domingo, 13 de fevereiro de 2011

Fat voltou a rodar

E o defeito que parou a minha moto não teve a ver com a parte elétrica. Foi na linha de alimentação da moto: mais uma mangueira e o filtro de gasolina.

A Brazil Custom, apesar do amadorismo que impera nas oficinas especializadas aqui do Rio, mostrou competência e insistiu comigo que o defeito não tinha nada a ver com parte elétrica e chamou o Paulo Leal, o conhecido Paulinho Carcará, para tratar da injeção da minha moto.

Verificando mais a fundo do que eu e o Adriano (se vocês vissem o que tem dentro do tanque de uma softail: uma verdadeira "árvore de natal"), conseguiu determinar que o entupimento parcial que impedia que o combustível chegasse com a pressão necessária nos bicos injetores tinha a ver com a mangueira que sai do filtro para a saída do tanque e o próprio filtro, afastando a hipótese de ser um problema na bomba ou de bicos sujos.

Eu sou sincero e não fui mais longe do que a mangueira que fazia o caminho da bomba para o filtro (não era um pressurizador como eu pensava anteriormente, mas sim um filtro de gasolina blindado) porque logo que tirei a "árvore de natal" para fora do tanque já vi o furo nessa mangueira e ao trocá-la e não resolver o problema apostei em pane elétrica.

Ponto para a turma da Brazil Custom, que mostra a tradicional competência no trato das HDs, mas ainda continuo afirmando que o investimento em treinamento e ferramental é necessário aqui no Rio.

Hoje a Fat chega aos 45500 kms rodados, com um custo de manutenção subindo de R$0,44 para R$0,45 com a troca das mangueiras e filtro, além da contabilização do custo da troca do pneu traseiro que ainda não havia feito.

5 comentários:

Tovar disse...

Beleza Wolfmann, mesmo sem conhece-lo pessoalmente estava na torcida para uma solução rápida.
Minha Fat, como já disse, é carburada, mas quanto a meus colegas por aqui, longe de oficinas especializadas, suas postagens dão uma contribuição valiosa.
Abraço.

Anônimo disse...

Fiquei curioso em saber como é o sistema que vai dentro do tanque e como são os acessos ao interior do mesmo. Se o problema for comigo, vou ter o prazer de desmontar tudo e trocar as mangueiras originais por alguma coisa melhor, como tubings de inox, por exemplo. O tal do filtro blindado com certeza eu tiraria e bolaria uma solução mais espartana e eficiente.
Parabéns pela solução e a B. Custom fica como referência.

Leoclima

wolfmann disse...

Leo, já vi no MOL que você já andou mexendo no sistema da tua moto.

Vou aproveitar para publicar as tuas fotos no blog e tecer mais alguns comentários.

Sobre o filtro, fiquei com a nítida impressão que o filtro de gasolina da Fram G6 ou G12 seriam opções para o filtro original HD, mas não sei se a tela interna desses filtros conseguiria se igualar.

Ao abrir o filtro encontrei cerca de 30 camadas entrelaçadas na sua composição.

E quanto ao conteúdo, era uma lama que impedia qualquer passagem de combustível. Foi realmente uma façanha levar esse filtro sem troca até os 45000 kms (recomenda-se a troca da "tela do filtro de gasolina" aos 40000 kms - chequei no manual).

Anônimo disse...

Mas usando o G6 ou G 12 não haveria necessidade de adapatação?

Abração

Lobo RS

wolfmann disse...

A sugestão do filtro Fram é mais um palpite por força da similaridade na forma entre o filtro original e esses modelos da Fram. É questão de verificar qual deles tem o bico mais adequado (G6 ou G12, mas acredito que seja possível usar o filtro "universal" da Tec Fil que tem variação de seção no bico de entrada e saída).

O original é um filtro blindado da Bosch que já andei pesquisando para saber o modelo, mas ainda não consegui.

Os filtros de gasoliina Fram não são blindados, mas acredito que serviriam como uma solução temporária até encontrar o filtro recomendado.

Com certeza iria ser necessário utilizar uma braçadeira para vedar o sistema e evitar perda de pressão porque esses filtros tem bicos mais finos que o filtro original (são bicos recomendados para automóveis e usam mangueiras mais finas), mas no aperto é uma solução razoável porque são filtros bem comuns e muito mais fáceis de serem encontrados.