domingo, 12 de julho de 2009

emissão de ruídos

Muita gente pergunta sobre qual o limite para ruído do escapamento. Em algumas pesquisas já tinha visto um limite de 99 dB, para motocicletas fabricadas até 1999, ou 85 dB, para motocicletas fabricadas a partir de 2009, em 2/3 da rotação, apenas não ficava claro se seria da rotação máxima ou da rotação para atingir torque máximo.

A aferição deveria ser feita conforme a norma NBR 9714, com decibelímetros aferidos pelo INMETRO em distâncias de 3 m formando um quadrilátero ao redor da moto.

No Motonline (www.motonline.com.br), na seção de Cartas dos leitores de 08/07/2009, eles são categóricos em afirmar que o limite é de 99 dB, com medição de acordo com a norma NBR 9714.

O problema vem sendo como evitar abusos das "autoridades" que decidem que o nível de ruído excede o limite sem a medição prevista. A solução apontada pelo site é o mandado de segurança contra a autoridade coatora, mas uma alternativa é conseguir um laudo emitido por laboratório certificado pelo INMETRO.

De toda a forma será necessário uma argumentação com a "autoridade", o que sempre é desgastante.

Segue íntegra da resposta publicada no site do Motonline para conhecimento geral:

Prezados, tenho um escape roncar RS 5 boca 8 na minha Lander. Estou satisfeito. Ocorre que, os policiais de minha cidade e região estão apreendendo motocicletas com escapamentos esportivos sob a alegação de alteração das características.
Um amigo com escape semelhante (numa twister) teve o problema. Alguma idéia para argumentação, muito embora eu saiba da dificuldade de diálogo com os donos da verdade? Obrigado Jose Giordano (42), Barbacena – MG

R: José, segundo a Resolução 252 de 01 de fevereiro de 1999, do CONAMA, o nível de ruído de uma motocicleta não pode ultrapassar 99dB. No entanto, para auferir o nível de ruído, numa fiscalização ou inspeção obrigatória, necessário cumprir as determinações da Norma Brasileira NBR 9714 – onde a motocicleta deve estar parada numa rotação máxima de 5000RPM.

No caso da sua LANDER a emissão de ruído, quando saiu de fábrica em 2007 e 2008 emitia um ruído de 80,4dB a 3750RPM e no modelo 2009 82,9dB de ruído. Portanto, a orientação que lhe posso dar é: cabe MANDADO DE SEGURANÇA se a polícia ou agentes de trânsito estiverem apreendendo as motocicletas sem o cumprimento da NBR 9714, único meio para comprovar ruído acima de 99dB, sendo que os aparelhos utilizados devem estar calibrados pelo INMETRO.

Portanto, quer trocar o escapamento, respeite o próximo e mantenha o nível de ruído dentro da legalidade.

grande abraço e não esqueçam: não há razão, quando se ganha uma lesão. Pilote equipado, equipamento não é só capacete. - André Garcia
fonte: www.motonline.com.br - seção Cartas dos Leitores de 08/07/2009

Nenhum comentário: