sábado, 8 de abril de 2023

HDMC Brasil: o que espero para 2023

A estratégia de tornar o produto HDMC em objeto de desejo sempre deu certo e para 2023 não vai mudar.

Não acredito em uma volta aos números imediatamente pós Izzo quando a montadora colocou mais de 8.000 motos no mercado, mas acredito em uma subida na meta para produzir 3.000 motos neste ano. Essa nova meta representará uma subida de 20% e será uma proeza digna de nota.

A planta de Manaus está operando abaixo de seu ideal e atingir essa meta não deve demandar novos investimentos, apenas um maior investimento no marketing de pré-venda.

Temos o evento quinquenal do aniversário neste ano, diversas novidades programadas para o line up e com a motivação correta no life style acredito que esse ano possa ser um ano de crescimento para a marca no Brasil.

Contra tudo isso temos a conjuntura econômica do país, mas o mercado de desejo consegue ser pouco afetado. 

A concorrência mostrou poucas novidades: a R18 não vende o esperado pela BMW, a Triumph não trouxe nada de novo até o momento e a Royal Enfield atua em segmento diverso da HDMC.

A busca por consumidor diverso do público mais fiel tem funcionado: a Pan America Special ja foi o modelo mais produzido e totalmente vendido em pré-venda graças a estratégia do marketing HDMC e a Sportster S deve seguir o mesmo caminho buscando o público que deixou a marca com a retirada da família V-Rod do line up.

O motor 117 vem sendo explorado de forma a garantir o desejo do upgrade (espera-se que o motor equipe a família Touring no line up 2024) e o teste vai ser feito com a nova Low Rider ST e a Breakout.

A Low Rider ST vai inaugurar um estilo novo buscando o cliente que deseja um motor forte para fazer pequenas viagens de fim de semana, colocando os alforges e a carenagem maior, e deve gerar um interesse maior que a Low Rider S com seu estilo club bike.

Juntando tudo isso: efeito novidade, marketing do life style e modelos buscando clientes fora da base tradicional, devemos ter um bom ano para a HDMC, se a marca não forçar a mão no preço de revenda.

Enquanto isso o mercado de usadas segue bem ativo, com os revendedores HDMC mantendo um bom estoque e rivalizando com os vendedores de HD usadas já tradicionais no mercado.

Nenhum comentário: