quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

harleyro precisa ser old school?

Muitos dos meus amigos não abrem mão da tradição old school em termos de Harley-Davidson e se sentem muito bem usando o capacete old school com casco fino, óculos de aviador, luvas sem dedo, jeans e camiseta.

Eu não vejo nada de errado na tradição old school e também não acho que estejam arriscando a vida ao viajar sem o extremo comprometimento com a segurança pessoal, mas eu prefiro fazer uso do que os jaspions da moto velocidade disponibilizam: calça, casaco e luvas com proteções e capacete integral.

É certo que a motocicleta não foi feita para cair, é certo que o piloto nunca entra na estrada pensando em acidente, mas também é certo que tudo pode acontecer.

Estar equipado não é garantia de sair ileso de acidente e já vi muitos tombos onde o piloto sequer se arranhou sem estar equipado.

Já rodei muito tempo sem o capacete, outro tempo usando capacete coquinho para satisfazer a obrigação exigida pela lei e sou adepto da filosofia que nada deve ser imposto às pessoas se as mesmas podem comprovar que poderão se responsabilizar pelas consequencias de seus atos, como por exemplo: ter um plano de saúde que arque com as despesas nascidas de um acidente de motocicleta e o piloto estar sem o capacete.

Mas vamos combinar uma coisa: pau que dá em chico, bate em francisco. Se considero que não existe nada de errado em pilotar sem capacete, também não vejo nada de errado em levar a moto até a esquina trajando equipamento completo. É decisão pessoal e se a pessoa se sente bem assim, que seja.

Eu dificilmente estou pilotando sem casaco, mas sempre que posso uso capacete aberto. Estou sempre procurando um capacete mais confortável porque me sinto esquisito usando o capacete 'homem bala" tradicional old school.

Se motocicleta é sinônimo de liberdade, HD é sinônimo de liberdade de expressão e nada mais contrário a isso do que estipular um estereótipo para o harleyro.

Fica a provocação para os amigos que acompanham se manisfestarem.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sem chance.
Saiu de moto tem que estar completo, com no mínimo capacete aberto, jaqueta de couro ou similar e calça jeans e calçado fechado e luvas.
O ideal mesmo é NÃO ir dar voltinhas na esquina e somente sair de moto pra viajar, totalmente equipado e com capacete integral de boa qualidade.
Já que gostamos de moto e o negócio é perigoso, então que só o pratiquemos com 100% de segurança.
Abraço !
Leoclima - Um ótimo 2012 pra vc e família !

andré disse...

A Harley realmente inspira o motociclista a andar no estilo Old School.Ótimo texto! Abs.

Wilson Roque disse...

Sempre usei capacete, desde que apareceram no mercado brasileiro em meados dos anos 1970. E sempre insistí para que meu filho também usasse, mesmo antes da obrigatoriedade. O capacete provavelmente salvou-lhe a vida, num acidente em 1985. Sempre piloto com luvas, mesmo no verão.

jeronimo_jeje disse...

"Comprei Terreno" apenas 2 vezes e estava rodando há menos de 40km/h.
Em ambos os caso, fui direto com a cabeça, sendo que no segundo eu nao perdi meu pé porque estava de botas . . Segurança sempre em primeiro lugar.