Foram publicados os números da ABRACICLO com o fechamento de 2024.
A boa notícia é que, com exceção da DUCATI, as demais tiveram sua produção aumentada em relação à 2023. A má notícia é que as metas que vinham sendo corrigidas acabaram não sendo atingidas, com exceção da Triumph.
O caso da Triumph mostra como um cliente oficial, no caso a Polícia Rodoviária Federal, pode mudar o patamar de produção de uma montadora.
A Triumph participou e venceu uma licitação pública para fornecer motocicletas para modernização da frota da PRF e com isso praticamente dobrou a produção de 2023 para 2024. A Triumph produziu 6.781 unidades em 2023 e fechou 2024 com 13.164 unidades, representando um aumento de 94% e ainda superou levemente a meta corrigida para 2024, que era de 13.000 unidades, em 1,3%.
A BMW e a DUCATI praticamente chegaram nas metas corrigidas, com pequenas diferenças: -0,5% para a BMW (meta corrigida de 16.100 unidades) e 0,7% para a DUCATI (meta corrigida de 1.100 unidades).
A Harley-Davidson não produziu em dezembro e em janeiro já tinha tido a linha produção praticamente parada (produziu apenas 76 unidades da Pan America) e com 10 meses de produção em 2024 (fevereiro a novembro) acabou com -11% em relação à meta corrigida (2.250 unidades).
Os números finais para o segmento premium são os seguintes: a BMW mantendo o primeiro lugar com 16.009 unidades (aumento de 15% em relação a 2023), Triumph em segundo com 13.164 unidades (aumento de 94%), Harley-Davidson em terceiro com 2.001 unidades (aumento de 23%) e DUCATI fechando o segmento com 1.092 unidades (um decréscimo de 11%).
O top ten da Harley-Davidson mostra o efeito "novidade" com a Street Glide 117ci em primeiro (247 produzidas), Road Glide 117ci em segundo (210 produzidas), Pan America em terceiro (208 produzidas), Breakout 117ci em quarto (182 produzidas), Sportster S em quinto (159 produzidas), Ultra Limited em sexto (156 produzidas), Fat Boy em sétimo (153 produzidas), Fat Bob em oitavo (152 produzidas), Heritage em nono (150 produzidas) e Low Rider ST em décimo (122 produzidas).
Os modelos CVO tiveram suas metas atingidas, com três modelos e 42 unidades produzidas e vendidas.
A Road Glide Limited ficou bem perto do top ten com 111 unidades produzidas e merece destaque. Já a Road King Special e Low Rider S ficaram muito abaixo, mostrando que podem estar perto da saída do catálogo brasileiro pela falta de interesse.
Consultando o catálogo HD Brasil 25 só encontramos os dois modelos que foram atualizados: Street Glide e Road Glide. Os demais modelos 24 ainda não aparecem no site HD Brasil, que informa que em breve será atualizado e até o momento não houveram modificações na tabela de preços de venda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário