domingo, 12 de outubro de 2014

visita a Portugal

Como devem ter reparado o blog deu uma parada.

Consegui conciliar datas para fazer uma viagem com mais três casais de amigos e voltei a Portugal.

Portugal é destino bem conhecido por ter ascendência portuguesa e é sempre uma viagem muito agradável.

Percorri pouco mais de 3000 kms revisitando cidades conhecidas e fazendo alguns percursos diferentes.

Boa comida, boas estradas e paisagens variadas são os atrativos de Portugal, que aliado à presença dos amigos fizeram com que essa tenha sido uma excelente viagem.

Para quem gosta de viajar de carro ou moto, a Europa é um destino mais interessante que os EUA pela oportunidade de fazer o percurso em estradas menores ou pelas auto estradas onde as médias são bem mais altas que nos EUA.

Infelizmente não se pode alugar HD em Portugal e as escolhas acabam sendo limitadas aos modelos da BMW. Nós fizemos a viagem de carro pois tanto eu quanto outro amigo temos casa e carro na terrinha (o que já deixa a viagem mais barata).

As locadoras de motocicleta em Portugal não oferecem modelos da HD em parte pelo mercado reduzido que a montadora tem no país. Com apenas três lojas (Faro, Lisboa e Porto) que vendem juntas pouco mais de 100 unidades por ano, o mercado custom é pequeno e tem pouca demanda.

Nesse passeio vi apenas uma Sportster nas ruas e várias BMW e Honda (sempre Big Trails), mostrando bem o mercado português.

O custo de vida ainda não é proibitivo para viajar: se gasolina e pedágios são caros, a comida e alojamento são bastante acessíveis.

O GPS se mostrou um acessório necessário: embora conheça bem as principais rotas, o GPS me levou por outros caminhos mais curtos e mais rápidos que os caminhos conhecidos.

E isso tudo sem a barreira da língua estrangeira. Recomendo visitar Portugal e ver as raízes da nossa terra brasilis.


Nenhum comentário: