 110 km aproximadaente, pegando muita neblina e vento úmidos. Chegando ao meu destino, sol de rachar, acendeu a luz da injeção do nada, andando, sem falhas...andando normal. Código P0261 injeção cilindro 1. Removi o conector e o coloquei de novo por segurança joguei fora o combustível que estava no tanque e pus Pódium. Resetei o erro. Peguei estrada, andei mais 120 km e até agora nada. Pergunto, pode ser o conector ou a gasolina mesmo que era ruim? Ou até mesmo vela? As velas não vi, são as originais ainda. Obrigado

wolfmann disse...

Mauricio, a suspeita nesses casos é sempre o combustível.

Você já fez o que poderia ser feito: verificar conector e trocar combustível.

Parece que resolveu, se voltar a ter algum problema, sugiro uma limpeza de bicos ou usar um cleaner injector que se encontra em qualquer loja de auto peças para misturar na gasolina e fazer a limpeza.

Unknown disse...

A hd 883 2007 do meu filho a luz vermelha do painel acende e permanece, a leitura do erro é di A 9, nao aparece na tabela, foi trocada bateria e regulador, feito extator novamente, o que poderia ser?

wolfmann disse...

essa mensagem não é um código de erro, é a mensagem anterior a marcação do código de erro: di A 9 é diag de diagnóstico que está sendo feito antes de apresentar o código de erro.

Aperte o botão do odômetro mais uma vez que vai surgir o erro.

Se já foi feito reparo no sistema elétrico pode ser um mal contato ou fio rompido.

A luz vermelha no painel também indica falhas mais simples como uma lâmpada queimada ou um lâmpada acendendo direto por conta de um switch com defeito.

Vailton Rodrigues disse...

Boa Tarde

Minha Breackout apresentou o seguinte erro
B1101 - apesar de identificar na losta de erros, nao consegui entender do que setrata, sou muito inicante na HD

obrigado

wolfmann disse...

Vailton, sua Breakout já é CAN BUS e tem uma lista de erros aumentada que postei mais recentemente.

O código B1101 refere-se a lâmpada do pisca (B1101 LHCM Turn Signal Bulb Out = Left Hand Control Module (LHCM) sinal de direção bulbo rompido) que deve estar queimada.

Verifica se os piscas estão acendendo e troca a lâmpada se estiver queimada.

Alemão disse...

Boa tarde código B1008 si refere ao painel de instrumentos ?

wolfmann disse...

é o botão de reset do odômetro.

Unknown disse...

Minha Switchback 2012 apresentou o seguinte código de erro: ECM 1632 e selecionando aparece Pn 001187-01

wolfmann disse...

Tem algo errado nesse código de erro: o formato é letra, algarismo, algarismo, algarismo e algarismo totalizando cinco caracteres.

O código que você está listando tem três letras ao invés de apenas uma e sete caracteres.

Refaz o diagnóstico para verificar o código de erro.

Unknown disse...

Caro Wolfmann.

Primeiramente parabéns por ajudar tantas pessoas com suas respostas. Espetacular.

Tenho uma VRSCDX 2012 e estou com alguns problemas:

1 - o odômetro e o velocímetro estão intermitentes. hora funciona, hora não funciona. Li algo sobre o sensor de velocidade...

2 - Ao tentar fazer a leitura de diagnóstico, deixo a chave na posição off, pressiono o botão, giro a chave pra posição on e aparece DIAG, mas o ponteiro do velocímetro não vai até o final e volta. Me disseram que ele tem que fazer esse movimento para fazer a leitura correta.

Em razão do problema 2, talvez penso que o problema 1 nao tenha relação com o sensor de velocidade.

Espero ter sido claro na explanação da minha dúvida e desde já agradeço.

Obrigado.

Unknown disse...

Estou com uma Road king 2008 , troquei o estator e motor de arranque. Em um passeio de 200 km acendeu luz de injeção e de bateria. O que pode ser?

wolfmann disse...

Respondendo aos dois comentários enviados.

Ao colega proprietário da V-Rod: com a falha no velocímetro e odômetro e o problema na realização do diagnóstico, a minha suspeita maior é uma falha na comunicação do velocímetro com a ECU.

Pode ser um problema com o sensor de velocidade? Pode, mas não acredito nisso pois você teria um problema apenas no velocímetro e não problema com todo o painel (velocímetro/odômetro).

