quinta-feira, 8 de setembro de 2011

destinos do feriado

Feriado de meio de semana é sempre propício ao um passeio curto.

Nessas condições, o destino mais escolhido costuma ser a região de Itaipava e dessa vez também não foi diferente.

Aliás, teve uma diferença: os horários de saída.

Alguns dos meus amigos do HOG RJ, decidiram aproveitar apenas a manhã do feriado para o passeio e saíram 8h30 em direção a Nogueira para a empada tradicional e retornaram ao Rio antes do almoço para passar o resto do dia com as famílias. O HOG RJ marcou café da manhã às 9h00 no posto Ipiranga do Barra Garden e saída para Nogueira às 10h00, com almoço em Itaipava, descendo à tarde para o Rio.

E quem desfilou no 7/9 com o BG partiu depois do desfile para se juntar ao HOG RJ.

Enfim, foi um dia de muito movimento na BR-040.

Eu fiz um passeio alternativo: B&V à Silveiras-SP. Foram 500 kms com direito a almoço em restaurante típico da região e comida mineira.

Silveiras faz parte de um Vale Histórico, que se encontra em vias de se tornar região protegida por lei (pelo menos a parte paulista), chamada Caminhos da Corte. Tropeirismo, artesanato e a serra da Bocaina são as atrações locais.

Belo passeio, excelente companhia (encontrei lá com amigos de São Paulo para comemorarmos o aniversário da esposa de um deles) e um dia muito bonito proporcionaram um ótimo feriado.

Fomos eu, a Silvana e o Nuno, de carro e fizemos a viagem em 3h, tanto na ida quanto na volta. Bom tempo de viagem para 248kms. Abasteci em Resende voltando para não me estressar na chegada no Rio, e ainda fomos bater ponto no Rota.

Para quem tiver vontade de conhecer o local e vá de moto vale o abastecimento no Graal de Itatiaia (+/- 180 kms) e voltando a abastecer em Resende (outros 160 kms) antes de voltar para o Rio (última perna de cerca 160 kms).

A viagem é 90% feita na Dutra, saindo no trevo de Cruzeiro e pegando a SP-068 no sentido de Silveiras. Desse trevo até a cidade temos uns 15 kms de asfalto quebrado, tendo de desviar de buracos o tempo todo, até o portal de entrada em Silveiras.

Do portal até o restaurante são mais uns 2 kms de asfalto e cerca de 50 metros de terra batida já dentro da fazenda onde está localizado o Restaurante do Ocílio.

O restaurante fica na sede de uma fazenda, comida típica mineira com hospitalidade idem... o próprio dono recebe os clientes na porta e os acomoda, sempre conversando com os clientes.

O serviço é self service, com preço fixo por pessoa que inclue todo o buffet e sobremesas que podem ser servidas quantas vezes o cliente quiser. Preço justo e ambiente acolhedor foram ótimas surpresas.

Na saída tomamos café em um atelier de artesanato muito interessante que está localizado junto ao Portal de entrada de Silveiras.

Na volta é só fazer o caminho inverso até a Dutra (cuidado para não errar em um trevo na SP-068 e seguir mantendo a direita e logo estamos na Dutra fazendo o caminho de casa. Abasteci no posto Rezendão para não me aborrecer na entrada no Rio e se estivesse de moto, estaria abastecendo por já ter percorrido mais de 180 kms, restando pouco mais de 150 kms até chegar em casa.

Em resumo, estrada segura, bom restaurante e viagem dentro do limite do cansaço fazem do Restaurante do Ocílio uma excelente opção para um encontro Rio/São Paulo.

Um comentário:

andré disse...

Valeu pela dica. Abs.