segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Harley-Davidson life style II

Fim de semana chuvoso, loja cheia de pessoas mas sem nada mais além das motos, acaba sendo propício para leitura e filme, seja no cinema ou na TV.

E parece coincidência, mas me deparo com uma matéria na Veja Rio sobre a nova loja no Rio e a TV paga e aberta exibindo o filme Motoqueiros Selvagens, título em português para Wild HOG.

Duas amostras do Harley-Davidson way of life que a HDMC está vendendo como forma de alavancar a marca novamente e que fazem alusão ao HOG, seja no título do filme ou por menção explícita da marca na matéria da revista.

Tomei conhecimento disso pela internet, quando os amigos faziam menção ao fato, inclusive li a matéria da revista na página do facebook indicada nas citações já que faz muito tempo que não leio revista no papel.

O marcante nisso foram os comentários, principalmente em relação ao HOG, que mostram como alguns se sentiram insultados pelas referências da matéria da revista ou pela análise de HOG x Motoclubes 1% que vem a ser uma das abordagens do filme.

Acho que definitivamente não se faz a melhor abordagem do que é pertencer a essa comunidade de proprietários de HD.

Como em tudo na vida, temos chatos, temos pessoas interessantes, temos esnobes, enfim temos de tudo como em qualquer comunidade. O que se perde na abordagem é o espírito de solidariedade que é marcante na comunidade.

Ainda não vi ninguém se negar a responder alguma dúvida de algum novato, mostrar o que e como pode ser feito para resolver um problema e principalmente a preocupação com um colega quando se tem notícia de um acidente.

Isso eu não vi escrito ou na tela da TV. Vi que traçaram um perfil bem distante da realidade, um perfil mais voltado para o alter-ego que muitos gostariam de viver e que a HDMC está reforçando para poder vender as motocicletas.

Não espero muita coisa do marketing voltado para vender uma imagem, essa é a proposta para alavancar as vendas, mas espero mais do relacionamento entre a fábrica e os seus clientes.

8 comentários:

Anônimo disse...

Wolfmann, a esse filme a que você se refere já assisti umas três vezes. É uma paródia, uma comédia, e assim deve ser visto. Se houve algum harleyro ofendido com a imagem que o filme passa, é por pura chatice ou por se ligar muito no politicamente correto, o que, convenhamos, não tem nada a ver com a comédia ou com o humor em geral. Sempre vai haver um chato de plantão a se invocar com qualquer coisa, ainda mais se não se propôs ao que o filme sugere, ou seja, rir dos personagens e também por que não, rir de si próprio!
Quanto ao HOG, sempre que vou a algum evento em que o HOG Rio está, não me enturmo com os "donos" do HOG, porque é uma turma muito fechada. Tenho até medo de chegar perto. Os caras são muito panela fechada, não dão a mínima se não o conhecem. Aí fico na minha, converso com outros harleyros e também não harleyros, que são muito mais simpáticos e educados que os caras do HOG, que são sempre os mesmos. Infelizmente é essa a impressão que tenho desses caras. E me parecem muito bobos, também. Pelo menos, tenho essa impressão. Queria poder dizer o contrário, mas é assim que tenho visto, infelizmente. Se acham os caras. Por isso, me dou muito melhor conversando, fazendo amizades, com integrantes de motoclubes, harleyros ou não harleyros. Abraços,
Cezar - FXD 2009 Preta - Niterói-RJ

wolfmann disse...

Já vi o filme algumas vezes também e partilho da sua opinião.

Por isso o post, acho que está sendo dada muita importância a uma imagem e essa imagem é o que está sendo vendido pela HDMC para conquistar novos clientes.

Não sou um tradicionalista, mas me incluo entre os "romanticos" que conheciam a moto de alguns amigos pela batida do escape.

Ter uma moto para mim nunca foi posar como "malvadão" ou "Valentino" para ser mais atual.

