terça-feira, 21 de junho de 2011

Revisão de 48.000 kms

Completada a quilometragem indicada, levei a Fat para a Brazil Custom a fim de encerrar o serviço iniciado com a troca dos tensores.

A revisão foi feita pelo Adriano, como sempre, e foi trocado óleo de caixa, primária e motor (novamente) além do filtro de óleo e de ar. Reaperto, regulagem de cabos e limpeza de sensores e contatos. Pastilhas de freio traseiras foram trocadas também.

Além desses serviços instalei um par de faróis auxiliares e aposentei o sealed beam do Opala voltando ao globo ótico da HD.

Custo da revisão (mão-de-obra e peças: filtros e óleo) e instalação dos faróis: R$ 1.200,00.

Custo do novo farol (comprado usado de uma moto acidentada): R$ 250,00.

Custo dos faróis auxiliares (comprado usado da Fat do Alexandre Marinho que está trocando de HD): R$ 400,00.

Total: R$ 1.850,00. As pastilhas de freio foram compradas no dealer de Ohio - Hd Adventure por 49U$00.

Com isso o custo do uso da Fat subiu dos R$ 0,49 para R$ 0,51/km rodado. Poderia ter mantido o farol sealed beam, mas o facho luminoso está cada vez mais fraco e não vale a pena insistir. Os faróis auxiliares foram mais para compor do que por necessidade, mas melhoram bastante a iluminação noturna. Vale a pena o investimento, mesmo não viajando durante a noite.

4 comentários:

Anônimo disse...

Wolfmann, se quer aumentar a iluminação da sua moto a noite, compra pelo ebay a "Performance Healamp Bulb" da H-D (67074-02) ao custo de USD 20.00! Ela é uma lampada de xenon que você coloca no lugar da lampada original - é tirar uma e colocar a outra (as 4 motos de nossa familia tem essa lampada instalada). Ela é uma lampada de xenon branca, então, nenhum policial vai dizer que é de xenon. O poder de iluminação é incrivelmente superior. Uma vez viajei a noite com o pessoal do Chapter Campinas e fiquei ao lado de uma EG com seus 3 farois mais 2 auxiliares. Quando liguei meu farol alto, a moto ao lado parecia iluminação a vela... Embora sempre procuro rodar de moto de dia, as vezes temos q encarar um periodo mais escuro, e essa lampada garante a segurança.
Abraços, Renato

Anônimo disse...

Leoclima:
Wolf, como vc calcula esse custo por Km ?
Vc coloca tudo, incluindo preço da aquisição da moto, seguro, licenciamento anual, multas, etc ?
Abraços e bom passeio(vc vai congelar...ha,ha,ha !)

wolfmann disse...

Renato, vou pesquisar sobre a sua sugestão, obrigado.

Leo, eu calculo apenas os custos para deixar a minha moto em condições de uso: revisões, modificações mecânicas e ergonômicas e peças de reposição. Não calculo o preço da moto ou a depreciação porque não encaro a moto como um investimento.

Também não faço cálculo de seguro porque isso é uma questão pessoal e muitos não fazem seguro. Eu faço porque sou da opinião que a gente só da valor ao seguro quando precisa dele (do mesmo modo que da garantia de fábrica...). Apenas como curiosidade, acabo de renovar meu seguro: quinta renovação, prêmio de R$986,00 com franquia reduzida de R$1400,00 e assistência 24hs sem limite de distância para uso. Subiu R$120,00 em relação ao último prêmio, mas baixou a franquia e aumentou o raio de atuação da assistência.

andré disse...

Cuida dos centavos hoje que amanhã eles cuidarão de você.