O que pode ser feito? Sem a leitura do diagnóstico pelo odômetro, a melhor solução é levar para um mecânico que tenha scaner e permita ver o log de erros. Além disso, verificar os contatos do chicote do painel de instrumentos com o painel e a ECU: é grande a possibilidade de mau contato nas tomadas.

Ao colega proprietário da Road King: acender as luzes de advertência de bateria e injeção é típico problema de carga no sistema elétrico e a primeira providência é fazer o diagnóstico e verificar os erros no log de erro.

Como você trocou estator e motor de arranque, sobram os tradicionais culpados de problemas de carga no sistema elétrico: regulador de voltagem e bateria.

O que pode ser feito: leitura dos erros e verificação do aperto dos cabos na bateria.

Unknown disse...

Boa tarde galera, minha HD Dar Bob 2014 está apresentando erro P 0031, isso depois de ter tirado o escape esportivo para repetintar de preto fosco.
Já tentei apagar no painel, o erro que está na ECM, alguma dica ?
Obrigado .

wolfmann disse...

O erro P0031 (Front HO2S low/open) refere-se a sonda de oxigênio ou sonda lambda, como preferem identificar.

Como você relata que tirou o escape para repintura, a sonda pode ter sido montada de forma errada ou estar com algum mau contato.

Começa pelo simples e dá uma olhada na sonda do cilindro dianteiro.

Sobre a limpeza do log de erros, você precisa acessar a rotina de diagnóstico, chegar no erro e segurar o botão trip até aparecer a mensagem clear no odômetro. Se não fizer esse procedimento o erro permanece gravado no log e vai aparecer sempre que você fizer o diagnóstico.

Se depois que você fizer a verificação na sonda e fizer a limpeza do log, o erro voltar a aparecer o problema pode ser na sonda e para se certificar que a sonda tem problema, troque-a com a sonda do cilindro traseiro e o erro deve passar a apontar problema na sonda lambda do cilindro traseiro.

Alemão disse...

Boa noite, Heritage 2009 indica código P0501 VSS Low Carb

P0501 VSS Low EFI

Pode ser referente a alguma falta de limpeza ou troca do CKP ? Pensei até que poderia ser devido a baixa tensão da bateria

Alemão disse...

O CKP é o sensor com imã que fica na frente do motor próximo ao filtro de óleo e retificador, minha moto simples o painel deixou de cumprir com as funções básica, velocidade e quilometragem porém visualmente o sensor está limpo e em perfeito estado, porém apresentando o código de erro PO501 si puder mim auxiliar com seu conhecimento que já mim ajudou diversas vezes ficarei mais uma vez muito grato

wolfmann disse...

VSS é o sensor de velocidade que a ECU usa para mandar a leitura para o velocímetro e odômetro.

Não tem relação com o CKP e o CKP não costuma ter relação com problemas de velocímetro/odômetro.

Tenta limpar o sensor e ver se o painel volta a funcionar.

Anônimo disse...

Oi tenho uma road king 2021 8500km rodados o giro do motor aumenta para 1400 depois mais pra 955 e depois volta pra 1400 e nao para de falhar alguem poderia me ajudar aparceu o codigo P 1608 c

wolfmann disse...

P1608 é Loss of continuous battery, ou seja, a carga da bateria não tem continuidade.

A causa mais comum são cabos da bateria frouxos, dando mau contato e oscilando a corrente no sistema elétrico que pode causar falhas no centelhamento da vela, na pressão da bomba injetora ou nos bicos injetores.

Comece pelo simples e verifique se os cabos da sua bateria estão bem apertados nos bornes.

Anônimo disse...

BOA NOITE, AMIGÃO!! Minha V-rod night 2012 está superaquecendo, fazendo com que a luz de temperatura acenda após 1 0 ou 15 minutos de funcionamento. Você acha que deve ser também a bomba d'água que está influenciando no sistema de refrigeração? A parte de baixo da tampa da bomba d'água está com mostra de vazamento...

wolfmann disse...

Provavelmente você tem um vazamento no sistema de refrigeração. Já verificou o nível do reservatório de água? Se a bomba está vazando, provavelmente seu reservatório vai estar com nível baixo (e vai acender a luz da temperatura) ou até mesmo vazio (sintoma que também vai acender a luz da temperatura).

Dá uma olhada no nível da água e verifica se não há nenhuma mangueira vazando e escorrendo pela bomba antes de partir para uma troca de bomba d'agua.

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