terça-feira, 25 de março de 2025

Harley-Davidson confirma sua escolha pela exclusividade

 


Com o lançamento da CVO Road Glide RR em Daytona no início do mês, a Harley-Davidson entra, talvez, em sua fase final para se firmar no mercado de veículos exclusivos.

A HD, desde que eu comecei nesse mundo há quase 20 anos, sempre vendeu life style com seus acessórios e suas roupas para diferenciar seus proprietários dos proprietários das demais marcas.

Esse life style é marcado pelo jargão "Harley-Davidson é mais que uma motocicleta, é um estilo de vida" que você pode ouvir com freqüencia no café da manhã realizado aos sábados pelos dealers como forma de agregar os proprietários ao marketing da marca.

Agora o estilo de vida fica mais valorizado com modelos cada vez mais exclusivos, que sempre estiveram no catálogo sob a identificação CVO (Custom Vehicles Operation) que é a divisão da Harley-Davidson encarregada de fabricar os modelos "customizados de fábrica".

Apenas para recordar, os modelos CVO, assim como os modelos comemorativos, são sempre numerados e tem uma fabricação limitada e a última novidade nem sequer vem para o Brasil.

A CVO Road Glide RR tem fabricação limitada a 131 unidades, todas vendidas em pré-venda para os dealers norte-americanos e tem valor de venda que é quase o triplo da CVO mais cara na tabela HD: U$110.000,00.

É lógico que essa motocicleta tem vários motivos para ser o modelo mais caro da tabela HD USA, como o motor M8 131 e a tecnologia de pista que está embarcada, mas o fator principal é a exclusividade de ter uma motocicleta de pista na garagem do consumidor capaz de bancar a compra.

Para dar uma idéia, as motos foram vendidas em pré-venda a dealers selecionados pela fábrica por critérios de importância dentro da rede de revendedores, já existe uma lista de interessados em desistências que algum proprietário do direito de compra, e já temos rumores sobre a possibilidade de leilões desses mesmos direitos de compra acontecendo.

Esse é o valor da exclusividade que a Harley-Davidson está agregando à sua marca e é também o resultado de uma estratégia que o CEO Jochen Zeitz vem adotando desde que assumiu em 2020.

Hoje o valor da marca Harley-Davidson vem não só do seu produto tradicional ou da numerosa comunidade de proprietários de veículos da marca, mas também da exclusividade e prestígio que a marca agrega ao proprietário da marca.


Nenhum comentário: