domingo, 2 de janeiro de 2011

Softail 2011: ABS de série

A grande atração para as softails 2011 é a adoção do ABS de série. Quem acompanha os fóruns de proprietários já sabe da novidade, que nos EUA é opcional.

O dealer nacional já vem anunciando a novidade como atrativo para os proprietários indecisos.

Agora: quem já usou as novas 2011? Eu já vi algumas rodando, mas não conversei com os proprietários. Muitos dizem que o ABS faz diferença para parar uma HD, porque frear elas sempre frearam... só não paravam.

O arsenal tecnológico das HDs está aumentando, com a eletrônica mais bem resolvida dos motores TC 96, uma suspensão bem resolvida e parando quando se freia, as novas softails prometem ser um sucesso de vendas.

Resta tomar coragem para vender a minha TC 88.... mas isso ainda parece longe de acontecer.

6 comentários:

Anônimo disse...

Na minha opinião, o maior trunfo das HDs é a simplicidade mecânica e elétrica. Se a HD começar a modernizar muito as suas máquinas, o resultado não tem como ser bom, pois o projeto original terá que ser modificado como um todo , mais cedo ou mais tarde. Acho eu que após o advento dos motores 1340 carburados, nada de melhor aconteceu nas HDs. Um Big Twin de mais de 1700 cc refrigerado a ar é um absurdo mecânico; Uma suspensão softail ou bichoque, com balança apoiada na caixa de marcha, com ABS é outro absurdo mecânico. Todo projeto tem um limite de upgrade, que foi atingido lá atrás, nos motores 1340. Exemplo também disso são as Suzukis Bandit, que já ultrapassaram o limite das "remodelações" e "maquiagens" técnicas. Isso onera a linha de produção , diminui o lucro do fabricante , vai de encontro às novas legislações de meio ambiente, ruído, etc.
Abraços.
Leoclima - Teresópolis - RJ

Rômulo disse...

Moto nova exige lavar de vez em quando...

wolfmann disse...

Rômulo, eu lavo de vez em quando.... talvez de quando em vez.... hehehehehe

wolfmann disse...

Leo, além da vantagem de conhecer bem a minha moto, a outra vantagem é a confiabilidade da moto.

O ABS já passou por várias gerações, dentro da HD mesmo, e hoje parece bem confiável assim como a eletrônica do TC 96.

Não sou fascinado por motores grandes ou de performance esportiva. Acho que a corrida atrás de motores cada vez maiores tem objetivos mercadológicos e para atender as normas anti-poluentes que são cada vez mais restritivas e exigem motores cada vez maiores para ter potência de sobra para jogar fora nas restrições.

E concordo com você: depois desses anos de TC88, meu sonho de consumo é uma Fat com motor Evolution 1340 97/98, mas isso é difícil de achar...

Anônimo disse...

Wolf, acha poss~ivel instalar ABS em modelos anteriores a 2011 que não tenham ABS de fábrica?

wolfmann disse...

Tudo é possível, mas provavelmente será mais viável economicamente trocar de moto.

O ABS depende de uma ECU mais sofisticada para controlar a eletrônica e essas ECUs começam a aparecer nas motos equipadas com o TC96 a partir de 2008.

A grosso modo, seria necessário trocar a ECU, sensores e injeção além de instalar um kit de ABS.

Melhor trocar de moto se você quer o ABS.