O link para verificar se o seu chassi se encontra entre as "premiadas" é http://200.155.2.178/HD/
Os motivos para o recall foram divulgados na imprensa e segue a íntegra do texto divulgado na imprensa:
Harley-Davidson anuncia recall de 2,2 mil motos no Brasil
Motivos variam conforme modelo e não há relato de acidentes pelas falhas. Em um dos casos, há risco de a calça do condutor ser queimada.
A Harley-Davidson do Brasil anunciou nesta segunda-feira (20) um recall múltiplo para 2.239 unidades.São oito chamados diferentes -para cada um, há uma razão. Alguns modelos são chamados mais de uma vez. Segundo a marca, esse total de motos convocadas representa menos de 10% das motocicletas da empresa comercializadas no país desde 2000.
A Harley-Davidson, que recentemente assumiu suas operações no país, antes feitas pelo HDSP/Grupo Izzo, esclarece que não tem conhecimento da ocorrência de acidente no Brasil originado pelas razões técnicas relatadas no recall.
A marca recomenda ao consumidor que agende previamente a inspeção por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC (0800 724 1188), que funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 15h (exceto feriados), ou pelo e-mail sac@harley-davidson.com.br.Os serviços necessários serão realizados gratuitamente.
Em comunicado também divulgado nesta segunda (20), outra marca do grupo Harley-Davidson, a Buell Distribution Company, anunciou recall de 241 unidades no Brasil (veja ao lado), envolvendo quatro modelos da marca fabricados entre 2005 e 2008.
Os chamados
Os modelos Ultra Classic Electra Glide e Road King Police devem passar pelo recall por causa do risco de abertura do disjuntor principal em situações não planejadas, com possibilidade de desligamento do motor. Estão envolvidas no recall unidades fabricadas entre 1999, 2000, 2001 e 2003. Veja os chassis (não sequenciais) das motos convocadas: 1HD1FCW10YY651984 a 1HD1FCW18YY650873
1HD1FHW10YY629366 a 1HD1FHW1XYY628094
1HD1FCW101Y602239 a 1HD1FCW181Y634534
1HD1FCW1X1Y604984 a 1HD1FCW1X1Y634356
9321FCW103M620228 a 9321FCW473M633486
9321FCW1X3M641071
9321FCW4X3M636656
Um segundo chamado envolve os modelos Road King Police, Electra Glide Classic, Road King Classic, Electra Glide Ultra Classic, CVO Road King e CVO Ultra Electra Glide, fabricados em 2008. O motivo é que a carcaça do filtro de combustível pode apresentar, em alguns casos, rachaduras e vazamentos, afetando o desempenho do motor. Veja os chassis (não sequenciais) envolvidos:
5HD1FHM108Y610375 a 5HD1FHM198Y646839
5HD1FHM1X8Y610660 a 5HD1FHM1X8Y625501
9321FC4108M603407 a 9321FF4198M656284
9321FF41X8M615968 a 9321FF41X8M656276
9321FR4198M656304 a 9321FR4108M603443
9321FR41X8M603434 a 9321FR41X8M676514
9321FR4408M637036 a 9321FR4498M637035
9321FF4108M676505 a 9321FF4178M676503
9321FR4408M637036
9321FC4118M603416;
5HD1PG8118Y951284;
5HD1PR8188Y951102;
5HD1PR81X8Y951098
O terceiro chamado é para os modelos Street Rod, para unidades fabricadas em 2205 e 2006, e XL883, XL883 L e XL883 R, de 2006 e 2007. Nesse caso, o risco é de a calça do condutor enroscar no cano de escape, vindo a ser chamuscada, eventualmente ocasionando queimadura. Veja os chassis (não sequenciais) envolvidos:
5HD1HCZ406K802816 a 5HD1HCZ496K808985
5HD1HCZ4X6K801866 a 5HD1HCZ4X6K809305
5HD4CN2107K400660 a 5HD4CN2197K439800
5HD4CN21X7K408877 a 5HD4CN21X7K439823
5HD4CR2107K404246 a 5HD4CR2197K401135
5HD4CS2107K400821 a 5HD4CS2197K440301
5HD4CS21X7K401152 a 5HD4CS21X7K440145
9324CS2107M451856 a 9324CS2197M465786
9324CS21X7M451847 a 9324CS21X7M465795
O quatro chamado envolve as XL883 e XL883 C, de 2004 e 2005. Nelas, segundo a Harley, a válvula foi instalada com a indicação incorreta da posição “reserva”, a qual, equivocadamente, indica a posição “normal” e vice-versa. Veja os chassis envolvidos:
5HD4CAM105K425013 a 5HD4CAM175K425218
5HD4CJM125K425952 a 5HD4CJM185K426653
Unidades dos modelos XL883, XL883 C, XL883 L e XL883 R fabricadas em 2006 e 2007 são alvo do quinto recall, para verificar se o regulador de voltagem pode entrar em contato com o para-lama dianteiro, em decorrência de incorreção na sua espessura. Veja chassis (não sequenciais) :
5HD4CN2107K400660 a 5HD4CN2197K423239
5HD4CN21X7K408877 a 5HD4CN21X7K423914
