Por conta do mau estado das linhas de freio da Fat, fiz a troca da tubulação original (parte rígida e parte flexível) por uma tubulação em aeroquip.
Aeroquip é a marca de uma tradicional indústria que fabrica mangueiras flexíveis com malha de aço e acabou se tornando o nome dessa mangueira.
Equipamento muito usado em veículos de competição e aeronaves, essa mangueira suporta altas pressões sem dilatar. A dilatação da linha de fluído de freio diminui a eficiência da frenagem, portanto quando menor a dilatação mais eficiente e precisa será a frenagem.
Considerando a tradição das HDs de frear bem, mas parar apenas onde elas desejam, quanto mais eficiente, mais fácil vai ser domar a vontade delas e parar onde você gostaria e não onde ela quer.
Efeitos da troca: a frenagem se tornou mais linear permitindo uma dosagem de esforço em relação ao travamento da roda (vamos lembrar que já existem modelos de HDs mais recentes usando o ABS e em 2012 quase toda a linha está equipada com o equipamento).
Meu freio traseiro já não vinha conseguindo regulagem eficiente, sendo baixo por natureza e nas frenagens mais fortes eu encostava o pedal na highway peg. Isso deixou de acontecer e aliada à progressividade da freada, melhorou bastante.
Já o freio dianteiro não pode ser avaliado ainda. Um problema no reparo do freio está deixando o freio sem regulagem, sendo necessário bombar o manete para que ele possa ser usado normalmente. Esse é o problema em se mexer no que está quieto: normalmente acaba descobrindo que existe mais alguma coisa em vias de quebrar. Estou providenciando um novo reparo, mas deve levar alguns dias.
De toda a forma, a troca se mostra útil e recomendo para aqueles que ainda tem partes rígidas nas linhas de freio. A primeira impressão de aumento de eficiência e progressividade recomendam a troca pelo aeroquip.
12 comentários:
ta virando desculpa para trocar de moto...
ou deve estar na hora mesmo
douglas
não posso dizer que já não tive proposta pela Fat, mas ainda pretendo mantê-la por mais tempo.
A troca da linha de freio era uma preocupação desde o ano passado e mesmo assim levei a criança por mais um ano.
Uma coisa eu já aprendi: qualquer desculpa vale como motivo para modificar uma HD.
A minha próxima desculpa é a oxidação de algumas partes cromadas... pensamentos impuros sobre uma pintura....
Adelino, Boa Noite.
Apesar de ainda não nos conhecermos pessoalmente, sempre acompanho o seu blog, que é uma referencia no assunto Harley.
Se possivel, queria lhe pedir a gentileza de comunicar no blog a parceria de nossos amigos na Bike Supplies.
Eles trarão peças de Harley com rapidez e preço competitivo para todo o Brasil:
http://www.harley-davidsongroup.blogspot.com.br/2012/04/bike-supplies.html
E, quando quiser que postemos algo em nosso blog de Sp é só falar.
Abração
Giovanni
O Meu , escreve ai ! Afinal nois tamo aqui pra ler. Esse negocio de abandonar o Blog eh abandonar os amigos.
Giovanni, como pode ver pelo post do Alcotrim, tenho andado ocupado, mas farei menção à nova opção para fornecimento de peças e acessórios.
Abraço.
Wolfmann,
Já nos encontramos diversas vezes mas nunca nos apresentamos formalmente.
Estou querendo trocar os cabos de freio da minha dyna e gostaria de saber aonde comprou e com quem instalou o aeroquip??
Obrigado
A tubulação foi comprada em São Paulo por um amigo meu no Garage Code e o Adriano fez a instalação quando fiz a revisão de 56.000 kms.
Preço da tubulação traseira e dianteira : R$ 450,00.
Mão de obra da instalação ficou dentro do valor pago pela revisão e acabei não separando.
Em tempo, o Adriano é mecânico na Brazil Custom.
Parabens pela troca. Eu fiz essa troca por aeroquip recentemente na minha moto e ficou muito melhor. Recomendo.
Fiz um vídeo da aventura de trocar o duto e posto aqui para os colegas darem uma olhada. Não é nada complicado, desde que a moto não tenha ABS.
http://www.youtube.com/watch?v=4ADSUdu7e5k
O aeroquip faz uma diferença enorme. E pode ser feito sob encomenda, custando uma fração do flexível original. Além disso, você pode customizá-lo, fazer na cor/sabor que você quiser.
Eu fiz um vídeo que ensina a instalar o aeroquip em motos sem ABS
http://www.youtube.com/watch?v=4ADSUdu7e5k
Leio seu blog a um bom tempo, e agora posso fazer uma colaboração: as HDs com ABS não foram feitas nem preparadas para a realidade das cidades brasileiras, qualquer desnível de pista no momento da frenagem faz o computador do Abs falhar. Logo que tirei a minha RK da concessionária, precisei frear a moto numa rua mal asfaltada daqui de SP, e quase bati na traseira de um ônibus. Por essa e muitas outras, estou removendo o ABS e vou colocar aeroquip direto para as pinças. O ideal seria ter um interruptor do ABS, como tem nas BMWs, para poder desligar o aparelho sem ter que removê-lo.
Prezados,
Alguém indica lugar para compra cabos do gênero? Quero trocar o guidão da minha 883R por um mini ape (8 polegadas) e gostaria de comprar cabos desse tipo.
Abraço.
Os cabos que troquei na minha Fat foram comprados por um amigo em São Paulo no Garage Code. Não tenho o endereço.
Acredito que qualquer bom revendedor de cabos poderá atender a sua necessidade.
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