quinta-feira, 5 de julho de 2012

Rótulos

Muitas vezes faço menção à algumas classificações e sempre aparece algum comentário perguntando o que quero dizer com determinada palavra.

A realidade é que existem várias classificações informais que acabam sendo uso comum na comunidade HD como "old school", "jaspion", "rider", "poser", "biker" entre outras.

São rótulos que se empregam e que muitas vezes não tem nada a ver com esta ou aquela pessoa, mas acabam passando a imagem para quem está lendo.

Vou colocar o que significam esses rótulos no meu entendimento apenas para servir com dicionário para quem está começando a ler sobre HD e seus proprietários. Quem quiser colaborar, é bem vindo.

Começando pelo mais citado a todo momento: old school. Old school é o cara que se guia pelas tradições que vão sendo aprendidas conforme a gente convive. É o cara que não só vive pelas tradições, como se empenha em difundí-las. Old school não é necessariamente o proprietário que gosta de usar o colete de couro, capacete vintage, ou anda com uma bobber.

E já que se falou em bobber, bobber é a motocicleta transformada buscando eliminar partes supérfluas, normalmente com frente bem modificada, muitas vezes sem o paralama dianteiro e traseira usando paralama tipo fender, deixando a roda traseira bastante exposta.

E ao contrário das bobbers, as choppers são motocicletas também transformadas de garfo dianteiro com maior angulação, pneus finos na frente, largos na traseira e chassi mais alongados.

As cruisers são as custons de desenho mais clássico como a linha softail, onde tem frente e traseira mais equilibrada, paralamas maiores impedindo que as rodas sujem o piloto e centro de gravidade mais baixo, normalmente o piloto senta mais ereto, com braços mais paralelos ao chão e pernas mais a frente em plataformas.

As muscle bikes, como a linha V-Rod, já buscam outro piloto. despejam muita potência na roda, arrancam forte e exigem bastante técnica para tirar a performance que elas podem entregar.

Voltando aos pilotos, uma classificação que costuma ser muito usada é bikers, riders e posers. Os bikers usam a moto diariamente, mesmo que seja apenas para ir até a padaria. A moto faz parte do proprietário e o proprietário cuida mais da moto que de si mesmo. Nem sempre a gente vê esse cuidado na moto brilhando, mas pode ter certeza que essa moto não vai deixar seu proprietário na estrada... e se isso acontecer, ele vai dar o jeito dele para ela voltar a rodar, nem que seja amarrando arame ou usando uma fita hellerman. O biker só encosta a moto se não tiver outro jeito. Para trocar de moto tem de acontecer algo que inviabilize manter a moto.

O rider já busca a moto para as viagens ou passeios. Gosta da estrada, não tem saco para o trânsito e gosta de conforto. Pode muito bem deixar a moto de lado para encarar o trajeto de ir e vir do trabalho para poder  escutar o som e curtir um ar condicionado. É a turma que gosta de passar dias na estrada, mas chegar e dormir em um bom hotel e comer uma boa refeição. Cuidam da moto, mas trocam conforme o velocímetro vai aumentando.

Já o poser é o cara que conhece todas as estradas, usa o equipamento completo, compra a touring e deixa a moto ainda mais completa, e se aparecer um modelo ainda mais completo ou um acessório mais novo, troca a moto. Infelizmente os passeios dele se limitam a oficinas e bares da moda para contar como equipou a moto, quanto gastou no casaco novo e onde vai ser a próxima viagem, que irá de avião porque de moto é cansativo. Chuva nem pensar e se um cromado perde o brilho ou encontra uma ferrugem, é pretexto para uma reforma completa.

O jaspion, como o próprio nome lembra, é o proprietário das japonesas. Normalmente vestidos como fossem para a prova de motovelocidade, gostam de performance esportiva e a moto tem de ser veloz, muito veloz... problema é quando o cérebro ou o braço não acompanham a velocidade...

A gente conhece muitos colegas que se enquadram nessa ou naquela classificação, mas posso garantir que muitos só parecem se enquadrar. Vale sempre a pena conversar e trocar experiências, afinal sempre encontramos um pouco de "coxa" nos "malvadões"...

6 comentários:

andré disse...

Esqueceu da família DYNA e SPORTSTER.Abs.

Anônimo disse...

Bom dia, gostaria de saber se você poderia disponibilizar um email, pois estou querendo comprar uma HD, pra ser exato uma Sportster nightster 1200 ano 2009. Caso tenha criticas sobre a moto em questão gostaria que compartilhasse, meu email didofc@msn.com. Desde já agradeço, obrigado e um abraço!

wolfmann disse...

André, eu não esqueci.. apenas não consigo usar uma classificação para esses dois modelos.

A Sportster sempre será uma moto de proprietário (já postei sobre isso) e já vi várias como bobber, cruiser e chopper. Assim como já vi várias como café racer, dirt track ou simplesmente Sportster.

Já as Dynas dependem muito do modelo: a FXD tanto pode ser uma Sportster "bombada" como pode ser uma "mini-Electra". A Switchback com certeza pode ser classificada como cruiser, mas a Fat Bob?

Então, como disse no início do post, aceito sugestões para aumentar o "glossário".

Leoclima- Teresópolis disse...

Dyna não é Harley...hahaha.
Harley é Softail ou Touring.

Um dia ainda vou ter uma Harley...

Hoje rodei 368 Km lá na Adolphina. Vc perdeu mais essa ! Peguei o trem lá na casa do Alemão, junto com mais cinco .

Abraços.

wolfmann disse...

Leo, estou com a casa cheia (filhos e netos) e não dava para fugir.

Bom que se divertiu!

Abraço.

Anônimo disse...

Excelente post. Principalmente para aqueles que estão ingressando no mundo HD.

Grande abraço!

Viola