segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Pneus II

Vou trocar os pneus da Fat. Chegaram ao limite da segurança, pelo menos para minha pilotagem. O pneu traseiro ainda não alcançou o TWI (marca que indica o desgaste do pneu), mas o dianteiro já ultrapassou essa marca.

Porque um post para isso? Porque a moto já vinha balançando ligeiramente e eu teimosamente desejava levar os pneus até determinada data antes de trocar.

Nisso, saindo da garagem ontem a noite, com piso levemente úmido por conta de uma garoa que se iniciava, a moto escorregou e caiu. Não teve dano, exceção a marca no fundo da tampa da primária e provável junta dessa tampa estourada (mostra leve vazamento).

A moto deitou completamente no chão (as plataformas e os Highway Pegs seguraram a moto até que ela se deitasse completamente demonstrando que o engine guard é placebo) e eu fiz o rolamento para evitar maiores problemas (esfolei o joelho).

O detalhe principal dessa queda (não dá para chamar de tombo porque foi realmente muito lento, quase parado) foi a deslizada da moto em cima do piso de pedra portuguesa.

A moto escorregou de frente e de traseira (primeiro com a frente e a traseira acompanhou) sem que houvesse óleo ou água... apenas uma leve umidade por conta do sereno e início de orvalho que diminuiu bastante o atrito da calçada.

Pneus gastos foram, no meu entender, a principal causa da queda. O dianteiro vai completar 43000 kms e o traseiro está com mais ou menos 20000 kms.

Fica a lição aprendida: começou a balançar, mesmo que ainda não tenha chegado ao TWI é hora de trocar os pneus.

Muitos já comentaram sobre a "frisagem" do pneu para levar o pneu a rodar mais kms. Não recomendo e agora com base na experiência. Essa "frisagem" afunda os sulcos em borracha de menor aderência e o pneu, mesmo mantendo o desenho original, tem esses sulcos feitos abaixo da TWI indicando que a borracha já não tem condição de uso.

Providenciarei a troca e vou verificar a primária. Vou experimentar os recomendadíssimos Metzeler.

16 comentários:

Anônimo disse...

Uma pena o que aconteceu, porém acontece mesmo, e vale como experiência. Vale dar uma olhada num post recente sobre pneus Metzeler para motos superesportivas que o Geraldo "Tite" Simões escreveu no blog dele (Motite). São dicas no geral bastante importantes. Abs

Anônimo disse...

Bom dia !
Lamento pelo ocorrido.
Pneu frisado, aqui no rio, não passa na vistoria do Detran.
Abraços.
Leoclima

wolfmann disse...

Estou fazendo a opção pelos Metzelers pelos vários relatos de satisfação com eles.

Leo, eu sequer sugiro que se frisem os pneus ou que se use pastilhas recondicionadas, mas essas são sugestões que muita gente experiente dá e acha que vale a pena.

Eu não recomendo e veto esse tipo de ação por ter certeza que a economia não compensa o risco à segurança.

Anônimo disse...

Wolfmann, tenho uma fatboy 2008 e preciso trocar o pneu traseiro(já tem 14.000). Liguei para os distribuidores Metzelers de São Paulo e Ribeirão Preto e eles não tem medida 200/55 17. Eles tem apenas o 210/50 17 no mesmo custo do original Dunlop na Harley de campinas. Nesse caso, qual sua opinião? Colocar medida diferente ou comprar o original? Ressalto que vi uma Fat com pneu mais baixo e não gostei do visual.

wolfmann disse...

A Metzeler não tem as medidas da Fat Boy em catálogo (130/80R17 para o dianteiro e 200/55R17 para o traseiro).

Muitos colegas vem colocando o 140/75R17 na dianteira que vem a ser um pneu na mesma largura, mas com talão ligeiramente mais alto (105mm do Metzeler contra 104mm do original Dunlop).

Já vi algumas trocas pelo 210/50R 17 (medida disponível no catálogo Metzeler) e não ouvi nenhum relato contrário a essa troca. Esse pneu parece ser a maior medida que a balança original pode receber (é 10mm mais largo e 5 mm mais baixo).

Quando eu troquei o meu primeiro pneu traseiro mantive o Dunlop para não ter marcas diferentes na dianteira e na traseira e diferença de preço não ter sido significativa.

A boa técnica não recomenda o uso de marcas diferentes na moto e como a diferença de preço não é relevante, eu manteria o original (como mantive na minha moto) e faria a troca do par quando o dianteiro acabar (normalmente você tem duas trocas de pneu traseiro para cada dianteiro).

Mas eu nunca tive nenhum problema com os pneus Dunlop como muitos reclamam. Meu primeiro problema foi agora aos 43000 kms e isso porque o dianteiro já está bem perto do TWI.

Aliás, essa parece ser uma característica dos Dunlops: apesar da grande durabilidade, o composto mais perto do final (próximo mas não atingindo o TWI) parece ser mais duro do que o composto que é gasto inicialmente e tem mais problemas com piso úmido.

Tovar disse...

Saudações caro Wolfman,
sua Fat usa pneus 150 na traseira ?
Tenho uma ano 2000, e gostaria que me confirmasse a calibragem, pois comprei usada e não tenho o manual. ficarei de olho no seu blog para acompanhar o resultado.

Abraço,
André Luiz Tovar - São Lourenço - MG

wolfmann disse...

André, a calibragem é 36 psi na dianteira e na traseira é 36 psi sem garupa e/ou bagagem e 42 psi com carga.

Abraço.

FB disse...

Caro Wolfmann, há algum tempo acesso seu blog sem muita frequencia, gosto da forma como escreve. Quando leio parece que somos amigos conversando em uma roda de bar, no mes passado quase comprei uma HD mas acabei ficando com a Midnight da Yamaha. Sou um motociclista bem menos experiente, acho q quando nasci em 79 vc talvez já andasse de moto, mas na minha época de moto pequena tombei 3 vezes parado como aconteceu com vc e nas 3 o pneu estava no limite ou próximo dele e posso te dizer melhor que seja assim, antes uma pequena deitada para servir de alerta para evitarmos uma queda. Obrigado por compartilhar esta experiencia comigo e com os demais riders. grande abraço.

wolfmann disse...

FB,agora tô percebendo que estou ficando mesmo velho... realmente, quando você nasceu eu já tinha me iniciado nas duas rodas.

Eu ainda estou verificando bem para ver se não há nenhum problema mecânico por trás dessa queda porque os pneus estão próximos do limite, mas ainda não chegaram lá... devem ser os vilões, mas quero ter certeza.


A Midnight é a minha japonesa preferida. Parabéns pela escolha... não é uma HD, mas é um bela opção.

FB disse...

Wolfmann,

Não esta velho meu caro... esta experiente. Velho só ficamos dos 18 aos 30... quando ainda não temos maturidade para entender o que é juventude. Depois disto temos mais, ou menos experiencias adquiridas. Se andamos de moto então acho até que ficamos cada dia mais jovens. Quando estou na minha Mid Vermelha sinto a mesma coisa que sentia quando era criança e aprendi a andar de bicicleta. Grande abraço.

Anônimo disse...

Falaí.
Meu pneu traseiro, com exatos 7500 Km foi pro saco mesmo. A banda de rodagem está se separando da camada inferior da carcaça (por assim dizer) e tá esquisito mesmo.Tá abrindo uma "janelas" entre uma camada e outra. Achei interessante, pois a Km é baixa e eu não ando tão forte assim; nunca levei garupa e tampouco bagagem Sempre rodando em rodovia boa. Esse Dunlop é macio mesmo, seria a única explicação plausível. Já comprei outro e devo trocar quando voltar do trabalho. Aproveitarei e farei revisão dos rolamentos, lubrificação interna inspeção da câmara de ar. Por falar em câmara de ar, reza a lenda que essa deve ser trocada junto com o pneu : Pneu novo, câmara nova. No meu caso, como a Km é baixa, não vou troca-la.
Abraços.
Leoclima

wolfmann disse...

Leo, o desgaste do seu pneu é muito prematuro e, pelo que descreve, parece ser caso de defeito de fabricação.

As câmaras não precisam necessariamente ser substituídas. Estando em bom estado podem ser mantidas por várias trocas de pneus.

Nessa sua revisão de pneu e eixo, vale uma olhada nos raios para verificar a tensão e se não estão forçando a camâra de ar em algum ponto.

Anônimo disse...

Bom dia Wolfmann, sou proprietário de uma Dragstar 2008 e estou pensando em fazer um UP para uma FatBoy 2007, até ai tudo bem. O que esta me causando um certa preocupação é que li em diversos comentários que a medida do pneu da fat por ser 200mm "aquaplana", isto é fato? Qual a medida dos modelos de fat de anos como 2004,05 e 06?

wolfmann disse...

os pneus 200 escorregam, mas a gente se acostuma, pelo menos eu acostumo logo na segunda escapada.

Antes das Fats mudarem os aros para 17 polegadas (2007 em diante), elas usam aros 16 polegadas e pneus 130/90R16 na dianteira e 150/80R16 na traseira.

Salvo engano, as Fats ainda mais antigas chegaram a usar uma medida ainda menor: 130/80R16 na traseira também (pneu que equipava as Electras e Road Kings até 2003).

Julio Lage disse...

Meus caros PHD's
Estou com problema para reposição de pneu dianteiro e trazeiro da Fat Boy 2008 .
A loja em BH não dispões no estoque , não sabe quando chega e menos ainda qual o custo provavel .
Os rumores em BH e´que novamente somos refens da HD, coisa comum no Brasil ... IZZO antiga e por ai vai .
Em tempo : refens da disponibilidade e principalmente do preço , este e´o assunto dos encontros .
Um abraço
PHD Julio Lage

wolfmann disse...

PHD Julio Lage, o Carlos Eduardo (KDU) de Curitiba diz que teremos novidades para reposição de peças.

Se você tem Facebook, acompanhe o grupo KDU Harleyro Curitiba.

Eu passei a usar os Michelin e estou satisfeito, mas parece que não tem a medida do pneu dianteiro para as Fats mais novas.