sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

o mito do radiador de óleo

Comprei um radiador de óleo para a Fat. Foi comprado usado de um customizador que está desfazendo a sua moto.

Esse radiador é antigo e um pouco diferente do premium oil cooler kit vendido atualmente. Embora também tenha sido fabricado pela HDMC, o radiador que comprei não fica no centro do quadro, recebendo o ar restante da turbulência, como é o kit vendido atualmente.

O radiador fica preso na lateral do quadro recebendo ar frontalmente e funciona de maneira semelhante ao kit vendido atualmente.

Em tese, o ar menos aquecido pela turbulência deve dar maior efetividade a esse radiador de óleo.

Não tenho como medir a diferença e esse mito vai continuar sem ser resolvido.

As fontes de calor nas HD são três: o motor, o escape e o tanque de óleo.

O motor melhora muito com a regulagem da mistura.

O escape não tem jeito: é manter os heat shielders e não encostar no cano aquecido.

O tanque de óleo é dependente da temperatura do óleo e nisso o radiador de óleo auxilia a manter a temperatura mais fria. Fica lógico que uma das consequências da menor temperatura do óleo é temperatura menor do motor como um todo, mas o radiador é dependente do fluxo de ar e no trânsito parado a eficiência cai.

Na prática, a instalação do radiador de óleo aumentou o conforto rodando e aumentou o tempo antes da temperatura começar a incomodar quando a moto fica presa no transito ou em um sinal, ajudando a recuperar a temperatura assim que volta a se movimentar.

Portanto o mito de que o radiador de óleo resolve o problema de temperatura não se confirma.

Auxilia a amenizar, muito melhor com ele do que sem ele, mas não resolve.

8 comentários:

Roque disse...

Usei um radiador de óleo (Premium Oil Cooler Kit, Part # 26155-07) na minha Ultra 2007, durante os 53.000km que rodei com ela, desde 0Km, até sua venda em 2014. Como adquiri a motocicleta durante o verão, deu para confirmar a diferença que o radiador faz para diminuir o calor produzido na motocicleta. Um diferença significativa, pelo menos na minha experiência. Outra coisa que sempre ajudou muito foi usar um pelego de pele de ovelha, no banco. Coisa de gaúcho e que funciona muito bem. A lã é um dos mais eficientes isolantes térmicos na natureza e funcionou muito bem, para mim.

Sosígenes disse...

Quantas colunas de passagem de óleo tem o seu radiador de óleo?

wolfmann disse...

Sosígenes, vendi a Fat, mas o radiador era original HD e acredito que fosse de 4 colunas, mas não tenho certeza.

Sosígenes disse...

O original HD é de seis ou oito colunas, também não tenho certeza. Decidiu-se por qual motocicleta agora?

wolfmann disse...

Estou com uma Street Glide CVO.

h disse...

Olá..
Poderia dar mais detalhes de quem instalou marca etc?
Pois o calor é infernal..kk

wolfmann disse...

usei um radiador de óleo que consta no catálogo de acessórios da HD.

O Wilson Roque também usou um acessório original que consta no catálogo.

Verifique qual radiador de óleo se ajusta à sua moto e faça a importação direta ou consulte algum revendedor.

Na minha moto o serviço foi feito pelo mecânico que sempre cuidou da minha moto. É uma instalação "plug'n'play" utilizando juntas e fixações que acompanham o kit do radiador de óleo.

Sosígenes disse...

Eu uso na minha Heritage 2014 um radiador da Jagg, importado normalmente pelos Correios. Comprei um de tamanho grande, apropriado para Heritage com ABS, "WideLine Chrome Oil Cooler System PART # 750-2080". Abaixou a temperatura em cerca de 40 F, pois tenho termômetro. Eu já havia instalado um melhorador de injeção, mas o impacto não foi tão significativo. Acho que fiz a aquisição pela Revzilla. Fiquei com receio que fosse ficar muito exagerado na moto, mas ele quase não aparece, considerando-se o tamanho da moto,e ele ficar abaixo do tanque de combustível.