sexta-feira, 22 de junho de 2012

e quando a pista molha

São poucos os que gostam de pista molhada quando se está de moto. Para quem, como eu, não gosta, mas não dispensa a moto mesmo quando a chuva ameaça, ficam as dicas do Fernando Tanure, instrutor do Rider Program para encarar a pista molhada:

1. Reduzir velocidade;
2. Manter a moto tracionada;
3. Freio traseiro somente em curvas de baixa, com suavidade;
4. Freio dianteiro somente com o guidom alinhado, moto em pé;
5. Evitar sair no inicio da chuva fina, pois elase mistura a poeira existente na pista e forma uma fina camada de lama. Se for sair na chuva é melhor aguardar que a chuva "lave" a pista;
6. Velocidades acima de 80-90km/h são favoráveis a aquaplanagem e devem ser evitadas, principalmente se for chuva intensa;
7. Chuvas de verão, fortes e de curta duração, devem ser evitadas devido a grande quantidade de água na pista;
8. Em pistas de mão dupla andar afastado da faixa que divide a pista, evitando os banhos de água que os carros da pista contrária jogam.


Ride Safe.

3 comentários:

Anônimo disse...

valeu pelas dicas wolfmann. ja tomei tanta chuva de moto no sul de minas gerais que já nem ligo mais hehehe... mas é sempre bom rever algumas dicas de pilotagem para essas condicoes climaticas!
abraços,
Renato

LEOCLIMA disse...

LEOCLIMA disse :

Eu sou um coxa "rodado", com meus 32.600 Km em 2 anos e 4 meses de dyna, mas evito sair na chuva de todo jeito. Acho que tem mais de um ano que não pego chuva : Faça-me o favor : Chuva e moto não combinam, e com as facilidades da previsão do tempo, só se molha quem é masoquista, sem mencionar que o perigo sobre as duas rodas, que já é muito grande, aumenta exponencialmente com pista molhada.
Tô fora !
Boa chuva pra vc !

Léo

wolfmann disse...

Leo, respeito a sua opinião, mas sempre vai haver uma situação onde você acaba na chuva.

Já sai de casa mais de uma vez confiando que não choveria e realmente não choveu, mas no retorno para casa peguei chuva.

Em outras ocasiões, principalmente em viagem já marcada, a chuva me pegou na estrada.

Posso te dizer que também sou um coxa rodado, mas nem sempre consigo escolher as condições em que estou rodando e considero importante relembrar pequenas atitudes que ajudam muito na hora do aperto.

Abraço.