quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Atualizando os custos para manter a Fat rodando

Depois de tudo inspecionado e corrigido algums problemas (excesso de carbonização e aperto do parafuso de fixação da mesa), só restou trocar os pneus.

Decidi manter o pneu traseiro rodando por mais tempo pois a troca nesse momento não é necessária (deve rodar mais de 2000 kms antes de antigir o TWI).

Como já havia me programado para trocar a marca dos pneus para a Metzeler, procurei o representante (único no Rio de Janeiro) e comprei o pneu lá. Com custo de R$ 445,00, comprei um Metzeler Marathon ME880 130/90R16. O indíce de carga é um pouco mais baixo (67 contra 71 do pneu original), mas nada que possa comprometer.

A Homa Motos (www.homamotos.com.br) troca o pneu velho pelo novo, mas não balanceia e sou da opinião que a roda deve ser balanceada para a certeza de evitar vibrações, ainda mais na roda dianteira.

Por conta disso, peguei o pneu e saí de lá no melhor estilo mad dog, com o pneu atravessado no peito e fui trocar a roda.

Retirada a fixação da pinça do freio dianteiro, o resto é fácil. Solta o eixo e retira o aro. O pneu foi desmontado e montado no meu trabalho e levei a roda para balancear no Magoo (www.magoomotos.com.br).

Em tempo, as rodas não saem balanceadas da HD. Isso é fato comprovado na primeira troca de pneu traseiro e agora na troca do pneu dianteiro.

Se você tem uma moto nova e sente alguma vibração na dianteira acima dos 80 km/h, verifique a roda e verá que não existe chumbo de balanceamento preso na roda. Se tiver alguma marca recente, pode ser que tenha perdido o chumbo. De toda a forma reclame na autorizada porque isso deve ser resolvido na revisão de entrega e provavelmente não foi.

Voltando ao pneu dianteiro, com a roda balanceada é só recolocar a roda no lugar, ter cuidado em bombar o freio após a recolocação da pinça e lembrar que os pneus novos vem com uma cera de fábrica. Mantenha distâncias seguras até que essa cera esteja raspada (de 100 a 200 kms), principalmente saindo pela primeira vez quando o freio também vai estar se ajustando.

O custo do balanceamento foi R$ 50,00 totalizando R$ 495,00 para a troca do pneu. Com isso o custo do km rodado, aos 43000 kms, passou de R$ 0,46 para R$ 0,44.

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