Ter uma moto significa ter coragem de viver a vida de bem consigo mesmo. É minha diversão até mesmo para ir e vir do trabalho.

A sua crítica sobre o HOG mostra que é preciso renovar porque o HOG não tem dono e as afinidades que se estabelecem entre os associados mais antigos não podem ser preponderantes na hora de receber novos colegas.

Eu mesmo acabo não recebendo os colegas mais novos tão bem porque muitas vezes algum amigo ou algum colega mais antigo me solicita seja para perguntar alguma coisa sobre a moto ou seja para perguntar alguma coisa sobre algum evento.

Renato/Araruama disse...

Gostaria de somar aos comentários do Cezar de niterói. tentei tb ser apresentado mas não consegui. Mando mensagens pelo FB e adiciono os PHDs, mas ainda assim sinto falta do verdadeiro espírito de companheirismo que é o retrato da marca e de todosos verdadeiros motociclistas e amantes eternos de motos. Já transmiti ao sac Harley minhas considerações sobre o assunto. Não pode de forma alguma existir donos nem panelas até porque voltaríamos a tempos de ditadura aonde só um grupo manda e todos obedecem. Renato -Araruama.

Anônimo disse...

Grande Wolfmann, já o vi em eventos, inclusive no antigo dealer aina na Av. das Américas, na Barra da Tijuca, e sempre quis trocar umas idéias contigo, até porque sou assíduo leitor desse seu blog que reputo o mais interessante e bem informado do nosso meio Harley-Davidson, mas, como você mesmo disse, realmente você estava sempre sendo assediado pelos colegas PHD's. Concordo também com você sobre o prazer de pilotar uma moto, ainda mais uma H-D. Tenho a mesma impressão e a mesma experiência: tenho o maior prazer em pilotar a minha H-D, inclusive quando vou ou volto do trabalho com ela, o que faço de segunda a sexta-feira. Concordo também com o Renato, de Araruama, que também tem o mesmo sentimento que tenho com relação aos membros em geral do HOG RJ. Só quero aqui frisar que esse não é o comportamento de todos, pois há sempre exceções, porém é o comportamento da grande maioria. Obrigado por manter esse excelente blog e um abraço, do seu leitor,

Cezar/Niterói

Renato/Araruama disse...

Companheiros, não quero aqui pregar nenhuma revolução porém acredito estar na hora de mudanças serem feitas. Nova loja, nova diretoria, novos pensamentos e ideologias. Enfim uma mudança geral que traga de volta o entendimento, o amor pelas nossas HDs e principalmente união. O Velho ditado já diz, A União faz a força. Tenho recebido semanalmente e-mails do Hog-SP, passeios diversos, promoções, encontros, bate papo. Estarei no Harley-day. quero poder te conhecer pessoalmente e te dar o meu abraço Fraterno.

wolfmann disse...

Renato, eu também venho recebendo muitos contatos do HOG-SP, HOG Ribeirão Preto, HOG Curitiba e HOG-BH e penso que o maior problema vem sendo realmente a indefinição sobre quem vai dirigir o HOG RJ.

Ontem estive com o Rodolfo e ele já fala em passar o bastão e vem mantendo o HOG RJ no ar para servir como apoio para a divulgação dos eventos HD/HOG.

É duro manter-se motivado durante três anos (tempo de gestão da atual diretoria) e dentro desses três quase um ano sem orientação da parte da HDMC, que também demorou para nomear o dealer e aliado ao atraso na inauguração deixou um cenário muito disperso.

Renovar é o caminho para o HOG voltar a motivar os novos colegas.

Nos encontraremos no Harley Days. Abraço.

andré disse...

Também tenho recebido email do HOG de SP e Ribeirão Preto mas do Rio nunca recebi.Abs.

wolfmann disse...

O HOG RJ usa a página do Facebook para divulgar suas atividades.

O grupo de e-mail foi desativado quando o dealer deixou de ser o Grupo Izzo.

Acesse https://www.facebook.com/#!/hogrio