segunda-feira, 17 de outubro de 2016

HD e Indian: como anda o mercado de usadas?

Boteco é sempre um bom lugar para achar assunto para o blog: a bola da vez é o valor de revenda das HDs e das Indians.

Sobre as Indians só posso especular: o movimento de compra de moto zero segue em alta, a satisfação também segue em alta e as únicas usadas que tenho visto serem vendidas são as motos de ride test, e não demoram muito tempo terem novos donos.

Sobre as HDs o buraco é mais embaixo. O mercado segue comprador, ou seja, oferta em alta e procura em baixa. Fatores que causam esse movimento é facilidade de comprar uma moto zero(seguem as promoções), o alto número de interessados que são calouros curtindo o "sonho HD" e os vendedores que ainda tentam manter o preço das usadas em alta (se as motos novas baixaram de preço, porque as usadas não baixariam, não é mesmo?).

E no caso das Tourings ainda temos a novidade do Milwaukee 8 interferindo nos negócios: mesmo que a linha 2017 ainda não traga o M8, o mercado já parou pela expectativa. Até mesmo o mercado top das CVOs está parado, pois a HD não vem trazendo as CVOs 2016 a espera das CVOs 2017 que serão equipadas com o M8 de 114 ci.

Se o M8 vier mesmo, prevejo uma nova "febre das Electras" como foi quando o chassi foi modificado. 

As usadas que ainda valorizam são as carburadas, mas mesmo assim vejo motos anunciadas há algum tempo sem serem vendidas, e as injetadas mais antigas, e mesmo assim as mais rodadas ainda aguentam alguma resistência para serem vendidas.

O melhor negócio tem sido trocar a sua usada por uma zero: os dealers tem interesse em vender suas motos zeros e a negociação acontece com menos dificuldade.

2 comentários:

Blog da Veruska disse...

Olá Wolfmann, a propósito do seu comentário a respeito das CVOs 2016, um vendedor de concessionária HD comentou que devido à crise no país, a Harley programou que poucas CVOs fossem importadas para o Brasil. E este vendedor também disse que apesar da `crise` procura por estas motocicletas manteve-se alta. O que deve ter favorecido o mercado das CVOs semi-novas.
Grande abraço!

wolfmann disse...

Olha, eu escuto de tudo um pouco, mas acho que a HDMC Brasil deixou de trazer as CVO 2016 porque a lista de espera não foi o esperado.

Apenas como exemplo, um amigo comprou uma Limited CVO 2015 zero em Maio de 2016 e conseguiu uma ótima negociação exatamente pela procura estar abaixo do esperado. Essa moto era encalhe de 2015 no dealer e precisava ser vendida.

As CVOs 2016 nem começaram a chegar de forma mais regular e já estavam suspendendo os pedidos exatamente pelos rumores que tudo estaria mudando para 2017, confirmado em Agosto/2017 após o Dealer Convention.

É claro que a linha 2017 vai chegar de forma espaçada, iniciando pelas Limited e CVOs (palpite meu) exatamente por serem as mais esperadas.

Acredito que a procura esteja alta, mas não pelas CVOs que estão equipadas com o TC 110 SE, mas sim pelas novas que virão equipadas com o M8 114 SE.

Falo isso por estar vivenciando isso como proprietário. Apesar de não ter interesse na venda, as propostas de compra praticamente deixaram de existir. A única forma que vejo do mercado de CVO usada voltar a aquecer será a chegada das CVOs 2017 com preço ainda mais proibitivos que as CVOs 2016.

Abraço.