A postagem anterior deu origem a uma série de e-mails sobre motores Harley-Davidson.
Tem de tudo: de tradicionalistas defensores do EVO e Shovel aos revolucionários defensores do Milwaukee 8.
Não sou pesquisador, não tenho costume de analisar projetos mecânicos e não passo de um curioso em termos de Harley-Davidson.
O que coloco no blog são impressões de proprietário e de vários rides test que os amigos me proporcionaram ao longo das viagens e conversas de bar. Com esses parâmetros vou listar as experiências que tive com esses motores.
O mais perto que cheguei de um motor Shovel foram as motos do Pedrão e andar em uma Shovel 67 em volta do quarteirão e sou sincero: não gostei. Moto pesada, com motor lento na curva de aceleração. Não seria uma aquisição de desejo. Os relatos do dono da Shovel eram de inúmeras dores de cabeça, fosse para manter ou fosse para recuperar alguma peça mais antiga, além das várias modificações para atualizar o sistema elétrico.
A minha experiência com motores EVO é maior. Andei em uma FXDB Dayton 50th anniversary que o motor EVO se resumia ao bloco do motor pois até os pistões haviam sido modificados, andei em uma FXDX Convertible bastante modificada, mas com motor totalmente original e muitas Sportsters (883R, Iron 883, Custom 1200, 48, Nightster).
O motor EVO 80 tem um comportamento muito mais "comportado" que os motores EVO 883 e EVO 1200 que equipam as Sportsters. São motores muito macios, com uma curva de aceleração constante e com a marcha lenta tradicional nas HDs. O motor da FXDB havia sofrido um upgrade para 103 ci e tinha uma performance digna dos EVO 1200 que equipam as Sportsters. Esses motores ainda conseguem ser mantidos sem grandes dificuldades através de "importabandistas" e tem grande variedade no mercado aftermarket, principalmente as peças S&S.
Os motores EVO 883 e EVO 1200 foram aposentados no Brasil no ano passado, mas seguem em (final) de produção nos EUA. Esses motores tem performance esportiva (as Sportsters são motos bastante exigentes) e a adoção da injeção deixou esses motores com um potencial de upgrade muito grande através de remapeamentos.
Andei em motos carburadas e injetadas: para quem quer performance, recomendo a opção pelas injetadas. Para quem quer a marcha lenta, procure as carburadas. Manutenção simples, o calo desse motor é o Spring Plate e é o motor mais adequado aos praticantes do DIY (ou na tradução livre: "faça mesbla você mesmo").
Tivesse recur$o$ di$ponívei$ faria uma "compra de desejo" para ter uma Softail motorizada com o EVO 80, mas não penso em comprar uma Sportster porque nunca foi um modelo que me atraísse na linha Harley-Davidson.
A maior parte da minha experiência com Harley-Davidsons foi com os motores Twin Cam: dez anos com um TC88 (remapeado por mim) e mais dois anos com um TC110SE. Nesses doze anos experimentei a linha evolutiva do Twin Cam toda: desde o TC88 carburado até o TC110SE. São motores de resposta muito linear, extremamente confiáveis e o calo é o sistema de carga (os relatos de problemas com os reguladores de voltagem são comuns).
Experimentei o TC88 em uma Electra Glide e em uma Fat Boy, a versão A da Electra Glide é mais vibrante, mas as duas versões são "mansas" em relação às versões injetadas.
O TC88B foi meu companheiro na Fat Boy: a injeção fez bem na comparação com a versão carburada, mas o desempenho precisava de ajustes, tanto foi assim que remapeei minha moto. Os TC96 que tive acesso foram vários, mas o TC103HO que veio depois de 2014 é o motor mais ajustado da família Twin Cam: performance na medida, sem precisar fazer muita coisa (um remapeamento para esse motor traz grandes benefícios no ajuste pessoal de curva de aceleração e marcha lenta). O TC110SE que usei na minha CVO Street Glide não traz diferença significativa em relação ao TC103HO.
Uma Fat Boy com TC88 carburado ou uma Road King com o TC103HO seria uma opção para uma "compra de desejo".
Como postei anteriormente, minha experiência com o Milwaukee 8 vem desde 2018 e é um motor que gosto muito: tanto na versão 107 quanto na versão 114, o M8 é um motor que corrige o calo do Twin Cam com um sistema de carga muito bem projetado, suprindo as necessidades de energia elétrica sem sacrificar a bateria ou o regulador de voltagem, tem uma performance excelente (a versão 114 faz o motor trabalhar em um regime de giros ligeiramente mais alto, o que deixou a moto mais "esperta") e o consumo de combustível é de longe o de melhor rendimento.
Usei duas Tourings (uma Street Glide Special alugada e a minha Road King Special) e uma Softail (a atual Low Rider S). Pude experimentar Ultra Limited, Road Glide Special, Softail Slim e Fat Boy 114: em nenhum desses modelos o M8 decepcionou, sempre com uma curva de aceleração linear, com torque aparecendo assim que se gira o acelerador e com uma dissipação de calor muito melhor que os Twin Cam. Tenho lido vários relatos de upgrade na performance, mas ainda não tive oportunidade de experimentar nenhum motor preparado com Stage I ou Stage II. Esses mesmos relatos apontam para uma melhora discreta no Stage I em relação ao motor standard e vários proprietários que fizeram o Stage I já fizeram o Stage II, sendo unânimes na conclusão de que, para atingir uma performance mais "divertida", se não for para mudar o comando de válvulas (Stage II) não compensa investir em Stage I.
Não faria uma "compra de desejo" em um M8 porque já estou com um modelo que é muito interessante.
A Low Rider S é o melhor conjunto mecânico que já pude experimentar dentro da minha experiência Harley-Davidson e me deixa muito curioso sobre o lançamento da Low Rider S 117: será que esse 117 é isso tudo que a Harley-Davidson diz? Se for, pode ser a "compra de desejo" na família M8.
Concluindo, dentro da minha experiência, o melhor motor Harley-Davidson é o Milwaukee 8: uma evolução muito boa do confiável Twin Cam, que não vai apresentar problema com manutenção ou peças por alguns anos e que ainda tem muita margem para evoluir (o M8 117 já foi apresentado, o catálogo HD Screaming Eagle já traz o Stage IV elevando a capacidade do M8 114 para 131ci e a próxima geração ST já disponibiliza as Tourings com o 117).
E isso não me impede em "desejar" um EVO 80 ou um TC 88 carburado.
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