segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Sportster 48: a sensação da semana

Lançada com direito a show de banda de rock e "rojões" de papel picado, a Sportster 48 vem sendo um assunto bastante comentado nos fóruns de proprietários de HD.

Com interessados enviando e-mails querendo opiniões sobre a moto e comparações com as irmãs XL 1200 (e suas versões customizadas de fábrica) e as primas Sportster 883 (Roadster e Iron), só posso dizer que não tenho como avaliar a moto: ainda não tem nenhuma unidade rodando e não li nada além do que foi publicado pela imprensa especializada.

No sábado muitos fizeram o "ass test" e vi muitos colegas, tampinhas como eu, dizendo que finalmente tinha achado a "HD para o meu tamanho". O modelo tem tudo para virar a "rainha dos baixinhos".

Dependendo do piloto, a moto consegue ficar pequena: um piloto mais alto não vai conseguir pilotar sem dobrar os joelhos, mesmo com o comando avançado que fica em uma posição bem parecida com as plataformas das Softail por conta do entre eixos curto.


Eu já andei na prima Custom e a posição é bem parecida, embora o guidão da custom me deixe em uma posição mais confortável. O guidão da Sportster 48 é um detalhe que mudaria. Com mesma motorização, espero uma moto rápida e bem divertida pela distância curta entre eixos.

Na comparação com as primas 883, a pedaleira central permite curvas mais rápidas e maior inclinação.

Muitos falam do tanque pequeno e do monoposto, mas a moto tem objetivo claro: rodar na cidade e ser notado, valorizando o life style que a HDMC gosta de vender.

Também é comentado que a moto não admite grandes customizações. Concordo em parte: a customização de fábrica é bastante interessante e merece poucas modificações, como um guidão mini ape. Não vou nem comentar sobre a "prova de amor" que deve ser andar nesse banco de ventosas da foto.


Outra modificação de catálogo é o banco de molas, que nessa foto mostra também o escape esportivo e um big sucker Screaming Eagle.


Agora, se você não tem pena de gastar R$38.800 e mais algum, a Sportster 48 é perfeita para uma café racer.

Há muito tempo que admiro uma customização feita em cima da Nightster 1200 pela Deus ex Machina


Com uma pedaleira recuada, um paralama novo e um tanque mais comprido, a Sportster 48 já é bem próximo dessa inspiração, como já apareceu na web:

ou essa que o customizador preferiu manter a pedaleira avançada e deixa a posição menos racer


Espero que a turma que perguntou tenha ficado satisfeita, eu gostei do que achei.

5 comentários:

Allan disse...

Fala Wofmann,
Legal o texto.
Sobre o banco da primeira foto, não é de ventosas. É aparafusado e bem firme, mas não menos desconfortável, porém para a proposta da moto (que você mesmo comentou: andar na cidade) e para seu "público alvo" (jovem, geralmente iniciante no mundo do motociclismo/HD) está de bom tamanho.

Sobre a limitação na customização eu discordo TOTALMENTE. Assim como todas as sportsters, a 48 é um Lego bem legal de montar (Roland Sands que o diga).

wolfmann disse...

também acho que pode ser muito modificada, basta ver a café racer da postagem.

A opinião geral é que o modelo não deve ser muito modificado por já agradar como está, mudando apenas "perfumarias".

Se fosse mesmo para modificar bastante, como fazem os customizadores mais conhecidos, eu não partiria de um modelo tão caro... melhor iniciar o lego com uma Iron usada: dá menos pena.

Bayer // Old Dog disse...

A última é umas das Sporsters mais legais que eu já vi. Parece simples, mas é cheia de detalhes.

E concordo com você: o preço tá alto demais para ser customizada radicalmente. Compensa muito mais começar com uma usada se a intenção for essa.

Dan Morel disse...

Wolf,

a 48 possui mais ou menos o mesmo setup de suspensão traseira do que a 883 Low que eu possuo.... gosto bastante da altura dela.... Vale lembrar o seguinte ponto:

a Suspensão traseira dela é a mesma que vem nas outras 1200.... o que vai também contribuir para uma altura mais baixa é o banco também.

Ainda não andei nela...mas tenho a expectativa de que seja bem próxima da minha Low (que está com comandos avançados)....

assim que testar ela te digo as minhas impressões.

abraxx

wolfmann disse...

Eu acho que essa moto tem tudo para ser uma moto como a XR 1200, onde as customizações não são radicais.

A moto foi muito bem pensada, é um modelo extremamente conhecido pelos proprietários e se o proprietário não exigir mais do que ela pode dar (tenta ir a Punta com a 48... vai ficar sem gasolina no meio do nada atravessando a Reserva do Taim) é moto para a vida inteira, mesmo sem modificar nada.

A moto já nasceu exclusiva, e fica mais exclusiva ainda pelo preço que está sendo comercializada.

Minha opinião é que esse modelo é uma das melhores motos para lazer que a HDMC já trouxe.

Entenda-se como lazer, dar uma voltinha de moto para comer uma empada em Nogueira-RJ (101 kms), abastecer e voltar para casa; ou ir até o Rota 66, bar que frequento (5 kms de casa), encontrar os amigos e voltar para casa.

Inventou algo diferente para se divertir, vai se aborrecer com a moto, até para trabalhar: se tiver que rodar mais de 50 kms por dia vai acabar sendo figurinha conhecida do frentista do posto.. capaz até de ser chamado para ser padrinho do filho mais novo de tantas vezes que vai parar lá.

Mas vale a pena pensar em ter uma dessas para se divertir.