quarta-feira, 18 de abril de 2012

tubulação aeroquip

Por conta do mau estado das linhas de freio da Fat, fiz a troca da tubulação original (parte rígida e parte flexível) por uma tubulação em aeroquip.

Aeroquip é a marca de uma tradicional indústria que fabrica mangueiras flexíveis com malha de aço e acabou se tornando o nome dessa mangueira.

Equipamento muito usado em veículos de competição e aeronaves, essa mangueira suporta altas pressões sem dilatar. A dilatação da linha de fluído de freio diminui a eficiência da frenagem, portanto quando menor a dilatação mais eficiente e precisa será a frenagem.

Considerando a tradição das HDs de frear bem, mas parar apenas onde elas desejam, quanto mais eficiente, mais fácil vai ser domar a vontade delas e parar onde você gostaria e não onde ela quer.

Efeitos da troca: a frenagem se tornou mais linear permitindo uma dosagem de esforço em relação ao travamento da roda (vamos lembrar que já existem modelos de HDs mais recentes usando o ABS e em 2012 quase toda a linha está equipada com o equipamento).

Meu freio traseiro já não vinha conseguindo regulagem eficiente, sendo baixo por natureza e nas frenagens mais fortes eu encostava o pedal na highway peg. Isso deixou de acontecer e aliada à progressividade da freada, melhorou bastante.

Já o freio dianteiro não pode ser avaliado ainda. Um problema no reparo do freio está deixando o freio sem regulagem, sendo necessário bombar o manete para que ele possa ser usado normalmente. Esse é o problema em se mexer no que está quieto: normalmente acaba descobrindo que existe mais alguma coisa em vias de quebrar. Estou providenciando um novo reparo, mas deve levar alguns dias.

De toda a forma, a troca se mostra útil e recomendo para aqueles que ainda tem partes rígidas nas linhas de freio. A primeira impressão de aumento de eficiência e progressividade recomendam a troca pelo aeroquip.

12 comentários:

Anônimo disse...

ta virando desculpa para trocar de moto...
ou deve estar na hora mesmo

douglas

wolfmann disse...

não posso dizer que já não tive proposta pela Fat, mas ainda pretendo mantê-la por mais tempo.

A troca da linha de freio era uma preocupação desde o ano passado e mesmo assim levei a criança por mais um ano.

Uma coisa eu já aprendi: qualquer desculpa vale como motivo para modificar uma HD.

A minha próxima desculpa é a oxidação de algumas partes cromadas... pensamentos impuros sobre uma pintura....

HD Group disse...

Adelino, Boa Noite.

Apesar de ainda não nos conhecermos pessoalmente, sempre acompanho o seu blog, que é uma referencia no assunto Harley.

Se possivel, queria lhe pedir a gentileza de comunicar no blog a parceria de nossos amigos na Bike Supplies.

Eles trarão peças de Harley com rapidez e preço competitivo para todo o Brasil:

http://www.harley-davidsongroup.blogspot.com.br/2012/04/bike-supplies.html

E, quando quiser que postemos algo em nosso blog de Sp é só falar.

Abração

Giovanni

Alcotrim disse...

O Meu , escreve ai ! Afinal nois tamo aqui pra ler. Esse negocio de abandonar o Blog eh abandonar os amigos.

wolfmann disse...

Giovanni, como pode ver pelo post do Alcotrim, tenho andado ocupado, mas farei menção à nova opção para fornecimento de peças e acessórios.

Abraço.

Flávio disse...

Wolfmann,

Já nos encontramos diversas vezes mas nunca nos apresentamos formalmente.
Estou querendo trocar os cabos de freio da minha dyna e gostaria de saber aonde comprou e com quem instalou o aeroquip??

Obrigado

wolfmann disse...

A tubulação foi comprada em São Paulo por um amigo meu no Garage Code e o Adriano fez a instalação quando fiz a revisão de 56.000 kms.

Preço da tubulação traseira e dianteira : R$ 450,00.

Mão de obra da instalação ficou dentro do valor pago pela revisão e acabei não separando.

Em tempo, o Adriano é mecânico na Brazil Custom.

João Eurico disse...

Parabens pela troca. Eu fiz essa troca por aeroquip recentemente na minha moto e ficou muito melhor. Recomendo.

Fiz um vídeo da aventura de trocar o duto e posto aqui para os colegas darem uma olhada. Não é nada complicado, desde que a moto não tenha ABS.

http://www.youtube.com/watch?v=4ADSUdu7e5k

João Eurico disse...

O aeroquip faz uma diferença enorme. E pode ser feito sob encomenda, custando uma fração do flexível original. Além disso, você pode customizá-lo, fazer na cor/sabor que você quiser.

Eu fiz um vídeo que ensina a instalar o aeroquip em motos sem ABS
http://www.youtube.com/watch?v=4ADSUdu7e5k

Anônimo disse...

Leio seu blog a um bom tempo, e agora posso fazer uma colaboração: as HDs com ABS não foram feitas nem preparadas para a realidade das cidades brasileiras, qualquer desnível de pista no momento da frenagem faz o computador do Abs falhar. Logo que tirei a minha RK da concessionária, precisei frear a moto numa rua mal asfaltada daqui de SP, e quase bati na traseira de um ônibus. Por essa e muitas outras, estou removendo o ABS e vou colocar aeroquip direto para as pinças. O ideal seria ter um interruptor do ABS, como tem nas BMWs, para poder desligar o aparelho sem ter que removê-lo.

Hellboy disse...

Prezados,

Alguém indica lugar para compra cabos do gênero? Quero trocar o guidão da minha 883R por um mini ape (8 polegadas) e gostaria de comprar cabos desse tipo.

Abraço.

wolfmann disse...

Os cabos que troquei na minha Fat foram comprados por um amigo em São Paulo no Garage Code. Não tenho o endereço.

Acredito que qualquer bom revendedor de cabos poderá atender a sua necessidade.