Muitas vezes faço menção à algumas classificações e sempre aparece algum comentário perguntando o que quero dizer com determinada palavra.
A realidade é que existem várias classificações informais que acabam sendo uso comum na comunidade HD como "old school", "jaspion", "rider", "poser", "biker" entre outras.
São rótulos que se empregam e que muitas vezes não tem nada a ver com esta ou aquela pessoa, mas acabam passando a imagem para quem está lendo.
Vou colocar o que significam esses rótulos no meu entendimento apenas para servir com dicionário para quem está começando a ler sobre HD e seus proprietários. Quem quiser colaborar, é bem vindo.
Começando pelo mais citado a todo momento: old school. Old school é o cara que se guia pelas tradições que vão sendo aprendidas conforme a gente convive. É o cara que não só vive pelas tradições, como se empenha em difundí-las. Old school não é necessariamente o proprietário que gosta de usar o colete de couro, capacete vintage, ou anda com uma bobber.
E já que se falou em bobber, bobber é a motocicleta transformada buscando eliminar partes supérfluas, normalmente com frente bem modificada, muitas vezes sem o paralama dianteiro e traseira usando paralama tipo fender, deixando a roda traseira bastante exposta.
E ao contrário das bobbers, as choppers são motocicletas também transformadas de garfo dianteiro com maior angulação, pneus finos na frente, largos na traseira e chassi mais alongados.
As cruisers são as custons de desenho mais clássico como a linha softail, onde tem frente e traseira mais equilibrada, paralamas maiores impedindo que as rodas sujem o piloto e centro de gravidade mais baixo, normalmente o piloto senta mais ereto, com braços mais paralelos ao chão e pernas mais a frente em plataformas.
As muscle bikes, como a linha V-Rod, já buscam outro piloto. despejam muita potência na roda, arrancam forte e exigem bastante técnica para tirar a performance que elas podem entregar.
Voltando aos pilotos, uma classificação que costuma ser muito usada é bikers, riders e posers. Os bikers usam a moto diariamente, mesmo que seja apenas para ir até a padaria. A moto faz parte do proprietário e o proprietário cuida mais da moto que de si mesmo. Nem sempre a gente vê esse cuidado na moto brilhando, mas pode ter certeza que essa moto não vai deixar seu proprietário na estrada... e se isso acontecer, ele vai dar o jeito dele para ela voltar a rodar, nem que seja amarrando arame ou usando uma fita hellerman. O biker só encosta a moto se não tiver outro jeito. Para trocar de moto tem de acontecer algo que inviabilize manter a moto.
O rider já busca a moto para as viagens ou passeios. Gosta da estrada, não tem saco para o trânsito e gosta de conforto. Pode muito bem deixar a moto de lado para encarar o trajeto de ir e vir do trabalho para poder escutar o som e curtir um ar condicionado. É a turma que gosta de passar dias na estrada, mas chegar e dormir em um bom hotel e comer uma boa refeição. Cuidam da moto, mas trocam conforme o velocímetro vai aumentando.
Já o poser é o cara que conhece todas as estradas, usa o equipamento completo, compra a touring e deixa a moto ainda mais completa, e se aparecer um modelo ainda mais completo ou um acessório mais novo, troca a moto. Infelizmente os passeios dele se limitam a oficinas e bares da moda para contar como equipou a moto, quanto gastou no casaco novo e onde vai ser a próxima viagem, que irá de avião porque de moto é cansativo. Chuva nem pensar e se um cromado perde o brilho ou encontra uma ferrugem, é pretexto para uma reforma completa.
O jaspion, como o próprio nome lembra, é o proprietário das japonesas. Normalmente vestidos como fossem para a prova de motovelocidade, gostam de performance esportiva e a moto tem de ser veloz, muito veloz... problema é quando o cérebro ou o braço não acompanham a velocidade...
A gente conhece muitos colegas que se enquadram nessa ou naquela classificação, mas posso garantir que muitos só parecem se enquadrar. Vale sempre a pena conversar e trocar experiências, afinal sempre encontramos um pouco de "coxa" nos "malvadões"...
6 comentários:
Esqueceu da família DYNA e SPORTSTER.Abs.
Bom dia, gostaria de saber se você poderia disponibilizar um email, pois estou querendo comprar uma HD, pra ser exato uma Sportster nightster 1200 ano 2009. Caso tenha criticas sobre a moto em questão gostaria que compartilhasse, meu email didofc@msn.com. Desde já agradeço, obrigado e um abraço!
André, eu não esqueci.. apenas não consigo usar uma classificação para esses dois modelos.
A Sportster sempre será uma moto de proprietário (já postei sobre isso) e já vi várias como bobber, cruiser e chopper. Assim como já vi várias como café racer, dirt track ou simplesmente Sportster.
Já as Dynas dependem muito do modelo: a FXD tanto pode ser uma Sportster "bombada" como pode ser uma "mini-Electra". A Switchback com certeza pode ser classificada como cruiser, mas a Fat Bob?
Então, como disse no início do post, aceito sugestões para aumentar o "glossário".
Dyna não é Harley...hahaha.
Harley é Softail ou Touring.
Um dia ainda vou ter uma Harley...
Hoje rodei 368 Km lá na Adolphina. Vc perdeu mais essa ! Peguei o trem lá na casa do Alemão, junto com mais cinco .
Abraços.
Leo, estou com a casa cheia (filhos e netos) e não dava para fugir.
Bom que se divertiu!
Abraço.
Excelente post. Principalmente para aqueles que estão ingressando no mundo HD.
Grande abraço!
Viola
Postar um comentário