segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Customizar: o que é isso?

Quem tem moto custom gosta de dizer que está customizando a moto para deixá-la do seu jeito. E se for uma HD, muitas vezes se gasta quase a metade do valor em acessórios para deixá-la única.

Bem, customizar é isso, mas também é bem mais.

Em que pese a escolha dos diversos acessórios disponíveis no mercado, sejam eles originais ou after market, a customização é marcada também pelas idéias de quem customiza.

Alguns dos melhores customizadores se caracterizam por serem bons projetistas trazendo idéias novas ou usando materiais que ninguém havia pensado em usar (um bom exemplo é o Pedrão do QI que vem deixando a Dyna dele bem personalizada com materiais bem pouco tradicionais).

Além da aparência, muita gente gosta de modificar mecanicamente as motocicletas, mas isso já é preparação mecânica que pode muito bem ser uma das etapas de um novo projeto de customização.

Eu modifiquei a minha moto, mas não posso dizer que foi customizada. Ao colocar alguns acessórios que achei necessário para o meu uso e trocar algumas partes também pensando em deixar a moto mais fácil e mais prazeirosa de ser pilotada estava deixando a moto mais adaptada para meu uso, sem pensar em inovar nada. Tudo fazia parte do catálogo de acessórios da HD ou do catálogo da SE. Não inventei ou melhorei o projeto original, apenas deixei a moto com a minha cara e usando o motor como ele havia sido projetado e não como ele é vendido atendendo às normas anti-poluentes.

Achei as melhores soluções criadas e escolhi o que melhor me servia. Sinceramente não considero isso como customização, principalmente olhando os projetos que são entregues pelos profissionais da área.

Portanto se você quer inventar alguma coisa diferente e quer uma inspiração vale a pena visitar São Paulo no próximo domingo e comparecer ao TWB.

2 comentários:

andré disse...

Eu acho estranho alguns caras gastarem uma nota preta na customização da moto para ficar do jeito que ele quer e depois quer vender por um preço muito mais caro que um modelo zero.Abs.

Pedrão disse...

Velhinho,

Obrigado pelo comentário elogioso. Se é que eu posso achar alguma coisa, para mim customização é o exercício livre da criatividade aliado a um projeto (ou pelo menos uma proposta) que tenha em mente.

Inspirar-se em algo já existente ou em uma escola de customização é talvez o melhor caminho. No meu caso, um kustom kulture old school com uma pitada generosa de steampunk black´nd gold.

Esse é o Espírito!!!

Abs,
Pedrão
www.infernaismotorcycles.com