domingo, 3 de janeiro de 2016

apareceu o primeiro "ladrão" do óleo


Moto revisada e limpa, menos de 300 kms rodados, e (re)aparece uma mancha no tanque de óleo.

Como na revisão ficou constatado uma falta de lubrificante significativa, dei maior atenção ao que poderia estar causando e, pela mancha, acredito que um dos fatores pode ser a tampa do reservatório.

Acredito que exista uma falha na vedação e quando o lubrificante atinge temperaturas mais altas, aliado a maior pressão por conta do trabalho dentro do motor, esteja forçando a tampa e vazando por ali.

Como a moto ficou rodando durante muitos meses em condições de alta temperatura por conta do uso urbano, e sem lavagem durante todo o tempo, a mancha acabou sendo negligenciada por mim, mas dá mostra que pode ter perdido boa parte do lubrificante ao longo do período entre as revisões.

Vou providenciar uma nova tampa, verificar o nível (a perda após a revisão ainda não é suficiente para mostrar uma baixa no nível até o momento) e completar ser for o caso.


2 comentários:

drpj disse...

Velhinho,

Solução do Felipe, 2 reais.

http://www.roadgarage.com/manutencao/softailvazamentonatampadotanquedeoleo

Abs

Paulo

Anônimo disse...

Caro Wolfmann
acompanhando o seu blog percebo o quanto de problemas a Fatboy apresenta eu também tenho uma 2011 e é desanimador haja grana para sustentar a máquina por exemplo: no painel sobre o tanque tem um mostrador/display de led's que é um circuito integrado pois bem, a água de chuva ou das lavagens entram por ali e acumula na pequena placa com o tempo oxida e queima uma ou mais lampadinhas isso é muito comum já troquei duas vezes e não adianta outra situação muito mais cara para não dizer absurdo de cara é o punho no meu caso do lado direito onde se dá o start para dar partida, seta direita e etc. com a moto pegando muita chuva ou lavagens com agua que entra ou forma vapores interno no punho que oxida uma placa eletrônica de circuito integrado que custa entre R$2500,00 a R$2.800,00 pois, não se vende apenas a placa só vende o conjunto todo inclusive a seta com a lâmpada (não sei anexar fotos aqui no blog)isso são apenas dois exemplos de problemas fora tantos outros que vivenciei, penso em vender a minha Fat e mudar para 883 onde tudo é um pouco mais barato para se manter meu bolso é raso meu car e eu não tô aguentando mais.