terça-feira, 1 de abril de 2014

Fat está sentindo o peso da idade

A Fat completa oito anos em julho e a idade começa a ser sentida no conforto da moto com os amortecedores copiando as irregularidades do piso.

Quem percebeu isso foi a Silvana, andando na garupa. Ela pinçou um musculo na lombar e qualquer solavanco acaba sendo mais percebido, mesmo já estando recuperada.

O detalhe é que a gente acaba acostumando, pois foi apenas após ela me chamar a atenção para a "rua esburacada", que na realidade é apenas um piso bem maltratado, sem buracos. E como você passa todo dias pelo mesmos pisos, acaba não percebendo que a moto está menos confortável.

Ela nunca foi um Landau, mas agora está bem sensível às irregularidades. Ainda não perde a aderência por conta disso, mas mostra que rodar na cidade é bem pior que rodar na estrada.

Estou chegando ao marco de 72.000 kms (45.000 milhas) e vou fazer revisão. Nessa revisão vou dedicar um tempo à suspensão traseira, já que está programada a troca dos fluídos da suspensão dianteira e fluídos de freio (8 anos).

Não espero encontrar nada estourado ou solto, acredito realmente no desgaste do uso urbano (mais de 75% do uso dela foi urbano) e já estive verificando as possibilidades para uma possível substituição ou recuperação.

Não estou muito inclinado por recuperar os amortecedores originais: uma inspeção visual não mostra marcas ou vazamentos.

As opções são novos amortecedores HD (na faixa de U$400) ou optar pelos PS-422 da Progressive Suspension (variando entre U$500 e U$750 com ajuste remoto).

Ainda não consegui reunir informações suficientes sobre o PS-422 para avaliar e por enquanto vou verificar antes de escolher a solução, mesmo porque vários amigos já me disseram que é cedo para pensar em trocar amortecedores por cansaço.

Meu paradigma preferido é a Electra Glide centenária do Celestino Gomez, amigo querido de São Paulo, e ele já me disse que troco os amortecedores da Electra aos 100.000 kms e porque surgiu uma oportunidade.

Recomendou a troca, dizendo a estabilidade e o conforto da Electra ficaram ótimos, mas diz que ainda é cedo.

Vamos esperar a revisão.

7 comentários:

Filipec disse...

Se serve de parâmetro, minha FX completou 70kkm essa semana, e estava encucado pelo mesmo motivo. Os amortecedores me parecem mais macios, e qualquer irregularidade já é percebida. Ler o teu relato me faz crer que a vida útil do amortecedor da softail para o asfalto Brasileiro é mais ou menos esse.
Abçsss

andré disse...

Gostaria de saber de você,que é proprietário de posto de gasolina, se a PODIUM é fiscalizada pela a ANP? Abs.

wolfmann disse...

A ANP fiscaliza os revendedores verificando a quantidade vendida e retirando amostras para análise, se houver alguma denúncia.

O controle de qualidade é feito pela distribuidora (Petrobrás, Ipiranga, Shell e as menores).

A ANP age em caso de adulteração de bombas ou combustíveis feita pelo revendedor e acredito que haja fiscalização semelhante nas distribuidoras.

Alexandre Marinho disse...

Amortecedores não são só para conforto. São itens de segurança. E neste caso não sugiro postergar a troca por muito tempo.

wolfmann disse...

Alexandre, a Fat está chegando na revisão dos 72000 (70500 no odômetro) e vou inspecionar cuidadosamente.

Se encontrar problemas na suspensão que estejam causando o comportamento atual, vou trocar.

Se for apenas o desgaste, vou pesquisar mais um pouco antes de decidir pela troca.

b00m disse...

Wolf, aproveita e coloca uma suspensão a ar, a mais bem falada é a shotgun…fica macia e vc regula de acordo com a carga igual na touring…
abrax

wolfmann disse...

Sinceramente não estou pensando em fazer grandes investimentos na Fat.

No momento estou mais inclinado a investir em uma Road King Rushmore Project para fazer companhia à Fat na garagem.

Vou manter a Fat o mais original possível como parte de um projeto "placa preta", afinal já cumpriu 8 anos e as únicas partes não originais HD nela são as Highway Pegs da Kuryakin.