segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Harley-Davidson: line 2025 apresentado

Está no site o line up para 2025 tanto nos EUA quanto no Brasil. São poucas diferenças entre os dois catálogos e se resumem às presenças da Road King Special nas Tourings EUA, três modelos da Pan América nos EUA contra apenas um no Brasil e a Nightster em dois modelos que não aparece no catálogo brasileiro.

As novidades para 2025 estão na tecnologia embarcada que estará disponível em todos os modelos: ABS, C-ABS, TCS, C-TCS, DSCS, C-DSCS e TPMS.

Essa sopa de letras pode ser traduzida como controle de última geração de ABS e ABS em curva (C-ABS), controle de tração e controle de tração em curva (C-TCS), controle de derrapagem e controle de derrapagem em curva (C-DSCS) e controle de pressão dos pneus.

As Tourings seguem se diferenciando das Cruisers pelo assistente de rampa e a frenagem combinada dianteira/traseira, a possibilidade de escolher entres três modos de pilotagem Road, Sport e Rain, a nova iluminação em LED e o painel totalmente digital com sistema operacional Harley-Davidson.

O motor M8 114 está prestes a ser descontinuado e está presente apenas em um modelo no catálogo americano: a Road King Special, e no Brasil não haverá mais nenhum modelo com o motor M8 114 pois a Road King Special, a Ultra Limited, Road Glide Limited e Fat Bob não estão mais no catálogo HD Brasil. Heritage e Fat Boy seguem no catálogo, mas equipadas com motor M8 117.

A adoção do motor M8 117 no line up Brasil não garante igualdade de performance entre os modelos porque o M8 117 terá diversas versões sendo oferecidas. Teremos uma versão standard com potência de 89 hp equipando a Heritage e a nova versão da Street Bob, versões com performance customizada com adoção de filtros de alta vazão com 103 hp equipando a Breakout e 106 hp equipando a Fat Boy, versão high output com potência de 113 hp equipando as Low Rider S e Low Rider ST e uma versão com refrigeração líquida no cabeçote com 107 hp equipando as conhecidas Street Glide e Road Glide e a novidade Street Glide Ultra.

As versões CVO serão oferecidas nos modelos Street Glide e Road Glide que estarão equipadas com toda a tecnologia embarcada das Tourings e continuam usando o M8 VVT121 com potência de 118 hp, além da Road Glide ST desenvolvida a partir dos protótipos que correm a categoria "King of Baggers" que usam o M8 VVT121 high output de 126 hp, sendo a Harley-Davidson mais potente oferecida no catálogo.

Vale lembrar que a RG ST tem freios e suspensões diferenciadas e com preparação Stage III e com oito modos de pilotagem à disposição do proprietário: os três já presentes nas Tourings (Road, Sport e Rain) e dois modos dedicados às pistas (Track e Track plus) e a possibilidade de customizar outros três modos de pilotagem pensando no proprietário que venha a fazer o Stage IV e coloque os Big Bore de 131ci.

Não foram divulgados preços para a linha 2025 já que a linha 2024 segue nos salões dos dealers e contam com várias promoções.

A turma do tourpack deixa de ter a opção da Ultra Limited e Road Glide Limited e passa a ter apenas a Street Glide Ultra no catálogo Harley-Davidson. Veremos se teremos muitas "viúvas" da Road Glide Limited e da Ultra Limited porque não acredito em preços acessíveis para a compra da nova Street Glide Ultra, que a lógica indica ser bem acima dos valores praticados nos modelos que saíram de linha, mas é uma opção que atende às garupas exigentes e proprietários que gostam de um motor mais forte.

Minha aposta é aumento nos modelos Heritage e Fat Boy por conta do motor 117, o modelo de entrada deve passar a ser a Street Bob por contar com o motor standard 117 e ter um tanque menor pelo estilo adotado, um aumento também na Low Rider S, que deixará de ser o "modelo de entrada", para chegar mais perto do preço de tabela da irmã Low Rider ST, além dos reajustes forçados pela defasagem cambial que as autoridades econômicas brasileiras ainda não conseguiram segurar.

E para terminar, lamentar apenas a retirada de linha de modelos com muita história em seus currículos: Road King e Ultra Limited. Esses modelos, junto a Fat Boy projetada por Willie G, Davidson, foram sinônimo de Harley-Davidson, sendo imitadas por todas as montadoras que pensaram em um modelo custom para seus catálogos.

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