5HD4CP2107K400329 a 5HD4CP2197K422989
5HD4CP21X7K400211 a 5HD4CP21X7K426386
5HD4CR2107K404246 a 5HD4CR2197K401135
5HD4CS2107K400821 a 5HD4CS2197K425698
5HD4CS21X7K401152 a 5HD4CS21X7K425631
O sexto chamado também envolve XL883 e XL883 R fabricadas entre 2006 e 2007, agora pelo risco de o pneu instalado estar fora das especificações para esses modelos. Os chassis (não sequenciais) dos veículos envolvidos são:
5HD4CS2127K423601 a 5HD4CS2197K423644
5HD4CN2137K423821 a 5HD4CN21X7K423914
5HD4CS2107K424164 a 5HD4CS2187K424140
5HD4CS21X7K423779
A sétima convocação é para XL883 R feitas em 2005, em virtude no não apagamento da luz de freio. Os chassis (não squenciais) envolvidos são:
5HD4CKM405K451031 a 5HD4CKM495K455742
5HD4CKM4X5K452199 a 5HD4CKM4X5K455426
O oitavo recall é para modelos Screamin’ Eagle, Softail Standard, Heritage Classic, Fat Boy, Night Train e Deluxe., para unidades fabricadas entre 2006 e 2007. Nelas o cabo positivo da bateria pode entrar em contato com o filete de solda existente no tanque de óleo, com possibilidade de curto-circuito e eventual incêndio. Veja chassis (não sequenciais):
9321BV5107M020579 a 9321BV5197M065522
9321BV51X7M020590 a 9321BV51X7M065500
9321BW5107M032284 a 9321BW5197M072864
9321BW51X7M020580 a 9321BW51X7M072856
9321BX5107M010629 a 9321BX51X7M065475
9321JA5107M020562 a 9321JA5197M065533
9321JA51X7M020567 a 9321JA51X7M065542
9321JD5107M010664 a 9321JD5197M065582
9321JD51X7M010655 a 9321JD51X7M065591
9321JA5107M065548 a 9321JA5197M065550
9321JA51X7M065556
5HD1PT9127Y955642
É bom ressaltar que o recall fica gravado no prontuário do veículo e não deve deixar de ser feito.
Mas, apenas para constar, os motivos do recall são todos justos. São importantes? Com exceção do recall das softails que pode acarretar incêndio e perda do bem, todo o resto foi devidamente tratado como "características" da moto pelo antigo dealer, dando menor importância às reclamações.
Um ponto que acho realmente interessante é que não houve recall para uma ordem de serviço distribuída aos dealers americanos que mandava fazer atualização do firmware do acelerador eletrônico das tourings 2008 para evitar que ficasse gravado como posição zero do acelerador eletrônico uma posição diferente de zero por cento (muitas ligavam aceleradas), ou para outra ordem de serviço que recomendava a troca do suporte do morcegão nas tourings 2009 que poderia se soltar em caso de batida frontal (convenhamos que a última coisa que o piloto iria pensar em caso de batida de frente é se o morcegão soltou, mas existe a ordem de serviço), assim como para a troca dos D407F que equipam as últimas Fats Boys 2010 montados invertidos (o desenho mudou e só reparam depois e muitas rodas tiveram os pneus montados invertidos em relação ao sentido gravado no pneu). A partir de 2011 os D407F foram substituídos pelos D408.
Do mesmo modo ninguém fala na falha crônica dos rolamentos das 2008 ou dos escapamentos das tourings 2009.
Todos esses defeitos são recorrentes e existem diversos relatos sobre eles nos fóruns... em compensação as Sportsters vão receber um shield para a boca das calças não enroscarem....
Realmente eu queria entender a lógica dos motivos que causam um recall.
4 comentários:
E aê Velhinho,
Esse é o recall mais fajuto do mundo. Motos que rodam por aí há 6 anos tendo que retornar para corrigir algo que já foi sanado pelos propriotários. Parece piada. Imagino o dono de uma oitocentinha indo ao dealer para fazer recall de um pneu que já foi trocado 3 ou 4 vezes. Mas reconheço que não resta outra alternativa para a HD, tendo em vista a possibilidade de responsabilização por danos que por ventura venham a ocorrer.
Abs,
Pedrão
se vacilar vai ter proprietário de moto chamada para o recall com os pneus originais.. não duvida, não!
Parece que as Dynas estão fora dessa, não é mesmo?
Mas que soa muito estranho soa esse recall! O estaria por trás disso, hein?!?!?!
Cezar/Niterói-RJ
Cézar, não dá para especular, mas quem decidiu pela realização do recall deveria ter sido mais atento aos problemas que vem sendo relatados constantemente ao invés de ficar chamando as motos para colocar heat shield a fim de evitar que as calças se estraguem.
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