quarta-feira, 6 de junho de 2012

Moda e customização

Lendo o novo post do Dan Morel no Bros&Bikers (http://brosbikers.com.br/nada-se-cria-%E2%80%A8/) lembrei de um post antigo onde o assunto eram os modelos lançados para o verão americano: a softail slim e a Sportster 72 "customizadas" de fábrica.

Do mesmo modo que o Dan Morel, eu também noto uma tendência de copiar os lançamentos em busca de um "modelo exclusivo".

É certo que não existem muitas maneiras de modificar uma motocicleta. Um motocicleta sempre vai ter duas rodas, quadro, motor, assento e guidão, mas existem várias formas de personalizar uma motocicleta: uma pintura diferenciada, rodas modificadas, corte em paralamas, guidão diferente e assim por diante.

O que antigamente se fazia para deixar a moto com a cara do dono, seja para usar melhor ou seja para ficar mais ao gosto do dono, hoje em dia se resume a copiar idéias, sejam de catálogo HDMC ou catálogo aftermarket.

Nada contra quem gostou de uma pintura de catálogo e copia ou quem gosta do HD life style e transforma a moto em uma penteadeira de puta, mas isso não é customizar.. é seguir uma moda.

Amigos meus partiram para soluções que incluíram a mudança de quadro para um projeto pessoal, outros partem para uma modificação mecânica que deixe a moto com desempenho diferenciado e outros fazem como eu: ajustam a moto para o seu uso. Isso é customizar.


Nenhum comentário: