terça-feira, 22 de julho de 2008

viagem e equipamento

Já fiz algumas viagens neste ínicio de ano, a mais longa foi para Tiradentes, e posso dizer que o uso do equipamento correto vem trazendo mais prazer e conforto nas viagens.

Antes eu saía para a estrada com um casaco de couro antigo ou até mesmo uma camisa um pouco mais grossa. Resultado: o vento entrava pelo casaco ou camisa inflando e me fazendo usar um paraquedas. O capacete era o aberto e às vezes até o coquinho. Resultado disso: chorava a rodo quando a moto passava dos oitenta. Luva muito raramente. Bota, nem pensar, o melhor era o tenis.


Chegava cansado, dolorido e tenso por conta de algumas situações em que o pé escorregava no asfalto sujo, ou os olhos inchados por conta do vento. Cheguei a viajar no verão só de camiseta, em um dia de sol intenso, o que acabou causando um bronzeado camiseta muito bacana, sem falar na chuva que peguei no retorno, onde as gotas de chuva pareciam pedras.


Hoje estou viajando mais equipado. Não chega a ser um jaspion que andam com as motos "racers replicas". Mas uso sempre capacete fechado, casaco em cordura ou couro que tenha uma boa vedação ao vento sem deixar você suando feito um louco, bota para dar segurança aos tornozelos e luvas (já bem amaciadas), isso sem falar em uma roupa de chuva bem confortável e que consegue uma vedação ótima (na viagem para Tiradentes cheguei seco apesar da chuva na subida da serra). Ao chegar no destino acabo achando que ainda podia ir um pouco mais longe.


Escolher e usar o equipamento adequado é fundamental para uma boa viagem. Ainda não me sinto com vontade de largar a calça jeans, mas penso seriamente em comprar uma calça de cordura com forro removível impermeável.


Excessos também devem ser evitados. Muitas vezes você fica desconfortável porque está usando um equipamento não adequado para aquela viagem. Você fica pensando que está demorando muito para chegar, que a moto está com algum problema ou que o grupo está muito devagar. Muitas vezes é você que não está confortável na moto.


Do mesmo modo que um bom casaco influencia na sua viagem, um casaco muito grosso ou muito quente

Não importa a duração da sua viagem, curta ou longa sempre será melhor se você estiver devidamente equipado.

Nenhum comentário: