terça-feira, 18 de março de 2025

Low Rider S: quarta revisão feita


 Como pode ser notado pela foto, a moto vem sendo muito pouco usada.

Comprada em dez/2020 e recebida em jan/2021, a moto completou 4 anos em 14/01/2025.

A primeira revisão foi feita na marca de 1.600 kms em março/2021, a segunda foi feita na marca de 5.290 kms em março/2022 (seguindo o calendário de garantia: 8.000 kms ou um ano), a terceira foi feita em setembro/2024 na marca de 9.742 kms e a quarta foi feita agora em mar/2025 na marca de 13.544 kms.

Com um intervalo médio de 4.000 kms entre cada revisão, eu segui o calendário do manual enquanto a moto esteve em garantia, estiquei o prazo para a terceira revisão chegar no intervalo e agora adiantei um pouco a revisão em função dos problemas que apareceram na moto.

A revisão voltou a ser feita na Rio Harley-Davidson por conta de um problema com a luz de freio ficando acesa mesmo sem acionar o freio.

Rodando com a moto acendeu a luz vermelha no painel (uma lâmpada que fica praticamente do lado do eixo do velocímetro) que normalmente marca um erro de circuito elétrico aberto: uma lâmpada queimada, um sensor elétrico em curto e etc. No caso era a luz de freio acesa direta e fazendo o teste básico de apertar manete e pedal de freio, pude constatar que o acionamento da manete de freio estava deixando a luz acesa, que apagava após alguns apertos no manete.

Essa é uma condição bem perigosa para rodar no corredor, sendo quase sempre causa de um motoboy acertar a traseira por não perceber que a moto está parando.

Tentei os reparos "caseiros" de desmontar o manete, limpar os contatos com limpa-contatos, expulsar umidade com WD-40, remontar, mas o defeito não desapareceu e o final dessa pequena novela foi constatar que o switch estava defeituoso e precisava ser trocado.

Swtich com defeito e o prazo de 4 anos para trocar o fluído de freio, decidi pela revisão. Levei para a Rio HD ao invés de deixar com o Adriano porque teria de comprar o switch e se houvesse mais alguma coisa a trocar iria acabar levando mais tempo que o necessário.

Na revisão ficou constatado que a caixa de direção começava a ter um pequena folga e recomendaram a troca de rolamentos da caixa de direção. Eu confesso que não havia sentido essa folga, mas a fresagem para troca de asfalto que vem acontecendo no Rio sempre deixa "degraus" entre a superfície fresada e o asfalto a ser fresado ou o asfalto já recolocado e esses degraus acabam tendo o mesmo efeito na caixa de direção de subir e descer meio-fio de calçada e nem sempre eu subia e descia com muita "suavidade".

Junte isso à suspensão invertida e acredito que a folga começou a aparecer por defeito, mais tarde comprovado na troca, nos rolamentos.

Resumo do serviço: R$ 3.300,00 para fazer revisão, trocar rolamentos da caixa, trocar fluído de freio (que não é serviço incluso na revisão) e trocar o switch de freio.

Levando em conta o baixo uso da moto, o custo de uso subiu e chegou a R$ 1,28/km rodado na marca de 13.544 kms rodados.

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